Ciências Forenses

AnaRosa17

Membro Caloiro
Matrícula
22 Abril 2017
Olá, visto que és do curso de humanidades acho que não é só a matemática que é um ''problema'', visto que o curso aborda em certa parte temas de biologia e química e não sei se terás algumas bases disso.. acho que, no teu caso, visto que és de línguas e humanidades, seria mais proveitoso para ti tirares uma licenciatura em psicologia e depois fazeres o mestrado em ciências forenses, mas foi só uma opinião..
Olá, visto que és do curso de humanidades acho que não é só a matemática que é um ''problema'', visto que o curso aborda em certa parte temas de biologia e química e não sei se terás algumas bases disso.. acho que, no teu caso, visto que és de línguas e humanidades, seria mais proveitoso para ti tirares uma licenciatura em psicologia e depois fazeres o mestrado em ciências forenses, mas foi só uma opinião..
Obrigada!! Secalhar é mesmo isso que vou fazer, mas já agora não me sabes dizer se com MACS entrava, visto que um dos pré-requisitos é o "16 Matemática"?

Filipa Azevedo

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2015
Curso
Ciências Laboratoriais Forenses
Instituição
CESPU
Obrigada!! Secalhar é mesmo isso que vou fazer, mas já agora não me sabes dizer se com MACS entrava, visto que um dos pré-requisitos é o "16 Matemática"?
Não faço ideia, pq no ano em que entrei os exames que pediam nenhum era de MACS..

Joana Inês

Membro Caloiro
Matrícula
14 Maio 2018
Boa noite!
Encontro-me no 11º ano e tenho um enorme interesse em ciências forenses.
Tenho andado a pesquisar universidades, mas até agora apenas três foram alvo da minha atenção:
Universidade de Coimbra - Licenciatura em Química e Mestrado em Química Forense.
CESPU - Licenciatura em Ciências Forenses com o Mestrado.
Universidade Nova de Lisboa - Licenciatura em Química Aplicada.
Sendo, destas três, a CESPU o meu principal interesse.

Gostaria que me aconselhassem, se puderem, qual destes institutos é o melhor para esta área e , também, que me dessem mais informações relativamente ao curso.
Obrigado, desde já, pela atenção! :)

Mélaniem

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2018
Boa noite!
Encontro-me no 11º ano e tenho um enorme interesse em ciências forenses.
Tenho andado a pesquisar universidades, mas até agora apenas três foram alvo da minha atenção:
Universidade de Coimbra - Licenciatura em Química e Mestrado em Química Forense.
CESPU - Licenciatura em Ciências Forenses com o Mestrado.
Universidade Nova de Lisboa - Licenciatura em Química Aplicada.
Sendo, destas três, a CESPU o meu principal interesse.

Gostaria que me aconselhassem, se puderem, qual destes institutos é o melhor para esta área e , também, que me dessem mais informações relativamente ao curso.
Obrigado, desde já, pela atenção! :)

Olá! Sempre chegaste a concorrer-te para este curso?

Diogo GGL

Membro Caloiro
Matrícula
8 Abril 2019
Eu gostaria de vir a ser Cientista forense e trabalhar em laboratórios de investigação criminal. Vou acabar este ano o 12º ano com uma média à volta dos 14 valores(sem contar com os exames).
A unica instituições na minha zona (areas de Lisboa e Setubal) com essa licenciatura (se não estou em erro) é a Egas Moniz que é privada e eu não tenho intenções de ir para uma instituição privada. A minha questão é se há algum estabelecimento nas areas de Lisboa e Setubal com mestrado em ciencias forenses e assim que licenciatura abrange essa area de investigaçao criminal, eu já estive a ver licenciaturas em Quimica, Quimica Aplicada, Bioquimica mas ainda não tenho uma resposta 100% concreta sobre o caminho que eu deva seguir para poder vir a exercer uma profissão nessa área da investigação criminal. Obrigado.

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Ciências Forenses e Criminais
Instituição
IUEM- Egas Moniz
Olá! Vou ferquentar este ano o curso de Ciências Forenses e Criminais na IUEM- Egas Moniz e queria saber se mais alguém irá ferquentar este curso.
Se sim, deixem mensagem!! Obrigada!

