Ciências e Tecnologias

Alexandrecc

Membro Caloiro
Matrícula
19 Setembro 2021
Olá gostaria de esclarecer uma dúvida eu não sou muito bom em matemática, tive 2 no 9°ano e decidi escolher ciências.
Gostaria de saber se eu mesmo sendo mau a matemática dava para ter uma média positiva.
A disciplina de FQ e BG são muito difíceis?

• Like
Reactions: nymeria
Olá, pessoalmente não achei que Biologia e Geologia fosse uma disciplina difícil, FQA tinha alguns temas mais difíceis do que outros, mas também achei bastante acessível. Contudo, isto tem muito a ver se gostas ou não destas disciplinas.
Para matemática, aviso que requer uma boa dose de estudo e de prática com exercícios (especialmente se já tinhas algumas dificuldades no 9°), ainda assim acho possível acabar com média positiva no fim do ano.

• Like
Reactions: nymeria
Olá gostaria de esclarecer uma dúvida eu não sou muito bom em matemática, tive 2 no 9°ano e decidi escolher ciências.
Gostaria de saber se eu mesmo sendo mau a matemática dava para ter uma média positiva.
A disciplina de FQ e BG são muito difíceis?
BG muita gente adora, mas é preciso teres muita paciência porque é decorar e entender. Uma sugestão é descobrires mnemonicas (por exemplo nas continuidades em geologia em usei o "MonGóLia" para saber a ordem das continuidades e deu me imenso jeito no exame. Faz resumos com imensas imagens também porque ajuda imenso especialmente a biologia
FQ é complicado e imensa gente chega a precisar de explicações no 10°, mas no 11° é mais tranquilo, faz tudo mais sentido e entra muito mais facilmente na cabeça (nem sei como, apenas é melhor)
Matemática já é o assunto difícil. No 8° ano tive também 2 a matemática e queria muito ir para CT. No 9° isso melhora, não te preocupes. Quando dizem que o 8° é difícil, é porque é, especialmente a matemática. Mas se conseguires um bom explicador, consegues tirar ótimas notas.
Se ciências e tecnologias é o que queres, nada poderá te ser um obstáculo
No 9° ano quando decidi seguir este curso também fiquei assim. Sempre odiei matemática por não me fazer sentido nenhum, gostava de biologia mas sabia que biologia no secundário fica muito diferente e adorava geologia por ser fácil decorar. FQ eu queria seguir para astronomia na universidade por isso fui para CT, mas percebi logo que odiava física porque, como disse, no 10° nada faz sentido (mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!!)
Já química aprende-se coisas muito simples no 10° o que me fez gostar dessa parte mas não me cativou
Por isso, resumidamente:
Biologia pode ser meio estranho no início, difícil no meio e super "atraente" no fim
Geologia é a seca do costume mas se conseguires perceber a matéria, ficas tão feliz como quando acertas um exercício de matemática
Física é difícil mas no 11° começa tudo a fazer sentido por isso não fiques com medo
Química é a parte que atrai toda a gente por ser acessível
Matemática é um pé de Aquiles para qualquer um mas chega-se lá se estudares muito
Uma YouTuber, a by Mariana lançou 3 vídeos recentemente em que explica como é BG, FQ e filosofia. Vê que vais perceber como tudo isto funciona

• Like
Reactions: INocas06
Matemática pode ser a trienal de Ciências, mas isso não quer dizer que seja a única disciplina importante. Muitos cursos nem pedem o exame de Matemática.

Se mesmo assim te amedronta, eu entrei no Secundário com Geometria Descritiva. No básico tinha sempre 2 ou 3 a EV e EVT (sim, onde a maioria tem 4/5), cheguei ao teste diagnóstico de Geometria e tirei um fantástico 0, que até a professora se riu na minha cara ao entregar. O que fiz? Usei esse riso condescendente como combustível para melhorar à disciplina, eis que termino o Secundário com média interna de 19 a Geometria Descritiva.

Tens sempre tempo para "acertar as bases". Exige algum tempo extra de estudo, sim, mas no final, o sentimento de ultrapassares um obstáculo que antes era tão grande dá uma satisfação enorme.

Acredita sobretudo em ti e no que ainda vais conseguir alcançar! Muita força! 🤗

_> Num REINO um FILO com CLASSE põe ORDEM na FAMÍLIA independentemente do GÉNERO e ESPÉCIE.

