Ciências Farmacêuticas vs Farmácia Biomédica vs Farmácia

Matilde

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Curso
Bioquímica
Instituição
UC
Boas, estou no 12ano e está complicado decidir o curso. No fim de escolher alguns q mais agradam surgiu a dúvida entre estes cursos. Alguém que frequente na uc que possa dizer a diferença entre eles ? Para q são direcionados e em que consistem ? Obrigada!

arnpinto

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Boas, estou no 12ano e está complicado decidir o curso. No fim de escolher alguns q mais agradam surgiu a dúvida entre estes dois cursos. Alguém que frequente na uc que possa dizer a diferença entre eles ? Para q são direcionados e em que consistem ? Obrigada!
Os cursos têm algumas cadeiras em comuns, mas Farmácia Biomédica é mais limitado em termos de saídas profissionais e mesmo em termos de estágios, erasmus... Ciências Farmacêuticas é mestrado integrado são 5 anos, os primeiros dois anos são disciplinas gerais como quimicas, biologia, matemática, anatomia, bioquimica... só a partir do 3ºano é que se começam a ter disciplinas mais relacionadas com o curso, no fim estás habilitada a ir para mil áreas, farmácias, hospitais, industria, análises, distribuição... (apesar de em portugal estar a ficar dificil arranjar emprego, ainda vai aparecendo qqr coisa). Farmácia Biomédica são só 3 anos, é um curso que só existe na uc e pelo que me parece só com a licenciatura não vais a nenhum lado, tens de tirar um mestrado em qqr coisa, em termos de saídas está mais relacionado com investigação e ensaios clinicos (industria), muita gente que entra neste curso acaba por mudar para CF no fim do primeiro ano ou até mesmo qd acaba a licenciatura. Depende do que queres fazer e quais é que são as tuas ambições no futuro, mas sem dúvida que CF é um excelente curso.

Matilde

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Curso
Bioquímica
Instituição
UC
Pois, o problema são as médias de CF, mas muito obrigado pela resposta.

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Olá! Alguém me pode esclarecer quais são as principais diferenças entre estes dois cursos? Com a licenciatura em Farmácia é-se já considerado Técnico de Farmácia ou é necessário tirar mestrado? Obrigada desde já :)

O Aluno

Membro
Matrícula
13 Junho 2015
Bom Dia, Siferg.

A diferença entre ambas até é bastante simples. Como mencionou aqui, Farmácia está orientada a formar Técnicos de Farmácia e a fornecer uma formação mais ampla e vasta em Farmacologia e Farmacoterapia. Farmácia Biomédica, por sua vez, está mais orientada para a Industria Farmacêutica e "Investigação". Ao contrário de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, Farmácia Biomédica não te confere nenhum titulo e as suas saídas não são únicas. É por isso que nesta situação, recomendo sempre ou Farmácia ou Ciências Farmacêuticas. No geral, ambas tem uma formação melhor e mais saídas profissionais. Eu até chegaria a dizer que o curso de Farmácia Biomédica está lá simplesmente por estar, como muitos outros...
Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: siferg

O Aluno

Membro
Matrícula
13 Junho 2015
Respondendo à sua outra pergunta, sim. Assim que se acaba a licenciatura em Farmácia, é te conferido o grau de Licenciado e o título de Técnico de Farmácia. Não é necessário nenhum Mestrado ou Doutoramento. E para o futuro, caso não saiba ( :) ) apenas o Farmacêutico se tem de inscrever na Ordem dos Farmacêuticos após completar o Mestrado para exercer a profissão. O mesmo não acontece com o Técnico de Farmácia. Se escolheres este curso, assim que o acabares, podes começar a trabalhar.

