Ciências Forenses

Olá, acabei este ano o secundário, também pretendo seguir uma carreira na área das ciências forenses, no entanto ainda não sei bem qual é a especialidade de que gosto mais.
Estou a pensar candidatar-me para Biologia celular e molecular, Bioquímica, e Química aplicada, estes na Nova de Lisboa, e ainda para ciências biomédicas laboratoriais no IPL-ESTeSL. Não sei mesmo qual é a opção que meto em 1º, já que aquela que for escolhida para esse lugar tem mais probabilidade de ser a minha companheira durante os três anos :/ Em principio escolherei Química aplicada porque existem licenciados deste curso a trabalhar na policia cientifica da pj (de acordo com a informação no site da Nova), o único senão seria a química pois não tive no 12º :( E depois, como o Francisco já disse, tirava o mestrado na UC em Medicina Legal e Ciências Forenses com o grande professor Duarte Nuno Vieira :D.

Eu até ia para a Egas Moniz ou para a CESPU mas não há dinheiro para tais propinas exuberantes :(

Desculpem pelo desabafo, mas é que ainda não encontrei ninguém aqui no Algarve com um grande interesse pelas ciências forenses. ;):)

PS: Em termos de curiosidade a minha média de secundário é 15,4:D

P
Olá, acabei este ano o secundário, também pretendo seguir uma carreira na área das ciências forenses, no entanto ainda não sei bem qual é a especialidade de que gosto mais.
Estou a pensar candidatar-me para Biologia celular e molecular, Bioquímica, e Química aplicada, estes na Nova de Lisboa, e ainda para ciências biomédicas laboratoriais no IPL-ESTeSL. Não sei mesmo qual é a opção que meto em 1º, já que aquela que for escolhida para esse lugar tem mais probabilidade de ser a minha companheira durante os três anos :/ Em principio escolherei Química aplicada porque existem licenciados deste curso a trabalhar na policia cientifica da pj (de acordo com a informação no site da Nova), o único senão seria a química pois não tive no 12º :( E depois, como o Francisco já disse, tirava o mestrado na UC em Medicina Legal e Ciências Forenses com o grande professor Duarte Nuno Vieira :D.

Eu até ia para a Egas Moniz ou para a CESPU mas não há dinheiro para tais propinas exuberantes :(

Desculpem pelo desabafo, mas é que ainda não encontrei ninguém aqui no Algarve com um grande interesse pelas ciências forenses. ;):)

Não sei qual ée a tua situação, mas penso q sempre podes tentar a bolsa de estudos acho eu

Olá Fábio!

Sou aluna de Química Aplicada na Faculdade de Ciências e Tecnologia, passei para o segundo ano de licenciatura. No meu 12º ano também não tive química e isso não te irá prejudicar. Obviamente que ter química te tinha ajudado porque há coisas que vais ouvir em várias cadeiras que vão remeter à química dada no 12º ano, no entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças, só terás de te aplicar um pouco mais, apesar de serem coisas fáceis e terás sempre colegas que tiveram química no 12º ano (penso eu) que te ajudarão e tanto eu, como os meus colegas, vos ajudaremos no que for necessário. Se tiveres curiosidade ou se quiseres saber alguma coisa sobre o curso podes-me perguntar.

Pensa bem no que realmente queres e não te esqueças que ainda tens quase duas semanas para decidir! :D Boa sorte! :)

Olá Fábio!

Sou aluna de Química Aplicada na Faculdade de Ciências e Tecnologia, passei para o segundo ano de licenciatura. No meu 12º ano também não tive química e isso não te irá prejudicar. Obviamente que ter química te tinha ajudado porque há coisas que vais ouvir em várias cadeiras que vão remeter à química dada no 12º ano, no entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças, só terás de te aplicar um pouco mais, apesar de serem coisas fáceis e terás sempre colegas que tiveram química no 12º ano (penso eu) que te ajudarão e tanto eu, como os meus colegas, vos ajudaremos no que for necessário. Se tiveres curiosidade ou se quiseres saber alguma coisa sobre o curso podes-me perguntar.

