Ciências sócio económicas ou humanidades

Sofbastos

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2024
Olá a todos, terminei o 9 ano, sou boa aluna e preciso da vossa ajuda 😊.
No momento o curso que quero seguir será relações internacionais, que área acham que devo seguir no 10 ano, sócio económicas ou humanidades, sendo que sou boa aluna a matemática, e tenho receio de mudar de opinião em relação às RI, e com as sócio económicas ficaria com um leque maior de opções, ou seguir humanidades e ter provavelmente uma média de acesso maior? O que acham?

Olá a todos, terminei o 9 ano, sou boa aluna e preciso da vossa ajuda 😊.
No momento o curso que quero seguir será relações internacionais, que área acham que devo seguir no 10 ano, sócio económicas ou humanidades, sendo que sou boa aluna a matemática, e tenho receio de mudar de opinião em relação às RI, e com as sócio económicas ficaria com um leque maior de opções, ou seguir humanidades e ter provavelmente uma média de acesso maior? O que acham?

Olá! Fiz Ciências e Tecnologias no ensino secundário e sou da área de Humanidades no ensino superior. Qual dos dois te suscita maior interesse, ciências socioeconómicas ou humanidades? Aconselho-te a ires por aí.

• Like
Reactions: Sofbastos
Se não tens medo da Matemática, aconselhava-te Ciências Socioeconómicas, precisamente pelo leque mais amplo que referes. Nada te garante que em Humanidades terias melhor média. Tanto podias ter melhor como pior, dependendo dos professores, de como te dás com as disciplinas de cada um, et cetera. Digo isto tendo em conta que em nenhum momento mencionaste preferir um ou o outro, com base nestas questões mais pragmáticas.

• Like
Olá! Fiz Ciências e Tecnologias no ensino secundário e sou da área de Humanidades no ensino superior. Qual dos dois te suscita maior interesse, ciências socioeconómicas ou humanidades? Aconselho-te a ires por aí.
Obrigada pela tua resposta. Não sei mesmo, penso que vou gostar de todas as disciplinas de humanidades, mas queria também experimentar economia e não perder de vista a matemática, tenho de pensar... Mas obrigada 😊

• Like
Reactions: Joana Antunes
Se não tens medo da Matemática, aconselhava-te Ciências Socioeconómicas, precisamente pelo leque mais amplo que referes. Nada te garante que em Humanidades terias melhor média. Tanto podias ter melhor como pior, dependendo dos professores, de como te dás com as disciplinas de cada um, et cetera. Digo isto tendo em conta que em nenhum momento mencionaste preferir um ou o outro, com base nestas questões mais pragmáticas.
Verdade, tens razão nada garante melhor média a humanidades pelas razões que mencionas. Sou aluna de 5 a matemática, quase sempre tive 5, mas estou a stressar com o exame de amanhã... Outra coisa que pensei, com as novas regras de acesso, serão 3 disciplinas obrigatórias, entre elas o português, se for para ciências sócio económicas, posso fazer economia, geografia e português, certo? Se a ideia das RI se mantiver não preciso de fazer exame a matemática A, mas no entanto, na altura, se for preciso tenho os 3 anos da disciplina e posso fazer o exame, fico um pouco salvaguardada... Tenho até ao dia da matrícula para me decidir. Obrigada pelo apoio.
Post automatically merged:

Espero ter ajudado. Tens de ver os programas das disciplinas e os que te interessam. Se gostas de matemática, Humanidades pode ter MACS.
Obrigada, claro que ajudaste!

Outra coisa que pensei, com as novas regras de acesso, serão 3 disciplinas obrigatórias, entre elas o português, se for para ciências sócio económicas, posso fazer economia, geografia e português, certo?
Para aprovação, sim, podes escolher estas disciplinas.

• Like