Olá Carina!
Antes de mais, muito obrigado pela tua disponibilidade. É sempre bom ter alguém mais velho que possa orientar os futuros caloiros bem como responder às suas dúvidas :). Bom...vou então enumerar algumas questões que penso serem relevantes para a decisão final.
1ª Como é o curso de Química aplicada? É só química ou também mete biologia?
2ª O que é que achaste do curso quando entraste? Era o que estavas à espera?
3ª Como são os professores? Como é o ambiente académico?
4ª De tudo, do que é que gostaste mais? E do que é que gostaste menos?
Desculpa se foram muitas perguntas mas, como deves calcular, estou numa altura em que parece que todas as perguntas que faço são poucas para chegar à conclusão daquilo que realmente quero ;).
Obrigado pela tua atenção :)
Ora essa Fábio, de nada! Estamos sempre disponíveis para qualquer dúvida e queremos apoiar os nossos futuros caloiros ao máximo!
O curso de Química Aplicada é um curso bastante virado para a química, como o nome indica, e aprofunda bastante a química. Mas não é só química, temos algumas cadeiras em comum com Engenharia Química e Bioquímica, com Biologia Celular e Molecular e com Bioquímica. Em comum com Biologia Celular e Molecular irás ter Bioquímica Geral A, Metabolismo e Regulação e Microbiologia. (
http://www.unl.pt/guia/2015/fct/UNLGI_getCurso?curso=880)
O curso foi o que estava à espera e acho que até superou as minhas expectativas. É um curso muito baseado em química, com um grande aprofundamento desta, o que, a meu ver, nos torna uns verdadeiros químicos.
Quanto aos professores, aqueles que tivemos agora, temos bons e excelentes profissionais. Temos professores com projectos de investigação fantásticos, professores que já publicaram livros, professores que costumam ir aos estrangeiro dar palestras...
O ambiente académico da FCT é fantástico! E dentro do próprio curso também! Os veteranos, no meu caso, sempre me tentaram ajudar ao máximo dando-me explicações e os apontamentos deles. Quanto aos colegas do meu ano, não tenho razão de queixa, ao sermos poucos, somos mais unidos e criamos bastante empatia e tentamos ajudar-nos ao máximo.
O que mais gostei em termos da faculdade foi o ambiente académico, todas as pessoas que conheci e, principalmente, o meu curso. No entanto, há cadeiras do curso que gostei mais e outras que gostei menos, mas isso depende de pessoa para pessoa.
Espero ter respondido às tuas perguntas e vou deixar aqui uma informação que talvez te possa interessar,
http://www.spq.pt/news/512.
Se quiseres saber mais qualquer coisa, é só perguntares! Mais uma vez, não te precipites, pesquisa sobre todos os cursos, as saídas e as cadeiras de cada um, porque isto será o princípio do resto da tua vida! :D
Muita sorte!