Olá!
O 1º ano o curso está muito voltado para as Químicas, desde química analítica onde aprendes métodos para dosear substâncias, nomeadamente fármacos, tens químicas orgânicas onde aprendes a base para poderes "interpretar" as moléculas, depois tens também química mais geral, como química geral e inorgânica. Tens também anatomia e histologia (tudo junto). Por outro lado tens também cadeiras mais voltadas para a célula, biologia celular e bioquímicas para te darem as bases necessárias para o resto do curso. A partir do 2º ano o plano começa a ser mais diversificado e quando digo isto é teres cadeiras como genética, farmacognosias (estudo dos potenciais terapêuticos de plantas), microbiologias (microbiologia geral 2º ano, micologia 3º ano, parasitologia 4º ano, virologia 4º ano), fisiologia, imunologia, químicas farmacêuticas (super interessantes), e começas a ter tecnologia farmacêutica onde começas a prender a manipular medicamentos, fazer pomadas, cremes, pastas, xaropes, comprimidos, cápsulas, injectáveis, enfim toda uma diversidade de formas farmacêuticas.
tens de tudo um pouco e acredita, o plano curricular é muito diversificado e que possibilita-te adquirires competências para o que tu quiseres... só para teres noção conheço uma pessoa que está a trabalhar na indústria na área das tintas e não porque não encontrou nada na área da industria farmacêutica.
Tenho um professor que é director científico do grupo Amorim (grupo ligado à cortiça) que tem nas suas equipas de investigação farmacêuticos...
Resumindo estudas a composição dos medicamentos, desde a molécula até às reações adversas, interacções, biodisponibilidades, entre muitas outras coisas. E, claro está, ao relacionarmos conceitos o plano curricular também se dedica à saúde humana pois é um ponto incontornável e aqui tens as farmacoterapias, farmacologias, saúde pública, e algumas optativas que estão mais voltadas para a farmácia comunitária.
Na FFUP tens excelentes oportunidades de fazer investigação logo a partir do 2º ano, se fores um aluno interessado e deres nas vistas, os professores andam sempre à caça de alunos para os integrar nas respectivas equipas de investigação. Para além disso tens uma cadeira optativa que é projecto 1 que vale 8 créditos e podes fazê-la no 4º ou 5º ano em que concorres a um projecto e se fores colocado fazes investigação durante 1 semestre.
PS: Um conselho, se queres seguir indústria farmacêutica, se entras na FFUP o melhor é conseguires um lugar a fazer investigação para o departamento de tecnologia farmacêutica ou para o departamento de química farmacêutica para começares a ganhar currículo. Infelizmente a FFUP ainda não oferece estágios curriculares nesta área. Já a FFUC, tanto quanto sei, podes concorrer a vagas para fazeres o teu estágio curricular numa industria...
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só dizer ;)