• Like
Reactions: siferg

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Muito obrigada pela ajuda, foste bastante esclarecedor! O curso que vou colocar em 1ª opção será Ciências Farmacêuticas.
Mas tinha curiosidade de saber o que distinguia um curso do outro, para saber qual coloco em 2ª opção. Em Farmácia há também possibilidade de fazer investigação? Tenho ideia que as oportunidades de emprego nesta área são em maior número para Farmacêuticos, será assim? Já agora.. és licenciado nesta área? :)

Marta Roque

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2015
Olá! Sou estudante do primeiro ano de Farmácia Biomédica e, apesar de ter entrado na minha segunda opção, não estou nada arrependida! Quem quer seguir investigação ou indústria farmacêutica, este é o curso indicado! Não se deixem enganar pelo valor da média de entrada porque é um curso com um grau de dificuldade igualzinho aos outros, falo por experiência própria e de terceiros! Além disso, a maneira como acolhem as pessoas neste curso é excepcional, o que é uma mais valia para quem vem estudar para fora da cidade natal!
Somos poucos mas somos uma GRANDE família! Alguma dúvida, já sabes ;)

Marta Roque

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2015
Olá! Sou estudante do primeiro ano de Farmácia Biomédica e, apesar de ter entrado na minha segunda opção, não estou nada arrependida! Quem quer seguir investigação ou indústria farmacêutica, este é o curso indicado! Não se deixem enganar pelo valor da média de entrada porque é um curso com um grau de dificuldade igualzinho aos outros, falo por experiência própria e de terceiros! Além disso, a maneira como acolhem as pessoas neste curso é excepcional, o que é uma mais valia para quem vem estudar para fora da cidade natal!
Somos poucos mas somos uma GRANDE família! Alguma dúvida, já sabes ;)

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Olá Marta! Obrigada pela tua disponibilidade. Farmácia Biomédica será uma opção a ter em conta, como disse em cima.
Estás na FFUC certo? :)

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Como é o ambiente da faculdade no geral? Os professores são acessíveis para tirar dúvidas e essas coisas? As praxes são em conjunto com os outros cursos da FFUC? :)

Marta Roque

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2015
Como já tinha dito anteriormente o tanto o pessoal de Farmácia Biomédica como dos restantes cursos (Ciências Farmacêuticas e Ciências Bioanalíticas) são bastante porreiros e acolhem muito bem os caloiros! Quanto aos professores, existe todo o tipo de professores, mas não tem havido nenhumas queixas em relação aos nossos! Quanto às praxes temos praxes de faculdade (com os cursos todos em que somos praxados por pessoal de Ciências Farmacêuticas) e de curso!

O Aluno

Membro
Matrícula
13 Junho 2015
Muito obrigada pela ajuda, foste bastante esclarecedor! O curso que vou colocar em 1ª opção será Ciências Farmacêuticas.
Mas tinha curiosidade de saber o que distinguia um curso do outro, para saber qual coloco em 2ª opção. Em Farmácia há também possibilidade de fazer investigação? Tenho ideia que as oportunidades de emprego nesta área são em maior número para Farmacêuticos, será assim? Já agora.. és licenciado nesta área? :)
Foi um prazer ;)
Sim, com Farmácia também podes fazer investigação. Podes fazer praticamente as mesmas coisas com os 3 cursos e vendo duma perspectiva geral, são todos bastante bons. A única diferença é o titulo que conferem, a média de entrada e o efeito que têm no teu futuro.
As oportunidades dos farmacêuticos em si não são em maior número mas tem bastante melhor qualidade. Imaginemos uma Farmácia Comunitária. Enquanto um Técnico de Farmácia tem como salário inicial 700 euros, um Farmacêutico ganha 1100 euros ou até mais e a evolução na carreira é bastante mais rápida e recompensadora. O mesmo acontece noutras instituições de saúde. Num Hospital, o Técnico de Farmácia encontra-se inserido na categoria de Técnico de Diagnostico e Terapêutica e até são bastante mal pagos. O Farmacêutico por sua vez, inserido nos Técnicos Superiores de Saúde tal como os nutricionistas, os geneticistas e alguns médicos, pode chegar a ganhar mais de 4000 euros no auge da carreira.
Como a Marta disse, se queres trabalhar na Industria Farmacêutica ou em Laboratórios, Farmácia Biomédica é o curso para ti. Farmácia e Ciências Farmacêuticas, apesar dos seus licenciados poderem trabalhar na industria farmacêutica ou como cientistas, estão mais orientados a formar os profissionais que trabalham nos hospitais, nas farmácias de todo o tipo, em marketing, em instituições de saúde e muitas outras. Espero ter respondido :)
Ainda não mas já me decidi pela área da Saúde e Ciências Farmacêuticas é um dos pesos pesados por isso já me passou pela cabeça montes de vezes.

