Oi desculpa voltar a incomodar...:oops:
Podes falar um pouco do curso? Era o que esperavas? Podes dizer-me quais as dificuldades que encontraste (disciplinas... as mais aborrecidas, as mais cativantes..., como foi a mudança do secundário para o ensino superior...)? Como é o ambiente académico? E as praxes?
Desculpa ser tanta pergunta :oops::oops: E o incomodo...
Muito obrigada
Não há problema :) Sente-te à vontade para fazeres quaisquer perguntas.
Eu estou a adorar o curso e tenho a perfeita noção de que este é o pior ano em termos de trabalho e cadeiras. É o ano da selecção (vê-se quem realmente gosta disto) e com as cadeiras mais gerais e difíceis, sabendo que a dificuldade vai dos 8 aos 80 muito rapidamente. E sim, é o que eu esperava, isto porque eu gosto de todas as ciências. Considero-me apaixonado por todas as ciências
por isso não podia ter ido para outro curso e, como sabes, um verdadeiro cientista forense tem que saber de tudo e não apenas de uma determinada área, porque assim apenas se restringe a uma pequena parte do domínio das ciências forenses.
Disciplinas mais cativantes/fáceis:
-
Introdução à Investigação Criminal e Ciências Forenses (1º semestre - extremamente
cativante e
fácil porque dá-te a conhecer a Investigação Criminal e o professor contava as suas histórias como detective da PJ
Ahahah!)
-
Biologia Animal e Vegetal (1º semestre - apenas a parte prática se bem que tinhas de fazer relatórios, mas são bastante simples. Apenas a parte prática é
cativante.)
-
Anatomia Geral (1º semestre - Muito
cativante. Podes mexer em modelos anatómicos e ossos.)
-
Introdução aos laboratórios forenses (1º semestre - Apenas
fácil. Passas facilmente à cadeira sem estudar)
- Física Forense (2º semestre - Muito
fácil. É equivalente à do secundário, mas ainda aprendes coisas novas)
No 1º ano quase todas as disciplinas são aborrecidas porque é só teoria tirando algumas que também têm parte prática. Os do último ano deste curso afirmam até que o 1º é o mais chato e aborrecido mas é aqui que aprendes todas as bases para as cadeiras do próximo ano que são bem mais, muito mais, cativantes. Só para teres uma noção, no 2º ano há cadeiras como "Análise de cena do crime", "Substâncias de abuso I/II", "Técnicas analíticas Forenses I/II", "Biologia Molecular Forense", "Palinologia Forense", "Genética Molecular Forense"...
Bom... eu entrei com uma média de 14,7 e agora estou com uma de quase 17. Não é que seja fácil mas se és melhor a ciências do que a línguas é normal que a média suba
por isso a dificuldade é sempre muito relativa. Pensava até que fosse muito mais difícil.
O ambiente académico é excelente. Há sempre festas organizadas pelos diversos núcleos dos respectivos cursos e da associação e as pessoas dão-se bem entre os diferentes cursos. Relativamente às praxes, posso dizer que não gostei muito, mas isto é apenas a minha opinião. Há pessoas que adoraram e são essas que dão-se melhor com as dos outros cursos. Eu, por exemplo, saí no 3º dia da praxe e isso não me impediu de fazer parte do núcleo de Ciências Forenses e Criminais, de conhecer grandes amigos dos outros anos e até de organizar um congresso, no entanto não me dou tão bem com pessoas dos cursos.
Queria só dizer que os professores são dos melhores que já tive. Não estava à espera que interagissem muito mais com os alunos do que os do secundário. Só para tu veres... eles até vão aos jantares dos alunos do nosso curso
. Estou a adorar o curso e não podia ter escolhido melhor :D.
Espero ter respondido às tuas perguntas ;)