Ciências Forenses

Olá rapaz :) olha, eu também estava na tua situação e agora já estou no 4º ano (o curso que tirei tem 4 anos) de Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (APCT). Neste curso tive muitas cadeiras gerais (anatomia, várias químicas, matemáticas e físicas) e várias cadeiras de ciências forenses (ciências forenses, ciencias forenses aplicadas, tanatologia e fetopatologia) e agora até vou estagiar num hospital só em tanatologia (autópsias). O curso neste momento juntou-se com análises clínicas e chama-se Ciências Biomédicas Laboratoriais, é do Ensino Público e existe em algumas Universidades do país ;) dá-te imensas bases na área das ciências forenses, e até para depois seguires para um mestrado na área, é o mais aconselhado ;) Se precisares de mais informação, podes contactar-me por aqui Grupo Interesse Ciências Forenses , é um grupo do qual faço parte (do qual também fazem parte um membro da PJ (que investiga cenas de crime) e outros técnicos que têm carreira na área das CF) , e damos formação na área das ciências forenses, tanto a licenciados como a apenas interessados na área :)
Quando estava no 11º ano também queria muito ir para o curso de Ciências forenses da Egas Moniz, mas como era Ensino Privado decidi experimentas outra opção (também porque o curso não é reconhecido pelos empregadores), e agora vejo que foi a melhor ;)
Espero ter ajudado :b

Muito obrigado! :D Essa ideia é excelente, sem dúvida um curso a ter em atenção! E em termos de saídas profissionais é fácil arranjar emprego com esse curso?

• Like
Reactions: juls
Boas pessoal. Acabei por vir para a licenciatura de Ciências Forenses e Criminais da Egas Moniz e até agora estou a adorar:grin:. Já fiz parte até da organização do 4º Congresso Internacional em Ciências Forenses e Comportamento Criminal que costuma ser organizado anualmente por alunos deste curso. Para além disto, faço parte também do Núcleo de Ciências Forenses e Criminais onde organizamos festas e jantares permitindo um maior espírito académico entre os alunos dos diferentes anos.
Em relação ao curso... o 1º ano é o mais chato de todos, isto porque é o ano com as cadeiras base necessárias para as Ciências Forenses e são elas:
Biologia Animal e Vegetal
Química Forense I
Anatomia Geral
Direito
Química Forense II
Fisiologia e processos Pós-Mortem
Estatística
Bioquímica
Física
Mas pronto... Só de pensar que no próximo ano tenho análise de cena de crime (na casa do crime):grinning: fico mais contente. Segundo aquilo que o coordenador do curso diz, os empregadores estão a apostar cada vez mais em pessoas com conhecimento em ciências forenses e não licenciados numa área especifica porque o conhecimento torna-se mais restrito neste ultimo. Em relação a saídas, tenho colegas do 3ºano que foram estagiar para a PJ e respectiva policia científica, SEF, GNR, PSP, companhias de seguro, entre outros. No entanto, maior parte deles prefere seguir um mestrado para fora (neste caso Inglaterra) ou dentro do país.
Não sei o que dizer mais... Espero ter sido útil.:blush:
Se tiverem algumas dúvidas não hesitem em questionar. :wink:

