Ciências Farmacêuticas vs Farmácia Biomédica vs Farmácia

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Farmácia é um curso do ensino politécnico que dura 4 anos. CF é um curso universitário que dura 5.
Em geral, o curso de CF é mais procurado. :)
Hm :) E por exemplo, no fim desses 5 anos de curso tu estás apto para trabalhar ou é preciso tirar mestrados? (Não percebo muito bem de ambiente universitário :oops:)

Rita Primo

Membro
Matrícula
30 Março 2015
Curso
Farmácia
Instituição
ESTSP
Hm :) E por exemplo, no fim desses 5 anos de curso tu estás apto para trabalhar ou é preciso tirar mestrados? (Não percebo muito bem de ambiente universitário :oops:)
Em Ciências Farmacêuticas o curso tem mestrado integrado, é exatamente por isso que é um curso de 5 anos! Quando acabas o curso, e depois de inscrito na ordem, és considerada uma farmacêutica... Obviamente estás apta para entrares no mercado de trabalho!
Em Farmácia, que é o curso que estou a tirar, fazes 4 anos de licenciatura (sendo que o último é um ano de estágio) e acabas com o estatuto de licenciado em farmácia ou técnico de farmácia! Depois de terminares o curso estás apto para trabalhar de imediato, mas podes também tirar um mestrado em qualquer área de teu interesse, assim como um doutoramento.
Em relação às saídas profissionais, e no campo da farmácia comunitária/de oficina, ambos os farmacêuticos e os licenciados em farmácia podem ser donos de uma farmácia ou de um posto de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (conhecidos como parafarmácias), a maior diferença está a nivel de cargos, sendo que um licenciado em farmácia não pode ser o responsável por uma farmácia, apenas os farmacêuticos; mas quando se trata de parafarmácias, um licenciado em farmácia já pode ser diretor técnico, não havendo a necessidade de ser um farmacêutico.
No campo da farmácia hospitalar, um licenciado e um farmaceutico desempenham quase que as mesmas funções, e a nivel de investigação ambos podem seguir esta carreira, sendo que um farmacêutico, de um modo geral, está mais apto para isso (a menos que um licenciado em farmacia tenha um mestrado especifico em investigação, ou algo do género)
Espero que te tenha sido útil, qualquer coisa, pergunta!

• Like
Reactions: Ms. Angie

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Em Ciências Farmacêuticas o curso tem mestrado integrado, é exatamente por isso que é um curso de 5 anos! Quando acabas o curso, e depois de inscrito na ordem, és considerada uma farmacêutica... Obviamente estás apta para entrares no mercado de trabalho!
Em Farmácia, que é o curso que estou a tirar, fazes 4 anos de licenciatura (sendo que o último é um ano de estágio) e acabas com o estatuto de licenciado em farmácia ou técnico de farmácia! Depois de terminares o curso estás apto para trabalhar de imediato, mas podes também tirar um mestrado em qualquer área de teu interesse, assim como um doutoramento.
Em relação às saídas profissionais, e no campo da farmácia comunitária/de oficina, ambos os farmacêuticos e os licenciados em farmácia podem ser donos de uma farmácia ou de um posto de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (conhecidos como parafarmácias), a maior diferença está a nivel de cargos, sendo que um licenciado em farmácia não pode ser o responsável por uma farmácia, apenas os farmacêuticos; mas quando se trata de parafarmácias, um licenciado em farmácia já pode ser diretor técnico, não havendo a necessidade de ser um farmacêutico.
No campo da farmácia hospitalar, um licenciado e um farmaceutico desempenham quase que as mesmas funções, e a nivel de investigação ambos podem seguir esta carreira, sendo que um farmacêutico, de um modo geral, está mais apto para isso (a menos que um licenciado em farmacia tenha um mestrado especifico em investigação, ou algo do género)
Espero que te tenha sido útil, qualquer coisa, pergunta!
Sem dúvida, muito esclarecedor! :) Obrigada!!
Mas vocês dedicam-se a quê? estudar a composição dos medicamentos? os seus efeitos?

