Ciencias Biomédicas

raquelisr

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2018
Olá estou no 11° e pensei em ir para Ciencias Biomédicas mas no fim do curso acaba-se com a designação de técnicos ja que o curso não émuito valorizado em portugal, entretanto encontrei ciências da saúde e queria saber qual é a designação após terminar a licenciatura e apos um mestrado?
Obrigada

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá. Deixo aqui um disclaimer geral neste tópico, como já deixei em outros neste fórum (soando um bocado repetitivo, desculpem-me moderadores):

- Com licenciatura em ciências biomédicas não ficas com estatuto de técnico de diagnóstico e terapêutica. Isso é o curso de ciências biomédicas laboratoriais. Os 2 cursos têm nomes parecidos, mas são muito diferentes. Ciêncais biomédicas tem objetivos semelhantes a ciências da saúde (licenciatura para dar bases na área da saúde e doenças humanas e seguir uma carreira em investigação médica) e ciências biomédicas laboratoriais é uma fusão entre as antigas licenciaturas de análises clínicas e saúde pública e anatomia patológica citológica e tanatológica, cujo objetivo primário é formar técnicos de diagnóstico e terapêutica nestas áreas.

Esta confusão verifica-se imenso neste fórum, mas a culpa não é de todo dos utilizadores, foi de quem achou boa ideia colocar as licenciaturas com nomes tão parecidos, apesar de serem mesmo muito diferentes.

Quanto à tua questão, terminas como licenciado em ciências da saúde (ou ciências biomédicas se escolheres este curso). Não tens uma designação profissional, porque estas licenciaturas não são profissionalizantes. Precisas portanto de seguir mestrado para poderes especializar-te numa área e poderes trabalhar em investigação na área da saúde. Não existe um título profissional único para pessoas que seguem estes percursos, depende da carreira que seguires.

EDIT: mais uma coisa. O termo "técnico" não deve ser associado a prestígio do curso, é uma designação profissional oficial que na área da saúde envolve uma panóplia de funções específicas pré-definidas. Como não segui um curso deste tipo não sou a melhor pessoa para aprofundar este tópico, mas existem muitos utilizadores aqui dessas áreas.

Última edição:

raquelisr

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2018
Obrigada pelo esclarecimento,
O facto de ser 2 cursos com o nome tão igual confunde bastante.

Lolis

Membro
Matrícula
11 Dezembro 2017
Boa Tarde Lolis, estive a ler os teu comentários e acho que deverias pesquisar sobre Ciências Biomédicas Laboratoriais.
Olá, e porque razão dizes isso? Pelo que já pesquisei, esse curso é mais direcionado para quem quer seguir a área das análises clínicas laboratoriais, não é investigação, mas é um emprego que eu também não procuro, uma vez que estou a chegar à conclusão que não tenho grande jeito nem muito interesse em trabalhar num laboratório. Mas obrigada na mesma por tentares ajudar. :)

Matrícula
10 Setembro 2015
Curso
Ciências Biomédicas Laboratoriais
Instituição
Coimbra Health School IPC
Olá. Deixo aqui um disclaimer geral neste tópico, como já deixei em outros neste fórum (soando um bocado repetitivo, desculpem-me moderadores):

- Com licenciatura em ciências biomédicas não ficas com estatuto de técnico de diagnóstico e terapêutica. Isso é o curso de ciências biomédicas laboratoriais. Os 2 cursos têm nomes parecidos, mas são muito diferentes. Ciêncais biomédicas tem objetivos semelhantes a ciências da saúde (licenciatura para dar bases na área da saúde e doenças humanas e seguir uma carreira em investigação médica) e ciências biomédicas laboratoriais é uma fusão entre as antigas licenciaturas de análises clínicas e saúde pública e anatomia patológica citológica e tanatológica, cujo objetivo primário é formar técnicos de diagnóstico e terapêutica nestas áreas.

Esta confusão verifica-se imenso neste fórum, mas a culpa não é de todo dos utilizadores, foi de quem achou boa ideia colocar as licenciaturas com nomes tão parecidos, apesar de serem mesmo muito diferentes.

Quanto à tua questão, terminas como licenciado em ciências da saúde (ou ciências biomédicas se escolheres este curso). Não tens uma designação profissional, porque estas licenciaturas não são profissionalizantes. Precisas portanto de seguir mestrado para poderes especializar-te numa área e poderes trabalhar em investigação na área da saúde. Não existe um título profissional único para pessoas que seguem estes percursos, depende da carreira que seguires.