Boas pessoal. Acabei por vir para a licenciatura de Ciências Forenses e Criminais da Egas Moniz e até agora estou a adorar:grin:. Já fiz parte até da organização do 4º Congresso Internacional em Ciências Forenses e Comportamento Criminal que costuma ser organizado anualmente por alunos deste curso. Para além disto, faço parte também do Núcleo de Ciências Forenses e Criminais onde organizamos festas e jantares permitindo um maior espírito académico entre os alunos dos diferentes anos.
Em relação ao curso... o 1º ano é o mais chato de todos, isto porque é o ano com as cadeiras base necessárias para as Ciências Forenses e são elas:
Biologia Animal e Vegetal
Química Forense I
Anatomia Geral
Direito
Química Forense II
Fisiologia e processos Pós-Mortem
Estatística
Bioquímica
Física
Mas pronto... Só de pensar que no próximo ano tenho análise de cena de crime (na casa do crime):grinning: fico mais contente. Segundo aquilo que o coordenador do curso diz, os empregadores estão a apostar cada vez mais em pessoas com conhecimento em ciências forenses e não licenciados numa área especifica porque o conhecimento torna-se mais restrito neste ultimo. Em relação a saídas, tenho colegas do 3ºano que foram estagiar para a PJ e respectiva policia científica, SEF, GNR, PSP, companhias de seguro, entre outros. No entanto, maior parte deles prefere seguir um mestrado para fora (neste caso Inglaterra) ou dentro do país.
Não sei o que dizer mais... Espero ter sido útil.:blush:
Se tiverem algumas dúvidas não hesitem em questionar. :wink:

Será que me poderias dar informações sobre o evento da Academia junior CSI que vai haver?

Será que me poderias dar informações sobre o evento da Academia junior CSI que vai haver?

Olá, Mélanie.
Aconselho-te a consultares este link: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior

Mas ao longo de 5 dias (de 11 a 15 de julho), das 10h às 18h, irão haver diversas atividades de investigação criminal, desde a simulação de um crime, recolha de impressões digitais, toxicologia em laboratório e a apresentação da prova em Tribunal.
** As inscrições são limitadas

Olá, Mélanie.
Aconselho-te a consultares este link: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior

Mas ao longo de 5 dias (de 11 a 15 de julho), das 10h às 18h, irão haver diversas atividades de investigação criminal, desde a simulação de um crime, recolha de impressões digitais, toxicologia em laboratório e a apresentação da prova em Tribunal.
** As inscrições são limitadas

disseram me que certas inscrições, o transporte ate ao local entre outras coisas seriam pagas, é verdade?

Alguém sabe quando começam as candidaturas para o próximo ano na Egas Moniz?
Obrigada
Olá, AlexW.
Começam dia 13 de Julho e acabam dia 26 de Agosto, sabendo que ainda tens que pagar a candidatura (150€)... Eu sei...é estúpido :unamused: mas sendo uma universidade privada tem que se dar um desconto.
Se precisares de ajuda ou de alguma informação sobre o curso de Ciências forenses e Criminais, diz que eu terei todo o gosto em ajudar-te. ;)

• Like
Reactions: AlexW
Olá, AlexW.
Começam dia 13 de Julho e acabam dia 26 de Agosto, sabendo que ainda tens que pagar a candidatura (150€)... Eu sei...é estúpido :unamused: mas sendo uma universidade privada tem que se dar um desconto.
Se precisares de ajuda ou de alguma informação sobre o curso de Ciências forenses e Criminais, diz que eu terei todo o gosto em ajudar-te. ;)
Muito obrigada pela ajuda e disponibilidade!!
Só mais uma pergunta. Eu posso fazer a candidatura on-line ou tenho que me dirigir à univiersidade?
Uma vez mais muito obrigada Fábio :D

Ora essa! Estou aqui para ajudar. ;)
Podes simplesmente fazer a candidatura online. Se fores colocado tens que ir fazer as matriculas à própria universidade.

Ora essa! Estou aqui para ajudar. ;)
Podes simplesmente fazer a candidatura online. Se fores colocado tens que ir fazer as matriculas à própria universidade.
Oi desculpa voltar a incomodar...:oops:
Podes falar um pouco do curso? Era o que esperavas? Podes dizer-me quais as dificuldades que encontraste (disciplinas... as mais aborrecidas, as mais cativantes..., como foi a mudança do secundário para o ensino superior...)? Como é o ambiente académico? E as praxes?
Desculpa ser tanta pergunta :oops::oops: E o incomodo...
Muito obrigada

