Ciências Musicais

António Realista

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2015
Boa tarde! Gostava de saber mais informações sobre este curso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL). Como sei que é um curso único aqui em Portugal, encontro muita pouca informação sobre ele, e como estive ocupado acabei por falhar o dia aberto da Faculdade.

Qualquer informação, opinião e conselho seriam bastante úteis!

Muito obrigado!

• Like
Reactions: someone
Boa tarde, gostaria de me informar melhor sobre o curso de Ciências Musicais na FCSH da Nova de Lisboa. Alguém pode-me informar sobre o curso? Ou se alguém de outra Universidade que tem este curso explicar sobre as diferenças entre um e outro? Obrigado. :)

• Like
Reactions: someone
Ninguém sabe nada deste curso? Precisava de testemunhos ou de alunos/ex-alunos deste curso ou de pessoas que sejam da FCSH mesmo de outro curso... precisava mesmo de saber para um amigo, de preferência o quanto antes...

Boa tarde! :)
Eu não sou a melhor pessoa para vos esclarecer acerca deste curso, mas mesmo assim posso tentar dar o meu contributo.

Eis alguns links que encontrei, que vos podem ser úteis:
Cursos leccionados pelo Departamento de Ciências Musicais (possíveis percursos académicos): Cursos — Universidade Nova de Lisboa
FAQ: Perguntas Frequentes — Universidade Nova de Lisboa
Mais informações sobre o curso de Ciências Musicais: Ciências Musicais — Universidade Nova de Lisboa

Destaco algumas informações:
Taxa de Empregabilidade: 95,8 % (sim, ao contrário do que se possa pensar, os cursos de música têm uma taxa de empregabilidade bastante alta, embora nem sempre isso signifique que os formados estejam a trabalhar na área e dependa bastante do percurso escolhido).
Vagas em 2016/2017 (não deve mudar muito este ano): 49
Provas de Ingresso: História da Cultura e das Artes ou Matemática ou Português
Pré-Requisitos: não encontro. Aconselho a tentarem informar-se acerca disto o mais depressa possível (usem os contactos do site).
Sei que na Universidade do Minho há (Info: Departamento de Música - Universidade do Minho):
a) Uma prova escrita:
a.1) Com duração máxima de uma hora e trinta minutos, sobre as áreas temáticas de História da Música Ocidental e Análise Musical (peso de 20 %);
a.2) Com a duração máxima de uma hora, sobre a área de Formação Auditiva (peso de 20 %);
b) Uma prova teórica específica com a duração máxima de duas horas (peso de 50 %);
c) Entrevista e análise do currículo (peso de 10 %).

Espero ter ajudado minimamente... e boa sorte! Se de facto gostarem de música, estou certa de que não se vão arrepender de estudar esse curso! :)

"Os candidatos devem ser já portadores de alguma experiência e conhecimentos teóricos na área da música."
Malta, se houver aqui alguém de Ciências Musicais na UNL, podem me informar acerca da extensão de conhecimentos base que são necessários para ingressar neste curso?