FFUL Ciências Farmacêuticas - FFUL

martarsilva

Membro
Matrícula
25 Maio 2020
Olá,eu estou no 11ºano e queria seguir MICF na UL...Aconselham seguir química no 12ºano (visto que dizem que o curso tem muita química)?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá,eu estou no 11ºano e queria seguir MICF na UL...Aconselham seguir química no 12ºano (visto que dizem que o curso tem muita química)?

Não te dará um avanço enorme, podes seguir o que quiseres no 12º. Mas anyways, aconselho sim, eu gostei de química pelo menos 😅

DianaNunes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2019
Boa tarde! Estou agora a acabar o 12º ano e pretendo seguir Ciências Farmacêuticas na FFUL mas tenho algumas dúvidas quanto à candidatura, mais precisamente em relação aos pré-requisitos. Alguém me poderia esclarecer como é esse procedimento? Agradeço😊

• Like
Reactions: Snoopie_16

Snoopie_16

Membro Dux
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Boa tarde! Estou agora a acabar o 12º ano e pretendo seguir Ciências Farmacêuticas na FFUL mas tenho algumas dúvidas quanto à candidatura, mais precisamente em relação aos pré-requisitos. Alguém me poderia esclarecer como é esse procedimento? Agradeço😊

Olá! 😊
O curso de Ciências Farmacêuticas na FFUL pede o Pré-Requisito B. Basicamente necessitas de imprimir o formulário deste pré-requisito que se encontra disponível na internet (podes encontrar o formulário no site da DGES) e deves te dirigir a um médico e pedir que ele o preencha. O médico pode ser o de família como não.
De resto, quando tiveres o pré requisito preenchido, é só o entregares na faculdade na altura da matrícula!
Espero ter ajudado e boa sorte! 😝

DianaNunes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2019
Olá! 😊
O curso de Ciências Farmacêuticas na FFUL pede o Pré-Requisito B. Basicamente necessitas de imprimir o formulário deste pré-requisito que se encontra disponível na internet (podes encontrar o formulário no site da DGES) e deves te dirigir a um médico e pedir que ele o preencha. O médico pode ser o de família como não.
De resto, quando tiveres o pré requisito preenchido, é só o entregares na faculdade na altura da matrícula!

Muito obrigada! 😁

• Fabulous

Leonor\

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2019
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá!
Quem vai para Ciências Farmacêuticas este ano?

carolsimoes

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá a todos, recebi uns quantos livros de uma amiga e precisava de saber quais me dariam jeito para o 1o semestre do 1o ano do micf na fful... Alguém que frequente este ano o 1o ano da micf-fful tem essa informação que me possa passar? pode ser por mensagem privada ou por aqui mesmo :) OBRIGADA!!

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
E quais são os livros?
Seja como for no primeiro ano é útil ter o Lehninger para Bioquímica I, o Chang para Química Geral, um atlas com texto para Histologia e Embriologia (há vários bons), Cooper para Biologia Celular, e um livro de texto e atlas para Anatomia (também há várias possibilidades)... De resto, pelo menos no meu tempo, havia material suficiente na reprografia.

martarsilva

Membro
Matrícula
25 Maio 2020
Olá! 😊
Olá,será que podes falar da tua experiência na FFUL ?

• Fabulous

Leonor\

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2019
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá a todos, recebi uns quantos livros de uma amiga e precisava de saber quais me dariam jeito para o 1o semestre do 1o ano do micf na fful... Alguém que frequente este ano o 1o ano da micf-fful tem essa informação que me possa passar? pode ser por mensagem privada ou por aqui mesmo :) OBRIGADA!!
Olá
Acabei agora o 1º ano e sinceramente nunca usei ou precisei de livros.
Os professores dão sempre PowerPoints e os exames são com base nisso.
Post automatically merged:

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o MICF ou sobre a FFUL pode mandar mensagem à vontade 😊

Última edição:

martarsilva

Membro
Matrícula
25 Maio 2020
Olá

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o MICF ou sobre a FFUL pode mandar mensagem à vontade 😊
Olá,será que podias falar na tua experiência e como é que as coisas funcionam na FFUL(por exemplo as avaliações,a praxe,…)?

Leonor\

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2019
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá,será que podias falar na tua experiência e como é que as coisas funcionam na FFUL(por exemplo as avaliações,a praxe,…)?
Nunca fui daquelas pessoas que sempre pensou em ir à praxe mas fui e sinceramente gostei muito. Os alunos mais velhos fizeram de tudo para nos ajudar a integrar no espirito da faculdade mesmo durante a pandemia (as praxes foram online). Como a faculdade é pequena é como se fosse uma familia.

Este ano a maior parte das notas foram dadas com base em exames teóricos uma vez que não houve muitas aulas práticas, quando as coisas voltarem ao normal os critérios devem mudar para não ser 100% a nota do exame.

É um curso muito trabalhoso mas há sempre tempo para estar com os amigos a descansar. Também podes pedir ajuda a alunos mais velhos e todos estarão disponiveis para ajudar. O curso não se faz sozinho e estamos lá uns para os outros.

carolsimoes

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Olá

Obrigada pela tua resposta!! :) Tenho uma pergunta, como funciona a "escolha" das turmas para o 1o ano? Somos nós que escolhemos ou é nos atribuída uma turma à sorte?

Snoopie_16

Membro Dux
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Olá,será que podes falar da tua experiência na FFUL ?
Oii! Claro que sim!

Vou tentar resumir o máximo que puder! Qualquer dúvida que tenhas, estás livre de perguntar! 🥰

Acabei recentemente o meu 2ºAno do MICF! Tenho a dizer que estou a gostar muito, até porque este curso era a minha primeira opção!
Relativamente à FFUL, o ambiente é muito calmo! Não há de todo "competição" entre os alunos, pelo contrário, ajudamos muito uns aos outros (mesmo que não sejamos da mesma turma xD). Vi que perguntaste sobre as avaliações...na maior parte das disciplinas, és avaliada relativamente, à parte teórica, por exame final e depois através de trabalhos/participação/empenho quanto à parte prática e do laboratório! Depois existem outras disciplinas em que tens a oportunidade de ser avaliada através de testes/frequências ao longo do semestre (em cadeiras como matemática, química orgânica).
Quanto aos professores, encontras de tudo xD Mas diria que, de um modo geral, os professores são simpáticos e estão sempre dispostos a esclarecer te as dúvidas!

Quanto ao curso em si, tem bastante conteúdo teórico, mas também uma boa componente laboratorial! Há sempre coisas que tens que "preparar" para os teus laboratórios (basicamente ler a experiência, ter noção daquilo que vais lá fazer xD e também estar familiarizada com os conceitos que vais abordar/falar nessa tua aula laboratorial)! Da minha experiência pessoal, penso que no 1ºAno nunca é assim tão exigente, porque as professoras estão lá para te explicar tudo aquilo que vais fazer na aulas. No 2ºAno, já senti que tinha de ser muito mais "responsável" e ter mais coisas previamente preparadas/estudadas! Para as práticas, tens sempre trabalhos para fazer ou apresentações orais no final do semestre ou até exercícios para fazer para cada aula!

Não me lembro de mais nada para comentar, mas qualquer dúvida em específico, não hesites em contactar!

Última edição:

angelinadaniel

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2021
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Boa noite!

Entrei agora com a 3a fase na FFUL e gostava de saber se alguem aqui é do curso e se me podia orientar e dar algumas informações/dicas sobre o curso e a faculdade.

Muito obrigada e parabens a todos que conseguiram entrar!