Pensa bem no que realmente queres e não te esqueças que ainda tens quase duas semanas para decidir! :D Boa sorte! :)

Olá Carina!
Antes de mais, muito obrigado pela tua disponibilidade. É sempre bom ter alguém mais velho que possa orientar os futuros caloiros bem como responder às suas dúvidas :). Bom...vou então enumerar algumas questões que penso serem relevantes para a decisão final.

Como é o curso de Química aplicada? É só química ou também mete biologia?

O que é que achaste do curso quando entraste? Era o que estavas à espera?

Como são os professores? Como é o ambiente académico?

De tudo, do que é que gostaste mais? E do que é que gostaste menos?

Desculpa se foram muitas perguntas mas, como deves calcular, estou numa altura em que parece que todas as perguntas que faço são poucas para chegar à conclusão daquilo que realmente quero ;).

Obrigado pela tua atenção :)

Olá Carina!
Antes de mais, muito obrigado pela tua disponibilidade. É sempre bom ter alguém mais velho que possa orientar os futuros caloiros bem como responder às suas dúvidas :). Bom...vou então enumerar algumas questões que penso serem relevantes para a decisão final.

Como é o curso de Química aplicada? É só química ou também mete biologia?

O que é que achaste do curso quando entraste? Era o que estavas à espera?

Como são os professores? Como é o ambiente académico?

De tudo, do que é que gostaste mais? E do que é que gostaste menos?

Desculpa se foram muitas perguntas mas, como deves calcular, estou numa altura em que parece que todas as perguntas que faço são poucas para chegar à conclusão daquilo que realmente quero ;).

Obrigado pela tua atenção :)

Ora essa Fábio, de nada! Estamos sempre disponíveis para qualquer dúvida e queremos apoiar os nossos futuros caloiros ao máximo!

O curso de Química Aplicada é um curso bastante virado para a química, como o nome indica, e aprofunda bastante a química. Mas não é só química, temos algumas cadeiras em comum com Engenharia Química e Bioquímica, com Biologia Celular e Molecular e com Bioquímica. Em comum com Biologia Celular e Molecular irás ter Bioquímica Geral A, Metabolismo e Regulação e Microbiologia. (http://www.unl.pt/guia/2015/fct/UNLGI_getCurso?curso=880)

O curso foi o que estava à espera e acho que até superou as minhas expectativas. É um curso muito baseado em química, com um grande aprofundamento desta, o que, a meu ver, nos torna uns verdadeiros químicos.

Quanto aos professores, aqueles que tivemos agora, temos bons e excelentes profissionais. Temos professores com projectos de investigação fantásticos, professores que já publicaram livros, professores que costumam ir aos estrangeiro dar palestras...

O ambiente académico da FCT é fantástico! E dentro do próprio curso também! Os veteranos, no meu caso, sempre me tentaram ajudar ao máximo dando-me explicações e os apontamentos deles. Quanto aos colegas do meu ano, não tenho razão de queixa, ao sermos poucos, somos mais unidos e criamos bastante empatia e tentamos ajudar-nos ao máximo.

O que mais gostei em termos da faculdade foi o ambiente académico, todas as pessoas que conheci e, principalmente, o meu curso. No entanto, há cadeiras do curso que gostei mais e outras que gostei menos, mas isso depende de pessoa para pessoa.

Espero ter respondido às tuas perguntas e vou deixar aqui uma informação que talvez te possa interessar, http://www.spq.pt/news/512.

Se quiseres saber mais qualquer coisa, é só perguntares! Mais uma vez, não te precipites, pesquisa sobre todos os cursos, as saídas e as cadeiras de cada um, porque isto será o princípio do resto da tua vida! :D

Muita sorte!

Eu inscrevi-me para o curso Ciências Laboratoriais Forenses na CESPU com nota de candidatura 16.51. Entretanto também me inscrevi para o curso de Física na FCUP estou indeciso para qual é que vou. Eu sempre gostei muito de Ciências Forenses e portanto agrada-me muito este curso da CESPU, mas infelizmente as propinas deste curso são muito altas e as saídas profissionais para esta área são muito restritas. Contudo espero que daqui a uns 3 anos as Ciências Forenses no nosso país estejam mais desenvolvidas e que haja mais emprego nesta área, neste momento estou mais inclinado para o curso da CESPU mas ainda não ponho de parte o curso de Física.

