Ciências Farmacêuticas vs Farmácia Biomédica vs Farmácia

Matrícula
12 Janeiro 2016
Olá. Gostaria de saber quais as diferenças entre estes cursos? Existe uma componente laboratorial em todos? Quais são as saídas?

Patrícia Amado

Membro Caloiro
Matrícula
18 Outubro 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade do Algarve
Eu abri este novo tópico para saber qual a diferença entre estes dois cursos.
Tenho como primeira opção Ciências Farmacêuticas, mas temo não conseguir entrar nesse mesmo curso.
Portanto, ando à procura de outras opções (ainda que já tenha preenchido as 6, mas quero ter a certeza de que escolhi o mais acertado).
Sendo assim, gostaria que alguém me esclarecesse se estes dois cursos diferem muito, se as saídas profissionais são exatamente as mesmas e a opinião de alguém que ande/tenha andado em Química Medicinal.
Opta por Ciências Farmacêuticas. Podes fazer o mesmo que alguém que faz um curso de química medicinal...Investigação é uma das saídas profissionais de um farmacêutico se pretender ir para academia (seguir para doutoramento). E um farmacêutico tem muito mais saídas profissionais e rentáveis. Atualmente como estão as médias, acredito que entras pelo menos em uma universidade...Na UAlg, a média é baixinha mas é um excelente curso ;) Terminei o curso no ano passado e este mês vou começar a exercer as funções de diretora técnica em uma farmácia :) somos nós que fazemos a qualidade do curso, pensa nisso ;)

• Like
Reactions: RMoon99

JFilipa

Membro
Matrícula
24 Julho 2015
Obrigada, mas já estou em CF na FFUP :)
Sem dúvida a melhor escolha que podia ter feito :D

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
@Patrícia Amado , desculpa lá chatear, mas não queres passar pelo tópico de Ciências Farmacêuticas e falar um bocadinho sobre o curso na UAlg? Como é o curso, como são os professores (sei que alguns da FFUL iam em romaria ao Algarve de vez em quando, isto continua a acontecer?), como é o ambiente, se o vosso núcleo/AE é activo e que coisas (extra APEF) proporciona aos alunos, como são os colegas, como é estudar no Algarve, como é a nível dos estágios, sei lá, o que te apetecer dizer :)
Já existe o meu testemunho da FFUL, e há de mais utilizadores sobre a FFUC e a FFUP (mas @JFilipa se quiseres participar vem também! :D ), da UBI ainda não vi por aqui ninguém, das privadas idem, e falta a UAlg, claro :)

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá. Gostaria de saber quais as diferenças entre estes cursos? Existe uma componente laboratorial em todos? Quais são as saídas?
Eu também, uma vez que já pus a hipótese de seguir Ciências Farmacêuticas! Mas pelo que vejo há uma variedade de cursos parecidos e eu gostaria de saber as diferenças :)

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá. Eu posso dar alguma informação sobre farmácia biomédica que pode ajudar ao que já foi escrito. Vou-te colar o que escrevi num outro tópico:

Farmácia Biomédica é um curso muito virado para a investigação clínica e para serviços de consultoria nesta área. Conheço pessoas com esse curso que trabalham em indústria farmacêutica ou em contract research organizations (CROs). Também são elegíveis para trabalhar em agências regulamentares como INFARMED ou EMA. Fazem coisas como gestão e monitorização dos estudos clínicos, consultoria de garantia de qualidade e preparação para auditorias e inspecções nos centros de investigação e empresas associadas... Outros serviços incluem gestão de dados (criar bases de dados dos estudos, validar os dados que são inseridos nessa BD etc), plano e análise estatística, consultoria no planeamento metodológico de estudos, medical writing, consultoria regulamentar etc.

Não sou de farmácia biomédica mas sou medical writer e conheço pessoas desse curso que trabalham ou trabalharam comigo. Não sei que mestrados tiraram mas a licenciatura é muito virada para esta vertente.