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
No campo da farmácia hospitalar, um licenciado e um farmacêutico desempenham quase que as mesmas funções
Desculpa, mas discordo.
Tenho uma pequena experiência de farmácia hospitalar e parece-me que é o campo em que o trabalho do farmacêutico e do técnico mais se diferenciam. Principalmente a nível de validação de prescrição e gestão, que é trabalho de farmacêutico, e não me parece que o técnico faça isso.
A nível de farmácia comunitária, tirando algumas coisas feitas pelo farmacêutico (mais uma vez a nível da gestão, quando não é um gestor contratado pelo dono da farmácia) é que existem muitas tarefas sobreponíveis a ambas as classes profissionais.

• Like
Reactions: Rita Primo

Rita Primo

Membro
Matrícula
30 Março 2015
Curso
Farmácia
Instituição
ESTSP
Desculpa, mas discordo.
Tenho uma pequena experiência de farmácia hospitalar e parece-me que é o campo em que o trabalho do farmacêutico e do técnico mais se diferenciam. Principalmente a nível de validação de prescrição e gestão, que é trabalho de farmacêutico, e não me parece que o técnico faça isso.
A nível de farmácia comunitária, tirando algumas coisas feitas pelo farmacêutico (mais uma vez a nível da gestão, quando não é um gestor contratado pelo dono da farmácia) é que existem muitas tarefas sobreponíveis a ambas as classes profissionais.
O que queria dizer com "desempenham quase que as mesmas funções" é uma maneira de generalizar! Obviamente que os farmacêuticos e técnicos são diferentes, e assim sendo não têm as mesmas responsabilidades. Sendo assim tenho a dizer que concordo completamente contigo, o trabalho de um farmacêutico, a nível de validação de prescrição e gestão, é muito maior do que de um licenciado em farmácia, sendo que os cargos de um licenciado,a nível hospitalar, estão talvez mais focados na preparação de fármacos (citotóxicos, nutrição parentérica, etc.)
De maneira a corrigir-me deixo aqui duas citações que estão disponíveis no site da Ordem dos Farmacêuticos e da APLF (associação portuguesa de licenciados em farmácia), respetivamente.

"A cada momento e em cada prescrição existe uma efectiva validação: Os farmacêuticos hospitalares fazem a revisão das doses, confirmam as indicações terapêuticas, minimizam o risco, dialogam com médicos e enfermeiros, sempre com o objectivo de fazer chegar ao doente tratamentos seguros e eficazes."

"[O licenciado em farmácia] programa e aplica as técnicas necessárias à produção de medicamentos e outros produtos à escala industrial, oficinal e magistral de forma a garantir a protecção e segurança do profissional, do produto final bem como do ambiente."

Rita Primo

Membro
Matrícula
30 Março 2015
Curso
Farmácia
Instituição
ESTSP

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá :)
Não sei se é bem aqui o sitio correto, mas estou com dúvidas!!! Ciências Farmacêuticas (FFUP) ou Farmácia (ESTSP)...Eu desde que me conheço sempre quis ir para algo relacionado com a área, no entanto agora estou a começar a vacilar (não pode ser xD)
Tenho 100% conhecimento do que é estudar CF na FFUP (e assusta-me um bocado xD) e por outro lado, quando olho em comparação o plano de estudos da ESTSP e da FFUP (1º não tem nada haver) e 2º apesar de não gostar do regime trimestral da ESTSP as cadeiras de Farmácia sei lá dizem-me mais, não sei, não consigo explicar... (se calhar é um receio intrínseco de falhar nas da FFUP...sei lá xD já ando a ver isto num ponto de vista psicológico)

Acho que de certa forma sinto-me trocado das ideias pelos familiares, porque uns dizem para eu fazer o que quiser, outros dizem que ser técnico é mau, outros "discretamente" dizem que nunca vou conseguir fazer CF nem vou acompanhar o ritmo e ainda há outros que dizem para ir para CF, porque "há e tal és doutor" e "ganhas bem" (já tentei lhes explicar que o mercado na área farmacêutica não esta assim tão famoso) e que se eu for para Farmácia "sou um técnico e basicamente faço aquilo que fazem os técnicos auxiliares de farmácia, para além de ganhar muito menos e seres desprestigiante"

A minha cabeça já começa a dar nó porque a área esta definida :/

Alguém por ai, que já tenha passado pelo mesmo, ou que tenha feito esta troca CF<->FAR e possa ajudar-me/opinar?