Última edição:
Boa tarde, não sei se ainda queres saber de algo mas o meu caso foi semelhante .
Queria muito seguir ciências farmacêuticas e ciência forense e olha depois de alguma pesquisa e informação fui e entrei para Química aplicada ( licenciatura ) na FCT e depois tenciono tirar o mestrado no que me sentir mais inclinado . Passei agora para o 2 ano e estou a adorar . Uma vez que este curso da me a oportunidade e saída para o que quero. Espero ter ajudado. Um grande abraço

• Like
Reactions: Fábio Martins
Boa tarde! No futuro eu gostaria de ser cientista forense ou médico legista, mas dizem que em Portugal a ciência forense não tem saída, mas é mesmo a área que eu gosto mais e acho mais interessante, será que me poderiam indicar se esta área tem saída no estrangeiro e se será fácil arranjar emprego fora de Portugal dentro desta área? Qual a licenciatura e mestrado mais indicados para conseguir sê-lo? Seria sensato entrar em Ciências Biomédicas e tirar mestrado em Ciência Forense? Obrigado!
Olá Francisco! Depois de ler o que escreveste percebi que estava exatamente na mesma situação que tu. Mas em vez de Ciências Biomédica, concorri a Enfermagem.
Entretanto, no site da CESPU, encontrei este curso e tem tudo o que eu sempre procurei. O curso apenas existe há um ano mas parece muito bom
Pesquisa aqui Detalhes do programa de estudos :)
Espero ter ajudado!

Olá a todos,
Sou a atual presidente do Núcleo de Ciências Forenses na CESPU,
criei esta conta só mesmo para esclarecer certas duvidas que possam ter.
Deixo aqui o link da página do núcleo, por lá entram em contacto não só comigo como com os outros 8 elementos que constituem o Núcleo.
Bem vindos ao mundo académico :)
N Ciências Forenses Criminais

Olá a todos,
Sou a atual presidente do Núcleo de Ciências Forenses na CESPU,
criei esta conta só mesmo para esclarecer certas duvidas que possam ter.
Deixo aqui o link da página do núcleo, por lá entram em contacto não só comigo como com os outros 8 elementos que constituem o Núcleo.
Bem vindos ao mundo académico :)
N Ciências Forenses Criminais

Olá Sónia :relaxed: tenho uma dúvida relativamente ao e-learning, será que me podias ajudar?
Entrei na minha conta no e-learning e fui a ''disciplinas'', ''IUCS 2015/2016 e lá aparecem as disciplinas, a minha dúvida é: como me aparece uma disciplina que irei ter este semestre, nomeadamente Métodos Quantitativos de Análise de Dados, terei que me inscrever? É que diz respeito ao meu curso, e só descobri isto a pouco e n sei mesmo que fazer e quando me pede a senha de inscrição penso n me terem dado nenhum papel com essa referência.. :confused:

Olá Filipa, bem-vinda :p
a palavra passe dessa e de qualquer outra disciplina deve ser dada nas aulas iniciais das respectivas UC (normalmente o docente esquece-se por isso façam questão de ir lembrando ;) )
Terça-feira irei falar com os caloiros de forenses, caso tenhas dúvidas basta dizeres e ajudo-te :)
Já agora, podes contactar-me por facebook :p

• Like
Reactions: Filipa Azevedo
Boa tarde! No futuro eu gostaria de ser cientista forense ou médico legista, mas dizem que em Portugal a ciência forense não tem saída, mas é mesmo a área que eu gosto mais e acho mais interessante, será que me poderiam indicar se esta área tem saída no estrangeiro e se será fácil arranjar emprego fora de Portugal dentro desta área? Qual a licenciatura e mestrado mais indicados para conseguir sê-lo? Seria sensato entrar em Ciências Biomédicas e tirar mestrado em Ciência Forense? Obrigado!