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Olá! Vou ferquentar este ano o curso de Ciências Forenses e Criminais na IUEM- Egas Moniz e queria saber se mais alguém irá ferquentar este curso.
Olá . Como está a correr o curso?
Eu gostaria de saber se vais ser perita criminal ?

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Instituição
IUEM- Egas Moniz
Olá . Como está a correr o curso?
Eu gostaria de saber se vais ser perita criminal ?
Olá! As aulas ainda não começaram mas estou com esperança de que corram bem. Quanto a ser perita criminal, esse é o meu objetivo quando acabar o curso.

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Olá! As aulas ainda não começaram mas estou com esperança de que corram bem. Quanto a ser perita criminal, esse é o meu objetivo quando acabar o curso.
Obrigada eu também quero muito ser perita criminal e já agora é necessário fazer mestrado? Posso fazer o resto das perguntas que eu quero é que eu não queria abusar

Última edição:

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Instituição
IUEM- Egas Moniz
Obrigada eu também quero muito ser perita criminal e já agora é necessário fazer mestrado? E já agora qual é o preço ?
O curso de Ciências Forenses na Egas Moniz é uma Licenciatura, no entanto quando acabares a licenciatura poderás fazer um mestrado. Esta licenciatura custa anualmente 3395 euros (se não me engano), mas podes ver todas essas informações neste link : Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior .

Agora falando mais na descontra, se queres ser perita criminal ou qualquer coisa relacionada com isso é estudar e seguir o teu sonho!!! Vais ver que não custa nada! :)
PS: Se tiveres mais perguntas manda mensagem!

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
O curso de Ciências Forenses na Egas Moniz é uma Licenciatura, no entanto quando acabares a licenciatura poderás fazer um mestrado. Esta licenciatura custa anualmente 3395 euros (se não me engano), mas podes ver todas essas informações neste link : Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior .

Agora falando mais na descontra, se queres ser perita criminal ou qualquer coisa relacionada com isso é estudar e seguir o teu sonho!!! Vais ver que não custa nada! :)
PS: Se tiveres mais perguntas manda mensagem!
Sim é mesmo o que eu quero apenas acho que para mim é um pouco caro .
Vais ter que usar manuais e cadernos e essas coisas?

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Instituição
IUEM- Egas Moniz
Sim é mesmo o que eu quero apenas acho que para mim é um pouco caro .
Vais ter que usar manuais e cadernos e essas coisas?
É verdade que o curso é um pouco caro, mas é uma Universidade Privada.
À partida sim, mas ainda não sei muito sobre isso.
Vais candidatar-te este ano ?

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Mensagem fundida automaticamente:

Não só daqui a 4 anos provavelmente
Vais andar na residência para estudantes?
Qual a média para se entrar na licenciatura ?
Obrigada acho que são todas as perguntas que eu tenho:)

Última edição:
  • Like
Reactions: thegymnast116

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Instituição
IUEM- Egas Moniz

Não só daqui a 4 anos provavelmente
Vais andar na residência para estudantes?
Qual a média para se entrar na licenciatura ?
Obrigada acho que são todas as perguntas que eu tenho:)
Ah! Então ainda tens um longo caminho pela frente! Sempre que tiveres duvidas manda mensagem, que eu estou (quase) sempre disponível para responder! :)
Não vou estar na residência porque vivo em Lisboa. A média para entrar no curso varia consoante a nota do ultimo colocado do ano anterior ao que te candidatas, ou seja por exemplo, para as candidaturas para 2020/2021 a média será a nota do último colocado do ano de 2019/2020.
De nada!!! :)

Eve

Membro
Matrícula
26 Agosto 2019
Para ser perito criminal, trabalhar num laboratório + analisar a "cena do crime", tipo CSI, não é só preciso ser os melhores dos melhores na área, como também ter imensa sorte. Por exemplo, este ano dois homens da polícia judicial militar foram à minha escola falar um bocado sobre o trabalho deles, e disseram que há mais de 10 anos não se abria um concurso público para um perito criminal entrar naquela equipa.