Claro que, sendo uma licenciatura de ciências, nada te impede de seguires uma carreira em investigação académica laboratorial. Uma amiga minha também entrou nesse curso e seguiu investigação básica. Depende também do mestrado que seguires.

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá. Eu posso dar alguma informação sobre farmácia biomédica que pode ajudar ao que já foi escrito. Vou-te colar o que escrevi num outro tópico:

Farmácia Biomédica é um curso muito virado para a investigação clínica e para serviços de consultoria nesta área. Conheço pessoas com esse curso que trabalham em indústria farmacêutica ou em contract research organizations (CROs). Também são elegíveis para trabalhar em agências regulamentares como INFARMED ou EMA. Fazem coisas como gestão e monitorização dos estudos clínicos, consultoria de garantia de qualidade e preparação para auditorias e inspecções nos centros de investigação e empresas associadas... Outros serviços incluem gestão de dados (criar bases de dados dos estudos, validar os dados que são inseridos nessa BD etc), plano e análise estatística, consultoria no planeamento metodológico de estudos, medical writing, consultoria regulamentar etc.

Não sou de farmácia biomédica mas sou medical writer e conheço pessoas desse curso que trabalham ou trabalharam comigo. Não sei que mestrados tiraram mas a licenciatura é muito virada para esta vertente.

Claro que, sendo uma licenciatura de ciências, nada te impede de seguires uma carreira em investigação académica laboratorial. Uma amiga minha também entrou nesse curso e seguiu investigação básica. Depende também do mestrado que seguires.
Olá :) Hm...mas em relação a Ciências Farmacêuticas, é um curso com que tipo de saídas? a taxa de empregabilidade é considerável? e os salários?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá :) Hm...mas em relação a Ciências Farmacêuticas, é um curso com que tipo de saídas? a taxa de empregabilidade é considerável? e os salários?
Ciencias farmacêuticas diría que tem maior versatilidade, pois da para investigação clínica e outras saídas. A existir vantagens em farmácia biomédica, eu apontaria o foco intenso nesta área (dando coisas como gestão de dados, qualidade, auditorias, monitorização, SOPs, ICH e outras guidelines, etc) que dá uma boa preparação em conceitos fundamentais que não me parecem tão abordados em CF

Saídas até vão havendo, mas quando eu entrei na área confesso que havia mesmo muito mais saída, eu pude escolher para onde queria ir... Hoje duvido seriamente que assim seja. Salários são maioritariamente regulados pelo empregador e no início (a não ser que vás para fora) não esperes nada glamoroso... A partir do momento que entras, ganhando experiência, trabalhando o teu CV e sabendo gerir a tua carreira tens boas hipóteses de chegar a bons salários. Trabalho há 5 anos e felizmente não me posso queixar

mmiiffaa1718

Membro
Matrícula
31 Janeiro 2016
Ciencias farmacêuticas diría que tem maior versatilidade, pois da para investigação clínica e outras saídas. A existir vantagens em farmácia biomédica, eu apontaria o foco intenso nesta área (dando coisas como gestão de dados, qualidade, auditorias, monitorização, SOPs, ICH e outras guidelines, etc) que dá uma boa preparação em conceitos fundamentais que não me parecem tão abordados em CF

Saídas até vão havendo, mas quando eu entrei na área confesso que havia mesmo muito mais saída, eu pude escolher para onde queria ir... Hoje duvido seriamente que assim seja. Salários são maioritariamente regulados pelo empregador e no início (a não ser que vás para fora) não esperes nada glamoroso... A partir do momento que entras, ganhando experiência, trabalhando o teu CV e sabendo gerir a tua carreira tens boas hipóteses de chegar a bons salários. Trabalho há 5 anos e felizmente não me posso queixar
Olá! Eu estou a acabar o 12º este ano e, sendo que o ano letivo acaba daqui a 1 mês já estava mais que na hora de saber o que iria seguir no ensino superior! Será que me podia ajudar? Eu gostava de seguir um curso que me pudesse, relativamente a saídas profissionais, trabalhar em laboratório em áreas de investigação como, por exemplo, a investigação do cancro e de outras doenças mais a nível celular/molecular... Não sei se conhece o laboratorio IPATIMUP no Porto, mas esse seria um sitio no qual eu gostaria de trabalhar... Porém não sei que curso seria mais indicado... Eu sei que é necessária muita quimica, mas o que "me puxa" para esta área é mais a biologia (na parte da genética, biomoléculas)... Será que Ciencias Farmaceuticas seria o indicado? PS: eu não percebo muito bem as funções deste site, por isso não sei se devia ter carregado em "responder" ou "citar", ou o que for!

