Ciências Farmacêuticas na FFUL ou Bioquímica na FCUL?

João F

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
MICF
Instituição
FFUL
Este ano vou candidatar-me ao ensino superior. Depois de muito pensar (e stressar), consegui reduzir as minhas opções a Bioquímica na FCUL e Ciências Farmacêuticas na FFUL. Embora esteja a pensar em BQ desde o 10ºano, nos últimos dias tenho visto muito sobre CF e neste momento sinto-me mais inclinado para este curso. Esperava tirar as minhas dúvidas na Futurália, mas a pandemia estragou-me os planos... 😓
Estou mesmo muito pressionado pelo tempo, visto que tenho de me decidir se faço exame de Matemática A ou não.
Sempre sonhei em ir estudar para a FCUL, mas sinto que o curso de CF é mais apropriado para mim. Contudo, nunca visitei a FFUL. Não conheço a faculdade e não tenho noção das condições que tem.

Gostaria de saber mais sobre a FFUL (laboratórios/biblioteca/outros) e se estou ou não a fazer a escolha certa.

• Like
Reactions: Snoopie_16
Este ano vou candidatar-me ao ensino superior. Depois de muito pensar (e stressar), consegui reduzir as minhas opções a Bioquímica na FCUL e Ciências Farmacêuticas na FFUL. Embora esteja a pensar em BQ desde o 10ºano, nos últimos dias tenho visto muito sobre CF e neste momento sinto-me mais inclinado para este curso. Esperava tirar as minhas dúvidas na Futurália, mas a pandemia estragou-me os planos... 😓
Estou mesmo muito pressionado pelo tempo, visto que tenho de me decidir se faço exame de Matemática A ou não.
Sempre sonhei em ir estudar para a FCUL, mas sinto que o curso de CF é mais apropriado para mim. Contudo, nunca visitei a FFUL. Não conheço a faculdade e não tenho noção das condições que tem.

Gostaria de saber mais sobre a FFUL (laboratórios/biblioteca/outros) e se estou ou não a fazer a escolha certa.

Porquê que sentes que CF seria melhor para ti do que Bioquímica?

Principalmente porque é mais direcionado para a saúde. O plano curricular de CF agrada-me mais do que o de BQ.

Não estou muito a par de como funcionam bem as coisas, mas acho que Bioquímica pode te levar à área da saúde também (pelo menos na minha fac existe um mestrado de Bioquímica em Saúde, não sei bem quais são as suas saídas mas pelo nome, yh)

CF também não será uma má opção :P

Só perguntei mesmo pela curiosidade e por serem ambas um bocado diferentes (e por no passado ter considerado ambas em algum ponto), no final das contas vai mesmo para o que te interessa mais! Se é CF força!

• Like
Reactions: João F

Oláa! Tudo bem? 😝😊

Reparei que gostarias de saber mais acerca das condições que a FFUL tem! Sendo assim, acho que uma vez que ando lá, posso tentar dar te uma ajudinha!
Na minha opinião, a FFUL tem boas condições! Diria que não é uma faculdade enorme, uma vez que já visitei outras faculdades e achei as muito maiores em comparação com a FFUL.

Quanto aos laboratórios, existem imensos e cada um deles está mais direcionado para determinadas cadeiras; por exemplo tens dois corredores em que um deles possui laboratórios mais direcionados para as "químicas" como química geral, química física... e depois tens noutro corredor outros laboratórios mais direcionados para a área de Biologia como Biologia Celular, Bioquímica...e, por acaso, também tenho aulas de Histologia lá. Quanto às dimensões, variam pois existem laboratórios mais pequenos que estão adequados para as aulas em que são só uma turma e outros maiores para contemplar cerca de duas turmas! (Cada turma é constituída por 16 alunos!)

Quanto à biblioteca, diria que não é das melhores uma vez que acho que é bastante pequena. Quanto àquilo que precisas para o teu ensino possuis, sem dúvida, imensas estantes cheias de livros e recursos que poderás utilizar para o teu curso. No entanto, quanto ao espaço acho-a pequena uma vez que tem mesas e salas de estudo com computadores (dão imenso jeito para trabalhos de grupo) que se enchem facilmente. A maioria das vezes que fui à biblioteca não encontrei espaço livre para estudar, pelo que acabei por me deslocar à biblioteca de outras faculdades, nomeadamente à da Faculdade de Letras pois é muito maior!