EDIT: mais uma coisa. O termo "técnico" não deve ser associado a prestígio do curso, é uma designação profissional oficial que na área da saúde envolve uma panóplia de funções específicas pré-definidas. Como não segui um curso deste tipo não sou a melhor pessoa para aprofundar este tópico, mas existem muitos utilizadores aqui dessas áreas.
Olá, e porque razão dizes isso? Pelo que já pesquisei, esse curso é mais direcionado para quem quer seguir a área das análises clínicas laboratoriais, não é investigação, mas é um emprego que eu também não procuro, uma vez que estou a chegar à conclusão que não tenho grande jeito nem muito interesse em trabalhar num laboratório. Mas obrigada na mesma por tentares ajudar. :)
Sim, è verdadeiro que é mais direcionado para a Clínica, no entanto a Investigação é uma are a crescer muito neste curso, e os mestrados que podes tirar são muitos basicamente existem muitos mestrados da faculdade de Medicina e das Ciências e tecnologia.
Mestrados em Genética, biológia Molecular e Celular , em Investigação Biomédica, em patologia, e entre outros mestrados quente conferem especialidade em várias áreas .

Lolis

Membro
Matrícula
11 Dezembro 2017
Sim, è verdadeiro que é mais direcionado para a Clínica, no entanto a Investigação é uma are a crescer muito neste curso, e os mestrados que podes tirar são muitos basicamente existem muitos mestrados da faculdade de Medicina e das Ciências e tecnologia.
Mestrados em Genética, biológia Molecular e Celular , em Investigação Biomédica, em patologia, e entre outros mestrados quente conferem especialidade em várias áreas .
Com todo o respeito, acredito que a mensagem não foi bem transmitida e, ao reler a minha resposta, vejo que se calhar a culpa de tal foi minha. O que eu quis dizer é que eu NÃO quero seguir uma carreira em investigação NEM em análises clínicas, uma vez que, como mencionei, não tenho grande jeito nem assim tanto gosto quanto isso de trabalhar num laboratório, e muito menos, disposição para a instabilidade da carreira de cientista. Portanto, continuo sem perceber onde é que o curso de ciências biomédicas laboratoriais me iria ajudar a seguir os meus objetivos.... Agradeço desde já a preocupação. :)

Beatriz Nogueiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Bom dia, queria pedir o auxílio para resolver um impasse!
Estou no 12°ano de escolaridade e não tenho média para ir para Medicina. Contudo, estou muito inclinada em Ciências Biomédicas em Aveiro visto a ser uma area da saude e relacionada com a investigacao e o trabalho laboratorial (que eu adoro). No entanto, já me falaram na UBI tambem em CBM de modo a se der no segundo ano pedir transferencia (fazendo equivalências) mudar para Medicina; será que dá para fazer isso ou não?
O que devo fazer, queria um concelho?

Lauraa B

Membro
Matrícula
27 Junho 2018
Ola!
Se seguir o curso de ciencias biomedicas posso, apos terminar o mesmo, dar aulas de Biologia ao ensino secundario?
Eu sei que posso efetivamente seguir o curso de Biologia, mas ciencias biomédicas sempre me suscitou curiosidade e fascinio, e gostava mesmo de saber se posso dar aulas seguindo este curso. Obrigada!

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Ola!
Se seguir o curso de ciencias biomedicas posso, apos terminar o mesmo, dar aulas de Biologia ao ensino secundario?
Eu sei que posso efetivamente seguir o curso de Biologia, mas ciencias biomédicas sempre me suscitou curiosidade e fascinio, e gostava mesmo de saber se posso dar aulas seguindo este curso. Obrigada!
Que eu saiba não. A única forma de docência que podes seguir com cbm, é mesmo a docência universitária numa cadeira específica. Pelo menos que tenha a noção. Para seres professora de secundário de bige, a preferência seria mesmo tirares licenciatura em biologia ou em biologia e geologia, e posterior mestrado em ensino dessas disciplinas para o secundário.

• Like
Reactions: Lauraa B

Lauraa B

Membro
Matrícula
27 Junho 2018
Que eu saiba não. A única forma de docência que podes seguir com cbm, é mesmo a docência universitária numa cadeira específica. Pelo menos que tenha a noção. Para seres professora de secundário de bige, a preferência seria mesmo tirares licenciatura em biologia ou em biologia e geologia, e posterior mestrado em ensino dessas disciplinas para o secundário.
E com enfermagem? Nesse caso poderia ser professora de secundario na area de biologia?