_> Tanta gente cai, ficando admirada olhando quem também caiu depois = talco, gesso, calcite, fluorite, adamantite, ortoclasse, quartzo, topázio, corindo, diamante (acho que é isto)

Acho que só usei estes dois. Deixo aqui para quem quiser usar.

• Like
Reactions: INocas06
_> Num REINO um FILO com CLASSE põe ORDEM na FAMÍLIA independentemente do GÉNERO e ESPÉCIE.

_> Tanta gente cai, ficando admirada olhando quem também caiu depois = talco, gesso, calcite, fluorite, adamantite, ortoclasse, quartzo, topázio, corindo, diamante (acho que é isto)

Acho que só usei estes dois. Deixo aqui para quem quiser usar.
Para a série de Bowen usei:
OPA Bolas (Olivina Piroxena Anfíbola Biotite)
Cálcio e Sódio -> CaNa

BG muita gente adora, mas é preciso teres muita paciência porque é decorar e entender. Uma sugestão é descobrires mnemonicas (por exemplo nas continuidades em geologia em usei o "MonGóLia" para saber a ordem das continuidades e deu me imenso jeito no exame. Faz resumos com imensas imagens também porque ajuda imenso especialmente a biologia
FQ é complicado e imensa gente chega a precisar de explicações no 10°, mas no 11° é mais tranquilo, faz tudo mais sentido e entra muito mais facilmente na cabeça (nem sei como, apenas é melhor)
Matemática já é o assunto difícil. No 8° ano tive também 2 a matemática e queria muito ir para CT. No 9° isso melhora, não te preocupes. Quando dizem que o 8° é difícil, é porque é, especialmente a matemática. Mas se conseguires um bom explicador, consegues tirar ótimas notas.
Se ciências e tecnologias é o que queres, nada poderá te ser um obstáculo
No 9° ano quando decidi seguir este curso também fiquei assim. Sempre odiei matemática por não me fazer sentido nenhum, gostava de biologia mas sabia que biologia no secundário fica muito diferente e adorava geologia por ser fácil decorar. FQ eu queria seguir para astronomia na universidade por isso fui para CT, mas percebi logo que odiava física porque, como disse, no 10° nada faz sentido (mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!!)
Já química aprende-se coisas muito simples no 10° o que me fez gostar dessa parte mas não me cativou
Por isso, resumidamente:
Biologia pode ser meio estranho no início, difícil no meio e super "atraente" no fim
Geologia é a seca do costume mas se conseguires perceber a matéria, ficas tão feliz como quando acertas um exercício de matemática
Física é difícil mas no 11° começa tudo a fazer sentido por isso não fiques com medo
Química é a parte que atrai toda a gente por ser acessível
Matemática é um pé de Aquiles para qualquer um mas chega-se lá se estudares muito
Uma YouTuber, a by Mariana lançou 3 vídeos recentemente em que explica como é BG, FQ e filosofia. Vê que vais perceber como tudo isto funciona
Boa noite. Sabe se existe algum curso de astronomia em Portugal? :)

Boa noite. Sabe se existe algum curso de astronomia em Portugal? :)
Se falarmos em licenciaturas o máximo que tens é a licenciatura em física e depois no 2/3º ano optares pelo ramo da Astronomia/Astrofísica mas sempre muito semelhante à via normal de "só física". Em termos de mestrados, sim exitem.

Se falarmos em licenciaturas o máximo que tens é a licenciatura em física e depois no 2/3º ano optares pelo ramo da Astronomia/Astrofísica mas sempre muito semelhante à via normal de "só física". Em termos de mestrados, sim exitem.
Obrigada pela resposta :). Será que engenheira geoespacial, metereologia ou geologia dão acesso ao mestrado de astronomia?

Última edição:
Obrigada pela resposta :). Será que engenheira geoespacial, metereologia ou geologia dão acesso ao mestrado de astronomia?
Olá Sara :) Sendo uma área relativamente relacionadas digamos que sim, mas não é suficiente. As condições de acesso a mestrados e esta em questão são múltiplas, tais como:
  • Currículo académico (área de formação e média obtida)
  • Currículo científico e experiência profissional
  • Publicações e comunicações técnicas e/ou científicas
  • Participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante

Estas e outras condições variam depois de instituição a que te candidatas. Podes também questionar alguns Professores/Coordenadores desse curso lecionado em algumas Universidades. Deixo-te aqui alguns links:

Boa sorte :))