Oi desculpa voltar a incomodar...:oops:
Podes falar um pouco do curso? Era o que esperavas? Podes dizer-me quais as dificuldades que encontraste (disciplinas... as mais aborrecidas, as mais cativantes..., como foi a mudança do secundário para o ensino superior...)? Como é o ambiente académico? E as praxes?
Desculpa ser tanta pergunta :oops::oops: E o incomodo...
Muito obrigada
Não há problema :) Sente-te à vontade para fazeres quaisquer perguntas.
Eu estou a adorar o curso e tenho a perfeita noção de que este é o pior ano em termos de trabalho e cadeiras. É o ano da selecção (vê-se quem realmente gosta disto) e com as cadeiras mais gerais e difíceis, sabendo que a dificuldade vai dos 8 aos 80 muito rapidamente. E sim, é o que eu esperava, isto porque eu gosto de todas as ciências. Considero-me apaixonado por todas as ciências :blush: por isso não podia ter ido para outro curso e, como sabes, um verdadeiro cientista forense tem que saber de tudo e não apenas de uma determinada área, porque assim apenas se restringe a uma pequena parte do domínio das ciências forenses.
Disciplinas mais cativantes/fáceis:
-Introdução à Investigação Criminal e Ciências Forenses (1º semestre - extremamente cativante e fácil porque dá-te a conhecer a Investigação Criminal e o professor contava as suas histórias como detective da PJ :smile: Ahahah!)
-Biologia Animal e Vegetal (1º semestre - apenas a parte prática se bem que tinhas de fazer relatórios, mas são bastante simples. Apenas a parte prática é cativante.)
- Anatomia Geral (1º semestre - Muito cativante. Podes mexer em modelos anatómicos e ossos.)
- Introdução aos laboratórios forenses (1º semestre - Apenas fácil. Passas facilmente à cadeira sem estudar)
- Física Forense (2º semestre - Muito fácil. É equivalente à do secundário, mas ainda aprendes coisas novas)
No 1º ano quase todas as disciplinas são aborrecidas porque é só teoria tirando algumas que também têm parte prática. Os do último ano deste curso afirmam até que o 1º é o mais chato e aborrecido mas é aqui que aprendes todas as bases para as cadeiras do próximo ano que são bem mais, muito mais, cativantes. Só para teres uma noção, no 2º ano há cadeiras como "Análise de cena do crime", "Substâncias de abuso I/II", "Técnicas analíticas Forenses I/II", "Biologia Molecular Forense", "Palinologia Forense", "Genética Molecular Forense"...
Bom... eu entrei com uma média de 14,7 e agora estou com uma de quase 17. Não é que seja fácil mas se és melhor a ciências do que a línguas é normal que a média suba :grin: por isso a dificuldade é sempre muito relativa. Pensava até que fosse muito mais difícil.
O ambiente académico é excelente. Há sempre festas organizadas pelos diversos núcleos dos respectivos cursos e da associação e as pessoas dão-se bem entre os diferentes cursos. Relativamente às praxes, posso dizer que não gostei muito, mas isto é apenas a minha opinião. Há pessoas que adoraram e são essas que dão-se melhor com as dos outros cursos. Eu, por exemplo, saí no 3º dia da praxe e isso não me impediu de fazer parte do núcleo de Ciências Forenses e Criminais, de conhecer grandes amigos dos outros anos e até de organizar um congresso, no entanto não me dou tão bem com pessoas dos cursos.
Queria só dizer que os professores são dos melhores que já tive. Não estava à espera que interagissem muito mais com os alunos do que os do secundário. Só para tu veres... eles até vão aos jantares dos alunos do nosso curso :tongueclosed:. Estou a adorar o curso e não podia ter escolhido melhor :D.
Espero ter respondido às tuas perguntas ;)

• Like
Reactions: AlexW
Olá! Estou no 12º ano e ainda tenho bastantes dúvidas quanto ao que seguir..
Ciências Forenses parece ser uma área do meu interesse. No entanto, penso que é um curso que só existe em privadas. Estou enganada? Que cursos em universidades públicas é que se podem assemelhar a Ciências Forenses?
Acham que estudando em universidades privadas temos menos oportunidades de emprego?
Obrigada desde já ;)