MS1994

Membro
Matrícula
20 Julho 2016
Não sei se é bem aqui o sitio correto, mas estou com dúvidas!!! Ciências Farmacêuticas (FFUP) ou Farmácia (ESTSP)...Eu desde que me conheço sempre quis ir para algo relacionado com a área, no entanto agora estou a começar a vacilar (não pode ser xD)
Tenho 100% conhecimento do que é estudar CF na FFUP (e assusta-me um bocado xD) e por outro lado, quando olho em comparação o plano de estudos da ESTSP e da FFUP (1º não tem nada haver) e 2º apesar de não gostar do regime trimestral da ESTSP as cadeiras de Farmácia sei lá dizem-me mais, não sei, não consigo explicar... (se calhar é um receio intrínseco de falhar nas da FFUP...sei lá xD já ando a ver isto num ponto de vista psicológico)

Acho que de certa forma sinto-me trocado das ideias pelos familiares, porque uns dizem para eu fazer o que quiser, outros dizem que ser técnico é mau, outros "discretamente" dizem que nunca vou conseguir fazer CF nem vou acompanhar o ritmo e ainda há outros que dizem para ir para CF, porque "há e tal és doutor" e "ganhas bem" (já tentei lhes explicar que o mercado na área farmacêutica não esta assim tão famoso) e que se eu for para Farmácia "sou um técnico e basicamente faço aquilo que fazem os técnicos auxiliares de farmácia, para além de ganhar muito menos e seres desprestigiante"

Alguém por ai, que já tenha passado pelo mesmo, ou que tenha feito esta troca CF<->FAR e possa ajudar-me/opinar?
Pelo teu comentário, parece-me que consideras que CF é melhor mas só tens é medo de não aguentares o curso, até porque focas várias vezes que não queres ser técnico e "seres desprestigiante" (sem ofensa a ninguém). Bem, eu estou a acabar CF na FFUP e em cima disseste que te assusta. Não sei o que te assusta mas seja o que for não tem de te assustar. Funcionamos como uma família, mesmo. E por muitas vezes tive dificuldade (mas já vou falar nisso mais à frente) como qualquer pessoa tem por vezes, e havia sempre alguém disposto a ajudar-me, a tirarem tempo para me explicarem as coisas, enviavam-me resumos e apontamentos, estudávamos juntos... É um ambiente incrível e apesar de sermos muitos, conhecemo-nos todos! Em relação a dificuldade, é claro que há disciplinas mais chatas que outras mas que com mais ou menos dificuldade se fazem. No inicio eu também andei perdida, não conhecia ninguém, na altura de exames tinha medo (lembro-me de ligar para a minha mãe todos os dias a chorar a dizer que ia chumbar a todos os exames) e sabes que mais? Passei a todos. No segundo ano já estava mais habituada, já tinha ritmos de estudo diferentes... Vais ter dificuldades mas isso vais ter em todo o lado. Toda a gente tem, mas se os outros conseguem acabar o curso, também consegues. Portanto, um conselho: nunca deixes de fazer nada só porque tens medo de não conseguires fazer. Nunca sigas o caminho mais fácil das coisas. Agora, se estás com dúvidas por outra situação qualquer, tens de pensar bem. Mas se for por medo, não tenhas. Nem ligues ao que a família diz, se queres ser técnico sê técnico. Se as pessoas forem boas no que fazem ganham bem, independentemente do "título" que têm. Faz as coisas por gostares de as fazer, não porque dá prestígio ou porque os outros dizem que é giro ou que não consegues. Uma das melhores coisas da vida é fazer o que dizem que não conseguimos :D

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro

Olá. É verdade que as coisas não estão famosas na área farmacêutica e os farmacêuticos estão a passar um mau bocado, mas entre os 2 cursos, CF é sem dúvida o que te dá mais oportunidades para o futuro. Ser técnico não é desprestigiante (técnicos de farmácia são profissionais qualificados e importantes, têm todo o meu respeito) apenas tem oportunidades de carreira mais limitadas que um farmacêutico. Mas se te vês nessas oportunidades e preferes esse curso, segue-o e não ligues ao que te dizem.

Acho também um bocado estranho teres familiares que te digam que não consegues fazer o curso... Cursos superiores são difíceis mas não são bichos papões, com trabalho, gosto e dedicação fazem-se. Qualquer pessoa que queira uma carreira de sucesso tem de trabalhar por isso durante toda a sua vida profissional. Acredita que o curso é apenas um passo e uma forma de te dar estofo para a vida real e aí é que estão os verdadeiros desafios.

Sem ofensa, mas o único conselho mais acertado que li dos teus familiares é para fazeres o que quiseres. Não te deixes levar por títulos (acredita, isso não interessa para nada), preconceitos e juízos de valor. Foca-te em factos: o que queres fazer, que oportunidades concretas te oferecem os cursos-alvo e como estão de empregabilidade. Ignora o resto.

• Like
Reactions: ph+

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
Pelo teu comentário, parece-me que consideras que CF é melhor mas só tens é medo de não aguentares o curso, até porque focas várias vezes que não queres ser técnico e "seres desprestigiante" (sem ofensa a ninguém). Bem, eu estou a acabar CF na FFUP e em cima disseste que te assusta. Não sei o que te assusta mas seja o que for não tem de te assustar. Funcionamos como uma família, mesmo. E por muitas vezes tive dificuldade (mas já vou falar nisso mais à frente) como qualquer pessoa tem por vezes, e havia sempre alguém disposto a ajudar-me, a tirarem tempo para me explicarem as coisas, enviavam-me resumos e apontamentos, estudávamos juntos... É um ambiente incrível e apesar de sermos muitos, conhecemo-nos todos! Em relação a dificuldade, é claro que há disciplinas mais chatas que outras mas que com mais ou menos dificuldade se fazem. No inicio eu também andei perdida, não conhecia ninguém, na altura de exames tinha medo (lembro-me de ligar para a minha mãe todos os dias a chorar a dizer que ia chumbar a todos os exames) e sabes que mais? Passei a todos. No segundo ano já estava mais habituada, já tinha ritmos de estudo diferentes... Vais ter dificuldades mas isso vais ter em todo o lado. Toda a gente tem, mas se os outros conseguem acabar o curso, também consegues. Portanto, um conselho: nunca deixes de fazer nada só porque tens medo de não conseguires fazer. Nunca sigas o caminho mais fácil das coisas. Agora, se estás com dúvidas por outra situação qualquer, tens de pensar bem. Mas se for por medo, não tenhas. Nem ligues ao que a família diz, se queres ser técnico sê técnico. Se as pessoas forem boas no que fazem ganham bem, independentemente do "título" que têm. Faz as coisas por gostares de as fazer, não porque dá prestígio ou porque os outros dizem que é giro ou que não consegues. Uma das melhores coisas da vida é fazer o que dizem que não conseguimos :D
Eu percebo o porquê da minha família dizer isso...Um familiar para passar a uma cadeira fez p.ex. 9 vezes o exame e a outras tantas cadeiras demorou assim este tempo (e a familia sabe como eu sou e que desmoralizo facilmente tenta alertar-me para isso)...
Não sei se ainda esta assim, mas aquelas Gnosias dão cabo da cabeça xD
Se não for para CF é mesmo por receio de não conseguir, porque desde sempre CF foi a minha OPÇÃO, mas sei lá como sou pessimista e inseguro com a faculdade isso afeta-me um bocado...
Vamos ver, mas para já é CF e depois FAR.

Obrigado @MS1994

ph+

Membro Veterano
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá. É verdade que as coisas não estão famosas na área farmacêutica e os farmacêuticos estão a passar um mau bocado, mas entre os 2 cursos, CF é sem dúvida o que te dá mais oportunidades para o futuro. Ser técnico não é desprestigiante (técnicos de farmácia são profissionais qualificados e importantes, têm todo o meu respeito) apenas tem oportunidades de carreira mais limitadas que um farmacêutico. Mas se te vês nessas oportunidades e preferes esse curso, segue-o e não ligues ao que te dizem.

Acho também um bocado estranho teres familiares que te digam que não consegues fazer o curso... Cursos superiores são difíceis mas não são bichos papões, com trabalho, gosto e dedicação fazem-se. Qualquer pessoa que queira uma carreira de sucesso tem de trabalhar por isso durante toda a sua vida profissional. Acredita que o curso é apenas um passo e uma forma de te dar estofo para a vida real e aí é que estão os verdadeiros desafios.

Sem ofensa, mas o único conselho mais acertado que li dos teus familiares é para fazeres o que quiseres. Não te deixes levar por títulos (acredita, isso não interessa para nada), preconceitos e juízos de valor. Foca-te em factos: o que queres fazer, que oportunidades concretas te oferecem os cursos-alvo e como estão de empregabilidade. Ignora o resto.
Olá @Snarky_Puppy!
Eu penso em CF exatamente pelas oportunidades, claro que se for para Farmácia tb vou todo contente =)
Os meus familiares dizem-me isso (acho eu xD) para de certa forma me protegerem, porque conhecem a minha personalidade e sabem que desanimo facilmente...
Eu tenho plena noção que qualquer curso superior é difícil, claro que cada um é difícil à sua maneira, mas são (isso para mim é claro como a água xD)
Acho que o grande problema é mesmo esses títulos, que por vezes nos são incutidos pelas famílias e pelas entidades empregadoras, mas pronto.....
A minha opção desde sempre foi CF por isso não posso vacilar...

• Like
Reactions: MS1994

MS1994

Membro
Matrícula
20 Julho 2016
S
Eu percebo o porquê da minha família dizer isso...Um familiar para passar a uma cadeira fez p.ex. 9 vezes o exame e a outras tantas cadeiras demorou assim este tempo (e a familia sabe como eu sou e que desmoralizo facilmente tenta alertar-me para isso)...
Não sei se ainda esta assim, mas aquelas Gnosias dão cabo da cabeça xD
Se não for para CF é mesmo por receio de não conseguir, porque desde sempre CF foi a minha OPÇÃO, mas sei lá como sou pessimista e inseguro com a faculdade isso afeta-me um bocado...
Vamos ver, mas para já é CF e depois FAR.

Obrigado @MS1994
Sim, as gnosias são chatas mas exatamente por já saberes como elas são que te podes preparar logo para elas :) e não penses assim, é preferivel sofreres muito durante 5 anos do que o resto da vida por não teres tirado o que querias por medo. Se desmoralizares estamos cá todos para te animar e ajudar :)
Vá, pensa um dia de cada vez e não desmoralizes sem sequer teres entrado. Boa sorte*

• Like
Reactions: ph+
Matrícula
20 Setembro 2015
Curso
Farmácia
Instituição
ESTeSL
Olá! Vi o tópico e aproveitei para perguntar. Como estou a pensar candidatar-me a Farmácia, nas ESTeSL, gostava que alguém que tivesse frequentado lá o curso ou esteja a frequentar dissesse o que acha do curso e o ambiente que se vive lá e assim...

• Like
Reactions: Alberto98
Matrícula
11 Abril 2016
Curso
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Olá, precisava de saber se aqui alguem está a tirar farmacia biomedica na UC. A entrada no mercado de trabalho é facil? Saiu um artigo no jornal publico (se nao me engano) em que mostra farmácia biomedica como um dos cursos com taxa de desemprego 0%

Matrícula
11 Abril 2016
Curso
Instituição
FFUC
Olá, precisava de saber se aqui alguem está a tirar farmacia biomedica na UC. A entrada no mercado de trabalho é facil? Saiu um artigo no jornal publico (se nao me engano) em que mostra farmácia biomedica como um dos cursos com taxa de desemprego 0%

Matrícula
11 Abril 2016
Curso
Instituição
FFUC
Sem dúvida na investigação clínica não tens hipótese, as farmacêuticas estão a passar tudo para as CROs. Eu nem aconselharia a procurar emprego dentro desta área numa indústria, vários colegas meus já tiveram de mudar.
Não aconcelhas farmaceuticas na industria é isso? (estou só a tentar acompanhar) As pessoas que conheces de farmacia biomedica, gostaram do curso, entraram rapaido no mercado de trabalho?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá! Não não, o que eu disse foi que as actividades de investigação clínica que há uns anos se encontravam alocadas à indústria farmacêutica (as tais "farmacêuticas" do post), há uns 20 anos para cá têm sido cada vez mais subcontratadas para empresas especializadas nisso, as contract research organizations (CROs). Não é uma frase referente a nenhum curso em particular :)