Última edição:

siferg

Membro
Matrícula
3 Fevereiro 2015
Mais uma vez muito obrigada pela ajuda! Ainda nos encontraremos por aí um dia destes então ;)

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Só uma pequena nota, relativa a remunerações de farmacêuticos, principalmente em Comunitária: não querendo desmoralizar ninguém mas apesar de existir realmente uma tabela que fala em €1000 ou lá que é, essa tabela não é obrigatória, só para farmacêuticos sindicalizados. O problema de te sindicalizares é que depois não te contratam, mas vamos fingir que eu não disse isto.

Alguém da malta que estuda algum dos cursos da FFUC que não CF tem feedback de colegas mais velhos que já tenha acabado o curso? (Não sei se já deu tempo para saírem alguns formados, mas penso que sim)
Isto a nível de se decidiram avançar para mestrado, se alguém decidiu ir trabalhar e se conseguiu trabalho na área, e em que área! É mesmo só curiosidade da minha parte porque tirei CF e até já mudei de área, mas seria útil para a malta do Uniarea que está a ponderar estes cursos, e mais útil em termos práticos do que falar sobre o ambiente da faculdade e tal :)

• Like
Reactions: a fish

Tânia Costa

Membro
Matrícula
13 Março 2015
Foi um prazer ;)
Sim, com Farmácia também podes fazer investigação. Podes fazer praticamente as mesmas coisas com os 3 cursos e vendo duma perspectiva geral, são todos bastante bons. A única diferença é o titulo que conferem, a média de entrada e o efeito que têm no teu futuro.
As oportunidades dos farmacêuticos em si não são em maior número mas tem bastante melhor qualidade. Imaginemos uma Farmácia Comunitária. Enquanto um Técnico de Farmácia tem como salário inicial 700 euros, um Farmacêutico ganha 1100 euros ou até mais e a evolução na carreira é bastante mais rápida e recompensadora. O mesmo acontece noutras instituições de saúde. Num Hospital, o Técnico de Farmácia encontra-se inserido na categoria de Técnico de Diagnostico e Terapêutica e até são bastante mal pagos. O Farmacêutico por sua vez, inserido nos Técnicos Superiores de Saúde tal como os nutricionistas, os geneticistas e alguns médicos, pode chegar a ganhar mais de 4000 euros no auge da carreira.
Como a Marta disse, se queres trabalhar na Industria Farmacêutica ou em Laboratórios, Farmácia Biomédica é o curso para ti. Farmácia e Ciências Farmacêuticas, apesar dos seus licenciados poderem trabalhar na industria farmacêutica ou como cientistas, estão mais orientados a formar os profissionais que trabalham nos hospitais, nas farmácias de todo o tipo, em marketing, em instituições de saúde e muitas outras. Espero ter respondido :)
Ainda não mas já me decidi pela área da Saúde e Ciências Farmacêuticas é um dos pesos pesados por isso já me passou pela cabeça montes de vezes.

Só uma dúvida... obtens o 'titulo' por assim dizer de farmacêutico com o curso de ciências farmacêuticas e de técnico de farmácia com o curso de farmácia?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só uma dúvida... obtens o 'titulo' por assim dizer de farmacêutico com o curso de ciências farmacêuticas e de técnico de farmácia com o curso de farmácia?
Sim.