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
E com enfermagem? Nesse caso poderia ser professora de secundario na area de biologia?
Enfermagem também não, pois, tal como em cbm, só se foca na parte da biologia da saúde e, como sabes, a biologia no secundário, para além de não ter só biologia (lembremo-nos do nome da disciplina, bige= biologia e geologia), abrange muito mais do que temáticas apenas de saúde, principalmente nas matérias dos 10° e 11° anos.
Licenciatura em biologia (com minor em geologia) ou licenciatura em biologia e geologia, mais mestrado para ensino, é mesmo a melhor solução para seres a melhor professora de bige que consigas ser!

Rubenra99

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2017
Boas, alguém me consegue dizer qual a diferença entre Biologia Humana e Ciencias biomedicas laboratoriais? Mais em termos de saídas profissionais?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Boas, alguém me consegue dizer qual a diferença entre Biologia Humana e Ciencias biomedicas laboratoriais? Mais em termos de saídas profissionais?
Olá

Noutro tópico expliquei a diferença entre ciências biomédicas e ciências biomédicas laboratoriais Qual é a diferença dos cursos de ciências biomédicas e ciências biomédicas laboratoriais?

Tendo em conta que os cursos de biologia humana e ciências biomédicas têm objetivos semelhantes, visita esse tópico que deve esclarecer as tuas dúvidas

Qualquer questão, é só dizer!

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Instituição
EBSSRP
Olá!
Estou no 11° em CT e adoro a área da genética, porém não sei que curso superior devo ingressar!
Acabei o 10° com uma média razoável e agora estou super confusa ... Pensei que talvez neste curso após licenciatura conseguisse tirar algo mais específico a nível de genética, alguém sabe se isso é possível ou estou na área errada?

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá. Podes seguir um mestrado virado para a genética com esta licenciatura, assim como biologia, bioquímica, biotecnologia, etc. Tens também a hipótese de seguir uma licenciatura mais virada para a genética (ex: genética e biotecnologia na UTAD). Saídas são mais associadas a investigação, que eu saiba.

Também se seguires medicina existe depois a especialidade em genética médica. O médico geneticista especializa-e na prevenção, diagnóstico, tratamento e aconselhamento associados a doenças genéticas.

Eu estou longe de ser um expert na área, mas aconselho-te a visitar este tópico, onde há pessoas que percebem muito mais do assunto: Genética

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Instituição
EBSSRP
Olá. Podes seguir um mestrado virado para a genética com esta licenciatura, assim como biologia, bioquímica, biotecnologia, etc. Tens também a hipótese de seguir uma licenciatura mais virada para a genética (ex: genética e biotecnologia na UTAD). Saídas são mais associadas a investigação, que eu saiba.

Também se seguires medicina existe depois a especialidade em genética médica. O médico geneticista especializa-e na prevenção, diagnóstico, tratamento e aconselhamento associados a doenças genéticas.

Eu estou longe de ser um expert na área, mas aconselho-te a visitar este tópico, onde há pessoas que percebem muito mais do assunto: Genética
Muito obrigada pela informação 😊

david603

Membro
Matrícula
22 Março 2018
Boas!
Gostaria de saber qual das Universidades são melhores para tirar o curso de Ciências Biomédicas, entre a Ua ou a Ualg...Á Primeira vista, surgiu-me a ideia de que o plano de estudos na Ualg é mais completo, por exemplo enquanto que nesta faculdade existem cadeiras para cada sistema orgânico e funcional, na Ua há uma cadeira que envolve 3/4 sistemas orgânicos e funcionais. Outro exemplo, passa por haver cadeiras definidas por Histologia, Biologia Celular, Química etc... na Ualg; enquanto que na Ua estão também estas áreas juntas na cadeira "Da Molécula ao Homem". Ou seja, dá-me a ideia de que a Ualg é mais especializada do que a Ua em certos aspetos.

Por outro lado, a Ua está em melhor Ranking a nível nacional, enquanto que a Ualg está numa posição mais inferior... Outro aspeto passa por haver uma cadeira de Biopatologia na Ua, enquanto que na Ualg não se encontra essa cadeira no plano de estudos (e eu se possível, gostaria de ter um curso com o máximo de cadeiras de Fisiopatologia/ Patologia Clínica possível). Também de referir que na Ua encontram-se cadeiras de farmacologia, cadeiras mais teóricas sobre a informação de saúde e sistemas de saúde no nosso país, que no Algarve não se encontra.

Portanto estou um bocado baralhado com qual será a melhor Universidade para tirar este curso...

Aproveito e pergunto também xD! É possível fazer uma cadeira que não se encontre no plano de estudos de determinado curso? Ou seja, acrescentar ao meu próprio plano de estudos uma cadeira que eu queira tirar?

Obrigado:laughing: