Ciências Forenses

Eve

Membro
Matrícula
26 Agosto 2019
Fora que a parte forense tem a sua burocracia envolvendo a lei, pelo menos o mestrado no Porto tem uma cadeira ou outra com componente jurídica o que é pretty much useless fora de Portugal xD

Eu por acaso ainda não excluí de todo a ideia da polícia científica, mas não me quero focar nisso especificamente para já para poder ter mais opções de saída, na verdade até acho mais piada a mestrados como o de Toxicologia Analítica Clínica e Forense da FFUP (que por alguma razão não abre vagas este ano, portanto RIP xD) devido ao facto de não me focarem só para a parte forense.
Fora que a parte forense tem a sua burocracia envolvendo a lei, pelo menos o mestrado no Porto tem uma cadeira ou outra com componente jurídica o que é pretty much useless fora de Portugal xD

Eu por acaso ainda não excluí de todo a ideia da polícia científica, mas não me quero focar nisso especificamente para já para poder ter mais opções de saída, na verdade até acho mais piada a mestrados como o de Toxicologia Analítica Clínica e Forense da FFUP (que por alguma razão não abre vagas este ano, portanto RIP xD) devido ao facto de não me focarem só para a parte forense.
Trabalhar numa polícia científica exige muito mais do que se pensa! A palestra dada pelos homens da PJ militar foi super interessante e mostrou que existe muitas mais áreas que uma pessoa pode seguir numa licenciatura, e não apenas mergulhar logo de cabeça para as ciências forenses ( não que seja algo mau, mas nesta área a possibilidade de emprego está totalmente dependente da abertura de concursos públicos + seleção de candidatos a uma formação específica + colocação definitiva, processo que pode demorar muitos meses, até anos).
Além disso, uma das coisas que nos alertaram é que é preciso ter gosto em escrever. Faz-se relatórios a torto e a direito , tudo precisa de ser documentado para ser levado a tribunal.

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Quem

Eu por acaso ainda não excluí de todo a ideia da polícia científica, mas não me quero focar nisso especificamente para já para poder ter mais opções de saída, na verdade até acho mais piada a mestrados como o de Toxicolo
É exatamente isto, podes muito bem tirar uma licenciatura em Biologia/Biologia Celular e Molecular/Bioquimica, seguir para um mestrado totalmente virado para ciências forenses e consegues ter uma formação acadêmica aceitável para esta área (ter pós-graduações mais específicas ajuda imenso, óbvio).
Apenas uma licenciatura em ciências forenses nunca te vai levar aquilo que esperas (trabalhar num laboratório criminal).
Se fosse para inspetor da PJ acho que já dava, mas também como outras tantas licencia

/QUOTE]
Quem me dera mas acho que os meus pais não me vão deixar mas mais para a frente vou tentar convence-los e assim já poderia ir trabalhar para outro país?
Existe alguma licenciatura de ciencias forenses sem ser na universidade Egas Moniz ?
Mensagem fundida automaticamente:

A
Acho que os meus pais não me vão deixar mesmo já sendo maior de idade
Existe alguma licenciatura em ciências forenses sem ser no Egas Moniz?

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Consegues me dizer quais e como?
Depende também das tuas áreas de interesse, mas assim de cabeça lembro-me que o Mestrado em Ciências Forenses (pelo menos no Porto) aceita licenciados/mestres em Biologia, Química, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e mais algumas que não me lembro.

Ana_APinto

Membro Caloiro
Matrícula
27 Agosto 2019
Curso
Química Tecnológica
Instituição
FCUL
Consegues me dizer quais e como?
Sei de fonte segura, que as instituições relacionadas com as Ciências Forenses (Institutos de Medicina Legal, PJ e afins) a maior parte das vezes preferem contratar pessoas das áreas do comentário anterior do que formados em Ciências Forenses logo.

Kika191181

Membro
Matrícula
10 Agosto 2019
Sei de fonte segura, que as instituições relacionadas com as Ciências Forenses (Institutos de Medicina Legal, PJ e afins) a maior parte das vezes preferem contratar pessoas das áreas do comentário anterior do que formados em Ciências Forenses logo.
Faz sentido .
Se tirar licenciatura em antropologia dá?

difil

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2019
Olá! Eu estou agora no 12° ano e estou a pensar em seguir Ciências Forenses. No entanto, só há o curso no CESPU (em Gandra) e no Egas Moniz. Gostava de ter alguns conselhos sobre em qual entrar. Obrigada!