Alguém do curso de CIENCIAS FARMACEUTICAS em COIMBRA que me possa responder a algumas questões?
- COMPONENTE LABORATORIAL DO CURSO AO LONGO DOS 5 ANOS (principalmente o 1º ano);
- DIFICULDADE DO CURSO;
- ALOJAMENTO PERTO E BARATO OU RESIDÊNCIAS;
- RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO;
- ESTÁGIOS, HÁ? EM QUE ANO? QUANTO TEMPO? ONDE?
- SAÍDAS PROFISSIONAIS.
((- NO ÚLTIMO ANO, DAS CADEIRAS OPCIONAIS QUAL É O MÁXIMO QUE PODEMOS ESCOLHER? PODEMOS INGRESSAR EM TODAS?))
Não sei se vou a tempo de responder, mas aqui vai:
- Quanto à componente laboratorial, provavelmente MICF é o curso com mais horas de laboratório da universidade. No 1.° semestre do 1.° ano há só 2 cadeiras com aulas laboratoriais (2h/semana/cadeira) (Histologia - ver tecidos humanos ao microscópio; e Biologia Celular); mas no 2.° semestre já são 3 cadeiras com aulas PL, e no 2.° e 3.° ano são quase todas. Acabas por ter mais ou menos 8h por semana no laboratório, dependendo do semestre.
- Quanto à dificuldade do curso...não é fácil. As cadeiras em si são de ciências, na sua maioria, o que logo aí indica que não são fáceis, mas eu até diria que as cadeiras não são tão difíceis como as dos cursos da faculdade de ciências. O que não ajuda é que nós temos 6 cadeiras por semestre, enquanto que a maioria dos outros cursos tem 5. Mas tudo se faz, não stressem com isto.
- Quanto ao alojamento, há uma residência mesmo ao lado da faculdade. A maioria das pessoas mora em apartamentos partilhados na zona de celas. Eu recomendaria tentar procurar alguma coisa na zona de Celas, entre o Pólo 3 e a Praça da República (vejam no mapa a zona que estou a falar).
- Quanto à relação professor-aluno: muitas vezes são professores diferentes a dar as aulas teóricas e as práticas. As teóricas são normalmente dadas pelo regente da cadeira, e tens cerca de 200 pessoas na aula, logo os profs não sabem sequer o nome dos alunos. Nas aulas práticas já é diferente, as turmas têm cerca de 20 pessoas, e já é mais fácil criar uma ligação. É normal que passado algum tempo (no 2.° e 3.° ano) alguns profs já te conheçam, mas isso também depende da tua atitude, se és alguém que está sempre calada ninguém te vai conhecer, mas se fores tirando dúvidas já é diferente. Isto tudo obviamente que depende dos profs, há profs super simpáticos e prestáveis, e há outros que nem por isso.
- Há um estágio obrigatório no 2.° semestre do 5.° ano, que tem um X de horas que são obrigatoriamente em farmácia comunitária e o resto podes escolher fazer farmácia hospitalar, indústria ou continuar em comunitária. No fim tens de fazer um relatório de estágio e uma tese para acabar o curso. Para além desse estágio, a universidade permite-te candidatares-te a estágios de verão, ou a estágios autopropostos (tens de falar com um prof, se quiseres estagiar na investigação; ou podes falar com uma farmácia para estagiar lá).
- Quanto às saídas profissionais, MICF deve ser o curso com mais saídas. Podes trabalhar numa farmácia, num hospital, nas análises clínicas, análises a água/alimentos, desenvolvimento e fabrico de fármacos, fabrico de medicamentos, e na investigação (aí tens uma quantidade enorme de áreas para escolher, como química, bioquímica, biologia, farmacologia, fisiologia, genética, tecnologia Farmacêutica, etc).
- No último ano só escolhes 1 cadeira opcional.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida podem falar comigo