Quanto às pessoas que conheço de farmácia biomédica, acho que gostaram do curso, pelo menos nunca me falaram mal dele e permitiram trabalhar na área de investigação clínica. Sublinho que conheço no máximo 5 pessoas e há já algumas dezenas formadas.

Atenção, temos de interpretar estas estatísticas com cuidado, porque tipicamente se baseiam no número de inscrições no centro de emprego. Farmácia biomédica é uma licenciatura que requer um prosseguimento de estudos com mestrado e, quando aplicável, doutoramento. Nesse sentido há muitas pessoas que não estão a trabalhar porque estão a estudar. Adicionalmente, pode haver pessoas desempregadas ou a trabalhar noutras áreas que não se inscrevem no centro de emprego como desempregadas, não aparecendo nestas estatísticas. Não estou a dizer que há muitas pessoas deste curso no desemprego, só estou a alertar que conclusões devem ser tiradas com cuidado.

Dito isto, posso dizer que existe alguma saída para investigação clínica, uma área de foco em farmácia biomédica (em Portugal mas muito também fora). A função mais oferecida parece-me a de monitor de ensaios clínicos (clinical research associate) e outras funções associadas à operacionalização de estudos clínicos. Mas no quadro geral das coisas não sei se a oferta é muita ou pouca para a quantidade de pessoas que procuram emprego na área. Deixarei alguém a estudar ou recém licenciado completar.

Última edição:

arnpinto

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Estou na FFUC mas em CF, não tenho conhecimento sobre Farmácia Biomédica em termos de empregabilidade, o único "conselho" que te posso dar é não leves a peito esses estudos da DGES porque eles guiam-se pelo número de pessoas qe estão inscritas no Centro de Emprego, ou seja no ano 2016 pode haver 30 formados no cursos X mas se emigrarem todos, se trabalharem fora da área ou se simplesmente não se inscreveram no centro de emprego não quer dizer que o curso X seja espetacular e não tem nenhum desempregado. Basta ver que Enfermagem está nessa lista e todos sabemos que Portugal não tem capacidade quase nenhuma para absorver os enfermeiros que saem nas Escolas de Enfermagem todos os anos e por isso quase todos emigram o que faz que não constem sequer nos números do Centro de Emprego.

Maria Soraia

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Ola, estou a pensar concorrer a farmacia na estsp na 2 fase, porem estou com medo pois no meu 11 nao fui grande coisa a quimica, e no 12 optei por biologia e psicologia, pondo quimica de lado.
Farmacia é um curso com muita quimica? E a quimica é identica a do secundario? Eu sou muito mais dada a biologia.
Os tecnicos de farmacia sao assim tao desvalorizados perante farmaceuticos? Mesmo que tenham um mestrado?
Tirando o curso de farmacia posso seguir um mestrado na area da concessao de cosmeticos e afins?
Desculpem os meus erros ortograficos :)

Peter

Membro Dux
Matrícula
22 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Ola, estou a pensar concorrer a farmacia na estsp na 2 fase, porem estou com medo pois no meu 11 nao fui grande coisa a quimica, e no 12 optei por biologia e psicologia, pondo quimica de lado.
Farmacia é um curso com muita quimica? E a quimica é identica a do secundario? Eu sou muito mais dada a biologia.
Os tecnicos de farmacia sao assim tao desvalorizados perante farmaceuticos? Mesmo que tenham um mestrado?
Tirando o curso de farmacia posso seguir um mestrado na area da concessao de cosmeticos e afins?
Desculpem os meus erros ortograficos :)
Só te posso dizer que é um curso com muita química, uma vez que poderei seguir, mas nada comprado com ciências farmacêutica, em que há mesmo MUITA quimica
O resto das perguntas deixo para alguém que saiba mais.