Ciencias Biomédicas

viscera

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Ciências biomédicas laboratoriais é uma licenciatura politécnica com o objetivo primário de formar técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica em anatomia patológica, citológica e tanatológica e análises clínicas e saúde pública, com funções regulamentadas pela carreira TSDT. Estando estas funções tabeladas podes consultar no site da ACSS.
Não sei o que é uma licenciatura politécnica... Mas sei que CBL dura 4 anos e as outras duram 3.
Com Ciências Biomédicas laboratoriais podes fazer tudo o que as licenciaturas anteriores permitem fazer e ainda seres TSDT.
Só com os licenciaturas de biotec e CB nunca podes ser TSDT. Dessa forma não poderás trabalhar num hospital ou em cuidados diretos de saúde humana.
CBL permite ter uma cédula profissional exclusiva e as outras não.

viscera

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
É uma licenciatura num instituto politécnico, legalmente é o mesmo que uma licenciatura universitária por isso não há problemas xD
Concordo.
No entanto a Universidade do Algarve também tem CBL.
Atualmente o facto de um curso ser no politécnico ou na Universidade é somente um descritivo acessório.
Paz.

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Concordo.
No entanto a Universidade do Algarve também tem CBL.
Atualmente o facto de um curso ser no politécnico ou na Universidade é somente um descritivo acessório.
Paz.
Por vezes universidades têm escolas politécnicas associadas a elas, não sei se é o caso da UAlg

viscera

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Correto. O que só demonstra a fragilidade das diferenças entre os dois sistemas.

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Não sei o que é uma licenciatura politécnica... Mas sei que CBL dura 4 anos e as outras duram 3.
Com Ciências Biomédicas laboratoriais podes fazer tudo o que as licenciaturas anteriores permitem fazer e ainda seres TSDT.
Só com os licenciaturas de biotec e CB nunca podes ser TSDT. Dessa forma não poderás trabalhar num hospital ou em cuidados diretos de saúde humana.
CBL permite ter uma cédula profissional exclusiva e as outras não.
Eu disse licenciatura politécnica, o que é um facto, para ajudar a perceber a diferença de 4 anos para 3 das licenciaturas universitárias e para explicar a índole mais prática de CBL comparativamente ao foco 100% teórico e não profissionalizante de CB. CB dura 3 anos como qualquer outro curso de ciências universitário porque é uma licenciatura introdutória para ser acompanhada de mestrado num tema de investigação, é Bolonha

viscera

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2019
Sim, concordo.
CBL está mais próxima das suas congéneres com foco profissionalizante como Medicina e enfermagem, ou até das engenharias, arquitetura. Basta perceber se dão acesso a uma profissão diferenciada.

Snarky_Puppy

Membro Veterano
Matrícula
29 Junho 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Universidade de Aveiro
Claro! Se vires os meus comentários no fórum, eu sempre desaconselhei fortemente CB a qualquer pessoa que procura qualquer tipo de prática clínica e explico que são profissões restritas por lei a certos cursos ;). Explico sempre que CB é um curso de introdução para investigação e costumo até ser bastante crítico em relação ao curso, por falta de opções ancilares e por desvalorizar certos ramos da investigação médica em grande necessidade de mão de obra.
Quando entrei neste curso há muitos anos, vi muitas pessoas a entrar ao engano que perderam anos de vida até chegar aos seus objetivos. É muito aborrecido passar por algo assim e é um bocado porque vou a este fórum e procuro ajudar as pessoas a perceber o foco de CB e tomarem uma decisão totalmente informada.

• Like
Reactions: Rafael.

vanessa_2925

Membro Caloiro
Matrícula
2 Dezembro 2018
Boa noite, alguém me consegue dizer como é o curso de ciências biomédicas em Viseu? A nível de aulas, de praxes, etc... É que eu estou no 12 ano e estou a ficar um pouco nervosa por não ter a certeza para onde quero ir...
Será que me poderiam ajudar??