Olá rapaz :) olha, eu também estava na tua situação e agora já estou no 4º ano (o curso que tirei tem 4 anos) de Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (APCT). Neste curso tive muitas cadeiras gerais (anatomia, várias químicas, matemáticas e físicas) e várias cadeiras de ciências forenses (ciências forenses, ciencias forenses aplicadas, tanatologia e fetopatologia) e agora até vou estagiar num hospital só em tanatologia (autópsias). O curso neste momento juntou-se com análises clínicas e chama-se Ciências Biomédicas Laboratoriais, é do Ensino Público e existe em algumas Universidades do país ;) dá-te imensas bases na área das ciências forenses, e até para depois seguires para um mestrado na área, é o mais aconselhado ;) Se precisares de mais informação, podes contactar-me por aqui Grupo Interesse Ciências Forenses , é um grupo do qual faço parte (do qual também fazem parte um membro da PJ (que investiga cenas de crime) e outros técnicos que têm carreira na área das CF) , e damos formação na área das ciências forenses, tanto a licenciados como a apenas interessados na área :)
Quando estava no 11º ano também queria muito ir para o curso de Ciências forenses da Egas Moniz, mas como era Ensino Privado decidi experimentas outra opção (também porque o curso não é reconhecido pelos empregadores), e agora vejo que foi a melhor ;)
Espero ter ajudado :b

Olá. Há muito tempo que segui todos os estes comentários por me identificar com a situação...
Aquilo que gostava realmente de seguir era Ciências Laboratoriais Forenses mas depois penso que é um curso com pouca saída e vou ver outros cursos mas nenhum me seduz tanto como este. Estou nesta situação desde o 9º ano e, neste momento, estou no 12º ano e sem decisão tomada.
Já vi que por Química aplicada e por Ciências Biomédicas Laboratoriais poderei tirar mestrado em forense, mas parece que nada será a mesma coisa.
Através destes comentários todos vi que não sou a única neste país que quer ser cientista forense e que todos temos os mesmos receios... mas mesmo assim não cheguei a nenhuma conclusão.
Alguém que tenha seguido algum dos cursos que supramencionei, por favor, diga-me o que acha do curso e se vale a pena tirar uma licenciatura num curso q mestrado em forense?
Desculpem, mas nesta altura todas as "ajudas" são essenciais.
Obrigada, desde já, por todas as "luzes" que foram ditas

Boa tarde, não sei se ainda queres saber de algo mas o meu caso foi semelhante .
Queria muito seguir ciências farmacêuticas e ciência forense e olha depois de alguma pesquisa e informação fui e entrei para Química aplicada ( licenciatura ) na FCT e depois tenciono tirar o mestrado no que me sentir mais inclinado . Passei agora para o 2 ano e estou a adorar . Uma vez que este curso da me a oportunidade e saída para o que quero. Espero ter ajudado. Um grande abraço

Olá !! Porque é que escolheste química aplicada em vez de engenharia química e bioquímica ou até mesmo a licenciatura em bioquímica ? quais são as principais diferenças entre os cursos na FCT ? engenharia química e química aplicada são muito diferentes ? Para uma pessoa que se forma em química aplicada ou em bioquímica precisa de tirar um mestrado em alguma engenharia para poder trabalhar na industria como acontece com o curso de ciências farmacêuticas ?

Obrigado ! :D

• Like
Reactions: Francisco Lúcio
Olá!

Estou a acabar a minha licenciatura em Biologia e desde o secundário que gosto de Ciências Forenses por isso gostava de seguir para o mestrado de Ciências Forenses na Universidade do Porto, mas tenho imensas dúvidas tanto quanto ao mestrado em si como com o processo. Gostaria de saber se algum de vós me pode ajudar (ou conheça alguém que o possa fazer)?

Obrigada

• Like
Olá Fábio!

Olá Carina! Queria saber porque é que escolheste o curso de Química Aplicada em vez do curso de Bioquímica ou Engenharia Química da tua faculdade. Quais foram as cadeiras que mais gostaste? E as matemáticas são muito difíceis? Obrigado :D

• Like