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Sobre ciências farmacêuticas, não sou a pessoa mais indicada para falar, pois o meu curso é ciências biomédicas, portanto aconselho sempre a falares com alguém de CF que está mais por dentro da realidade do curso. Do que conheço (amigos, colegas, etc) o curso de ciências farmacêuticas é altamente abrangente e oferece excelentes bases para investigação em saúde, sendo que tem uma componente de química enorme (a maior de todos os cursos de saúde). Se não gostas de química, tens outras opções (biologia, bioquímica, ciências biomédicas, genética e biotecnologia), podes dar uma olhadela a esses cursos, que se calhar são mais leves na parte química e também permitem uma carreira em investigação laboratorial.

Acho no entanto importante alertar-te sobre alguns aspectos. O cenário de investigação de financiamento público em Portugal é precário. Aconselho-te a te familiarizares com a realidade das bolsas e também com os montantes estipulados pela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) Apesar de se andar por aí a falar de algumas iniciativas governamentais para inverter este cenário (como a instituição de contratos para substituir bolsas pós-doc - Governo vai substituir bolsas pós-doutoramento por contratos -) a realidade actual ainda está um pouco distante disto. Isto acontece independentemente do curso que tu queiras seguir, é um cenário que afecta a investigação científica de uma forma geral

Tendo em conta este cenário, se é isto mesmo que queres, vai em frente, porque uma hipótese de carreira existe e eu tenho colegas que são a prova disso. Mas acho que é justo teres ideia das dificuldades.

Apesar de não ser de ciências farmacêuticas, creio que é um curso que dá todas as bases para se ser um excelente investigador, mesmo que a pessoa se queira focar em processos biológicos (mas não te safarás da química no curso). Uma vantagem que posso acrescentar a este curso é a variedade de opções profissionais além da investigação (imagina que te desiludes ou mudas de ideias a meio, por exemplo). Verdade seja dita, que existe precariedade na profissão farmacêutica de uma forma geral, só que isso vais encontrar em todos os cursos de saúde, não há como escapar da incerteza.

Farmácia biomédica também permite seguir este tipo de investigação, mas acho que está mais direccionado para a investigação clínica, oferecendo mais bases nesse sentido. Assim, acho Ciências Farmacêuticas uma opção mais acertada para investigação laboratorial. Mas isto é a minha opinião. Fala com pessoas de ambos os cursos, há muitos aqui neste fórum.

Boa sorte!

• Like
Reactions: mmiiffaa1718

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Comunicação Social
Instituição
ESEC - Coimbra
Snarky_Puppy, eu estou a pensar fazer o curso de Ciências Farmacêuticas na FFUC depois do de Ciências Bioanalíticas, em que me encontro agora. Na tua opinião, parece-te uma opção viável, antes de tirar um mestrado? Conheces alguém que tenha feito esta opção ou semelhante e no que se encontra empregado atualmente?

mmiiffaa1718, se realmente gostares das áreas das genéticas, biologias celular e molecular, bioquímica, entre outras, penso que é uma opção bastante viável, e sim, Ciências Farmacêuticas permite-te seguir áreas investigação.

• Like
Reactions: mmiiffaa1718

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Eu não conheço ninguém de Ciências Bioanalíticas, a minha área é completamente diferente, nem sei se há muita ou pouca empregabilidade para esses licenciados :s mas se o que queres mesmo é Ciências Farmacêuticas, porque não tentas mudar já antes de acabares a licenciatura? Tens muitas equivalências?