Olá! :) Não, não estás nada enganada. Este curso só existe em duas universidades privadas, se não me engano. No meu caso, estou na Egas Moniz... Relativamente a cursos semelhantes em universidades públicas é bastante difícil encontrares, já que é um curso muito especifico mas geral ao mesmo tempo, ou seja, tens muita prática laboratorial (muita mesmo!), cena de crime e muitas cadeiras cientificas (Biologia, Química, Física, Anatomia, entre outras), no entanto o curso em si é especifico. Daí tornar-se complicada a situação da empregabilidade porque, apesar de adquirires muita experiência em laboratório e análise de cena de crime, torna-se difícil ires para a PJ, por exemplo, uma vez que concorres com pessoal com mestrado. No entanto, há licenciados deste curso em seguradoras, SEF e laboratorios privados, mas em número reduzido. Se quiseres tirar apenas licenciatura então este curso não é para ti. Caso gostes de estudar então será-te uma mais valia para um posterior mestrado, pois terás uma prática de invejar qualquer outro candidato a esse mesmo mestrado.
Se precisares de ajuda ou de alguma outra informação, diz que eu terei todo o gosto em ajudar-te. ;)

E se por exemplo tirar uma licenciatura em biologia e depois mestrado em ciências forenses? Claro que teria algumas diferenças, mas consideras que seria pior? conheces alguém que tenha seguido esta opção?
A licenciatura na Egas Moniz parece me ser espetacular, mas não sei se não me limitaria muito.. (mesmo com um mestrado)

Olá, boa tarde. Eu tenho muito interesse pelo mundo das ciências forenses mas tb por bioquímica e por isso decidi que queria tirar o curso de bioquímica e quando acabasse talvez tirar o mestrado em ciências forenses na FMUP, o problema é que não encontro quase informação nenhuma relativa ao mestrado, e pelo que ouvi não abre todos os anos. Alguém tem alguma informação que me possa ajudar?
Obrigada
--- Post atualizado ---
Olá!

Estou a acabar a minha licenciatura em Biologia e desde o secundário que gosto de Ciências Forenses por isso gostava de seguir para o mestrado de Ciências Forenses na Universidade do Porto, mas tenho imensas dúvidas tanto quanto ao mestrado em si como com o processo. Gostaria de saber se algum de vós me pode ajudar (ou conheça alguém que o possa fazer)?

Obrigada
Estou na mesma situação que tu, já conseguiste saber de alguma coisa?

Estava a ver as disciplinas para entrar em ciencias forenses no Egas Moniz, e deparei-me com matemática. Eu sou de linguas e humanidades mas o meu amor por c.f. é muito maior, e até pensei em entrar em psicologia e tirar o mestrado em c.f., mas se eu conseguisse entrar em c.f. sem ter que tirar psicologia primeiro, era ótimo. Continuando, a matemática que eu tenho é MACS, e no Egas Moniz pede matemática, mas MACS não deixa de ser Matemática. Dá para entrar ou acham que não? Obrigado!!

Estava a ver as disciplinas para entrar em ciencias forenses no Egas Moniz, e deparei-me com matemática. Eu sou de linguas e humanidades mas o meu amor por c.f. é muito maior, e até pensei em entrar em psicologia e tirar o mestrado em c.f., mas se eu conseguisse entrar em c.f. sem ter que tirar psicologia primeiro, era ótimo. Continuando, a matemática que eu tenho é MACS, e no Egas Moniz pede matemática, mas MACS não deixa de ser Matemática. Dá para entrar ou acham que não? Obrigado!!

Olá, visto que és do curso de humanidades acho que não é só a matemática que é um ''problema'', visto que o curso aborda em certa parte temas de biologia e química e não sei se terás algumas bases disso.. acho que, no teu caso, visto que és de línguas e humanidades, seria mais proveitoso para ti tirares uma licenciatura em psicologia e depois fazeres o mestrado em ciências forenses, mas foi só uma opinião..