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Para ser perito criminal, trabalhar num laboratório + analisar a "cena do crime", tipo CSI, não é só preciso ser os melhores dos melhores na área, como também ter imensa sorte. Por exemplo, este ano dois homens da polícia judicial militar foram à minha escola falar um bocado sobre o trabalho deles, e disseram que há mais de 10 anos não se abria um concurso público para um perito criminal entrar naquela equipa.
Eu estava a pensar tirar a licenciatura e do mestrado e depois ir viver para outro país mas acho que vai ser complicado
És de que área ?

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Eu estava a pensar tirar a licenciatura e do mestrado e depois ir viver para outro país mas acho que vai ser complicado
És de que área ?
Eu não investiguei muito sobre mas já tive algum interesse na área forense (polícia cientifica e tal) especialmente a parte de laboratório e cheguei à conclusão que podes aceder à mesma através de muitas áreas que não necessariamente uma licenciatura em ciências forenses.

Organograma-1024x660.png

Tens aqui o organograma do LPC, já agora xD

Última edição:

Eve

Membro
Matrícula
26 Agosto 2019
[/QUOTE]
podes aceder à mesma através de muitas áreas que não necessariamente uma licenciatura em ciências forenses.
É exatamente isto, podes muito bem tirar uma licenciatura em Biologia/Biologia Celular e Molecular/Bioquimica, seguir para um mestrado totalmente virado para ciências forenses e consegues ter uma formação acadêmica aceitável para esta área (ter pós-graduações mais específicas ajuda imenso, óbvio).
Apenas uma licenciatura em ciências forenses nunca te vai levar aquilo que esperas (trabalhar num laboratório criminal).
Se fosse para inspetor da PJ acho que já dava, mas também como outras tantas licenciaturas não tão relacionadas com esta área (Direito, penso que contabilidade/admiração também é aceite).
És de que área ?
Eu sou de CT, ainda não estou na universidade, mas já não falta muito. Eu não tenho a certeza, mas acho que para se trabalhar num laboratório de uma polícia é necessário ter nacionalidade do país em questão, mas é apenas um palpite.
Além disso, podes tirar uma licenciatura cá, um mestrado no estrangeiro e ficar a viver lá.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Eu sou de CT, ainda não estou na universidade, mas já não falta muito. Eu não tenho a certeza, mas acho que para se trabalhar num laboratório de uma polícia é necessário ter nacionalidade do país em questão, mas é apenas um palpite.
Além disso, podes tirar uma licenciatura cá, um mestrado no estrangeiro e ficar a viver lá.
Fora que a parte forense tem a sua burocracia envolvendo a lei, pelo menos o mestrado no Porto tem uma cadeira ou outra com componente jurídica o que é pretty much useless fora de Portugal xD

É exatamente isto, podes muito bem tirar uma licenciatura em Biologia/Biologia Celular e Molecular/Bioquimica, seguir para um mestrado totalmente virado para ciências forenses e consegues ter uma formação acadêmica aceitável para esta área (ter pós-graduações mais específicas ajuda imenso, óbvio).
Apenas uma licenciatura em ciências forenses nunca te vai levar aquilo que esperas (trabalhar num laboratório criminal).
Se fosse para inspetor da PJ acho que já dava, mas também como outras tantas licenciaturas não tão relacionadas com esta área (Direito, penso que contabilidade/admiração também é aceite).
Eu por acaso ainda não excluí de todo a ideia da polícia científica, mas não me quero focar nisso especificamente para já para poder ter mais opções de saída, na verdade até acho mais piada a mestrados como o de Toxicologia Analítica Clínica e Forense da FFUP (que por alguma razão não abre vagas este ano, portanto RIP xD) devido ao facto de não me focarem só para a parte forense.

• Like
Reactions: Eve

thegymnast116

Membro
Matrícula
9 Maio 2017
Curso
Instituição
IUEM- Egas Moniz
Fora que a parte forense tem a sua burocracia envolvendo a lei, pelo menos o mestrado no Porto tem uma cadeira ou outra com componente jurídica o que é pretty much useless fora de Portugal xD

O curso de CFC também inclui uma ou outra cadeira de direito!