CatiaCruz

Membro Caloiro
Matrícula
14 Maio 2016
Sobre ciências farmacêuticas, não sou a pessoa mais indicada para falar, pois o meu curso é ciências biomédicas, portanto aconselho sempre a falares com alguém de CF que está mais por dentro da realidade do curso. Do que conheço (amigos, colegas, etc) o curso de ciências farmacêuticas é altamente abrangente e oferece excelentes bases para investigação em saúde, sendo que tem uma componente de química enorme (a maior de todos os cursos de saúde). Se não gostas de química, tens outras opções (biologia, bioquímica, ciências biomédicas, genética e biotecnologia), podes dar uma olhadela a esses cursos, que se calhar são mais leves na parte química e também permitem uma carreira em investigação laboratorial.

Acho no entanto importante alertar-te sobre alguns aspectos. O cenário de investigação de financiamento público em Portugal é precário. Aconselho-te a te familiarizares com a realidade das bolsas e também com os montantes estipulados pela FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) Apesar de se andar por aí a falar de algumas iniciativas governamentais para inverter este cenário (como a instituição de contratos para substituir bolsas pós-doc - Governo vai substituir bolsas pós-doutoramento por contratos -) a realidade actual ainda está um pouco distante disto. Isto acontece independentemente do curso que tu queiras seguir, é um cenário que afecta a investigação científica de uma forma geral

Tendo em conta este cenário, se é isto mesmo que queres, vai em frente, porque uma hipótese de carreira existe e eu tenho colegas que são a prova disso. Mas acho que é justo teres ideia das dificuldades.

Apesar de não ser de ciências farmacêuticas, creio que é um curso que dá todas as bases para se ser um excelente investigador, mesmo que a pessoa se queira focar em processos biológicos (mas não te safarás da química no curso). Uma vantagem que posso acrescentar a este curso é a variedade de opções profissionais além da investigação (imagina que te desiludes ou mudas de ideias a meio, por exemplo). Verdade seja dita, que existe precariedade na profissão farmacêutica de uma forma geral, só que isso vais encontrar em todos os cursos de saúde, não há como escapar da incerteza.

Farmácia biomédica também permite seguir este tipo de investigação, mas acho que está mais direccionado para a investigação clínica, oferecendo mais bases nesse sentido. Assim, acho Ciências Farmacêuticas uma opção mais acertada para investigação laboratorial. Mas isto é a minha opinião. Fala com pessoas de ambos os cursos, há muitos aqui neste fórum.

Boa sorte!

Olá
eu também tirei biomédicas, mas está complicado arranjar emprego...
como procuraste e onde?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá
eu também tirei biomédicas, mas está complicado arranjar emprego...
como procuraste e onde?
Olá Cátia

Eu terminei a licenciatura há uns 6-7 anos. Já nessa altura o cenário da investigação académica era péssimo e eu segui um mestrado em investigação clínica com ligação a várias empresas da área (mestrado esse que hoje já não existe, por motivos que desconheço mas que nada têm a ver com falta de utilidade). Nessa altura, a investigação clínica era uma área com muita oferta de emprego, e entre as opções que tinha, segui a bioestatística/medical writing e comecei a trabalhar numa CRO sem grandes dificuldades.

Hoje em dia, tenho a certeza que não seria tão fácil encontrar emprego nesta área (há muito mais concorrência) e sei que também tive um pouco de sorte à mistura, mas o conselho que posso dar é planear muito bem a formação pós-graduada (mestrado/doutoramento) consoante a carreira que queres seguir. A licenciatura por si só não dá para grande coisa. Além disso nunca é demais ires criando os teus contactos (estágios, workshops, programas de ligação com empresas) e muito importante nesta área é enriqueceres o teu cv tirando cursos nas tuas áreas de interesse para carreira (pós-graduações, cursos de formação contínua, workshops, seminários, congressos, etc).

Esta foi a minha história. Quanto a ti, tiraste só a licenciatura ou seguiste um mestrado? Exactamente o que queres fazer? Queres laboratório? Indústria? Consultoria? Outra coisa?