Quanto ao resto, possuis, se não me engano, duas cafetarias ideais para comer qualquer coisinha antes ou depois das aulas. Uma delas sei que até vende refeições pelo que podes muito bem almoçar lá a refeição do dia como possuis outras variedades que servem perfeitamente como almoço.Tens ainda a cantina e uma máquina de café junto à papelaria!

Se quiseres saber mais algo acerca da FFUL, não hesites em perguntar!
Boa sorte para a tua decisão! 😝

Quanto ao resto, possuis, se não me engano, duas cafetarias ideais para comer qualquer coisinha antes ou depois das aulas. Uma delas sei que até vende refeições pelo que podes muito bem almoçar lá a refeição do dia como possuis outras variedades que servem perfeitamente como almoço.Tens ainda a cantina e uma máquina de café junto à papelaria!

Mesmo o que ia perguntar 😄

E os professores? Como são?

• Haha
Mesmo o que ia perguntar 😄

E os professores? Como são?

Até agora todos os professores com os quais já tive aula foram atenciosos e simpáticos e sempre dispostos a tirar dúvidas! Para além de que senti, pelo menos nas notas laboratoriais, que tentam sempre dar boa nota ao aluno e nunca prejudicá-lo!

Até agora todos os professores com os quais já tive aula foram atenciosos e simpáticos e sempre dispostos a tirar dúvidas! Para além de que senti, pelo menos nas notas laboratoriais, que tentam sempre dar boa nota ao aluno e nunca prejudicá-lo!
Ainda bem.

O que é que estás a achar do curso?

• Like
Ainda bem.

O que é que estás a achar do curso?

Estou a gostar imenso até porque já era o curso que queria desde sempre! 😝
O curso em geral não é dificil, simplesmente trabalhoso! Aconselho te imenso a estudares um bocadinho todos os dias e tentares ter a matéria em dia para não só entenderes melhor as aulas como também para te ser útil principalmente no estudo dos exames! Até mesmo se fizeres somente uma leitura daquilo que deste durante o teu dia, já ajuda imenso para o teu estudo, uma vez que ficas com os conceitos em mente e não te são completamente estranhos na hora do verdadeiro estudo xD
Também é bom teres os exercicios das aulas em dia para melhor entenderes as aulas! Eu tento ao máximo resolver os exercicios antes da aula, para que assim, durante a aula, possa tirar dúvidas e ouvir a explicação dos exercicios! Claro que às vezes acabo por ter coisas de outras disciplinas por fazer e fico com uns exercícios em atraso, mas nada que uma boa tarde de estudo não possa resolver isso 😝
De resto, não sei mais que te possa dizer xD

Sente te à vontade para me fazeres perguntas sobre este curso seja por este tópico seja por mensagem privada!😊

Estou a gostar imenso até porque já era o curso que queria desde sempre! 😝
O curso em geral não é dificil, simplesmente trabalhoso! Aconselho te imenso a estudares um bocadinho todos os dias e tentares ter a matéria em dia para não só entenderes melhor as aulas como também para te ser útil principalmente no estudo dos exames! Até mesmo se fizeres somente uma leitura daquilo que deste durante o teu dia, já ajuda imenso para o teu estudo, uma vez que ficas com os conceitos em mente e não te são completamente estranhos na hora do verdadeiro estudo xD
Também é bom teres os exercicios das aulas em dia para melhor entenderes as aulas! Eu tento ao máximo resolver os exercicios antes da aula, para que assim, durante a aula, possa tirar dúvidas e ouvir a explicação dos exercicios! Claro que às vezes acabo por ter coisas de outras disciplinas por fazer e fico com uns exercícios em atraso, mas nada que uma boa tarde de estudo não possa resolver isso 😝
De resto, não sei mais que te possa dizer xD

Sente te à vontade para me fazeres perguntas sobre este curso seja por este tópico seja por mensagem privada!😊

Muito obrigado pela ajuda! :D

• Fabulous