Última edição:

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Comunicação Social
Instituição
ESEC - Coimbra
Eu não conheço ninguém de Ciências Bioanalíticas, a minha área é completamente diferente, nem sei se há muita ou pouca empregabilidade para esses licenciados :s mas se o que queres mesmo é Ciências Farmacêuticas, porque não tentas mudar já antes de acabares a licenciatura? Tens muitas equivalências?
Podias falar-me um pouco de como foi o teu curso e o teu mestrado? Em que estás a trabalhar agora? Faz todo o sentido essa pergunta, e já a coloquei a mim própria também. Na verdade, tenho algumas equivalências, pois algumas cadeiras temos inclusivamente com estudantes de Ciências Farmacêuticas, mas queria terminar primeiro este curso antes de pedir equivalência a essas cadeiras e mudar nessa altura. O que te parece?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Fiz a minha licenciatura em biomédicas em Aveiro. Esta dá uma formação abrangente em ciências da saúde e não te prepara para uma profissão mas sim para seguires um mestrado na área. Fiz mestrado em biomedicina farmacêutica (extinto hoje) que aprofundava os pontos científicos, éticos e regulamentares do desenvolvimento de produtos em saúde e investigação epidemiológica. Durante o mestrado, pude escolher a área profissional onde me queria "especializar". Escolhi bioestatística/medical writing e hoje sou medical writer, ou seja escrevo/lidero a escrita de vários documentos de estudos clínicos e garanto que estão científica, metodológica, ética e legalmente adequados, em conjunto com o resto da equipa (médicos, estatistas, peritos regulamentares, etc.). Podem ser protocolos, cadernos de recolha de dados, formulários de consentimento informado, relatórios dos estudos clínicos, artigos, posteres, slide kits, etc. Também ajudo no planeamento inicial de novos estudos, dando input metodológico para garantir que respondem às questões de investigação sem falhas metodológicas e mantendo a exequibilidade. Este trabalho não é específico a um curso, tenho colegas farmacêuticos, biólogos, bioquímicos, e de outros cursos que fizeram pós-graduações/mestrados ou acumularam experiência suficiente para poder desempenhar este tipo de funções a full-time.

Quanto à mudança para ciências farmacêuticas, eu não conheço os planos de estudos. Se eu estivesse na tua posição, realmente quisesse ciências farmacêuticas e estivesse no meu primeiro ano, tentaria mudar já, para não perder mais tempo. Se estivesse já mais avançado então aí sim acabaria a licenciatura e depois mudava para CF. Mas isto sou eu e cada pessoa tem a sua forma de agir. O melhor que tens a fazer na minha opinião é ver os planos de estudos, ver as equivalências, fazer as contas e concluir se vale a pena os anos extra num curso que aparentemente não te interessa.

Última edição:
  • Like
Reactions: a fish

Manuel Pinho

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2016
Boas, estou no 12ano e está complicado decidir o curso. No fim de escolher alguns q mais agradam surgiu a dúvida entre estes cursos. Alguém que frequente na uc que possa dizer a diferença entre eles ? Para q são direcionados e em que consistem ? Obrigada!
Boas! Não estou em nenhum desses cursos mas podes-te tentar informar sobre engenharia química ou biológica. São cursos bastante completos que também contêm essa vertente. Podes até tirar a licenciatura num destes dois e o mestrado em engenharia farmacêutica.

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Por curiosidade, alguém me pode explicar qual é a diferença entre o curso de farmácia e o curso de ciências farmacêuticas? E já agora, qual deles pede uma média maior?

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Por curiosidade, alguém me pode explicar qual é a diferença entre o curso de farmácia e o curso de ciências farmacêuticas? E já agora, qual deles pede uma média maior?
Farmácia é um curso do ensino politécnico que dura 4 anos. CF é um curso universitário que dura 5.
Em geral, o curso de CF é mais procurado. :)

• Like
Reactions: Ms. Angie