Ciências Biomédicas e Biologia têm um foco na investigação. Com Biologia, no entanto, tens possibilidade de acesso as especialidades de Especialista como Análises Clínicas ou Genética Humana, por exemplo -
Títulos de Especialista em Análises Clínicas, em Genética Humana e em Embriologia/Reprodução Humana – Ordem dos Biólogos. São estágios que fazes depois da licenciatura/mestrado com duração de 2-4 anos e com exames a cada 5 anos para garantir que estás a realizar funções na área. Ciências Biomédicas Laboratoriais, por outro lado, é um curso profissionalizante de 4 anos que permite desempenhar funções reguladas como técnico especialista de diagnóstico e terapêutica com cédula profissional cedida pela ACSS vitalícia.
De notar que ciencias farmacéuticas também permite acesso as especialidades (como Análise Clínicas e Genética Humana) como biologia (mas em CF através da ordem dos farmacêuticos -
Especialidade de Genética Humana) e tens melhores chances de conseguir estágios /formação para essas especialidades com Ciências Farmacêuticas do que em Biologia pois os estágios na ordem dos biólogos são escassos ou requerem 5-10 anos de experiência na área.
Diria que Ciências Farmacêuticas até é preferível quando comparado com os cursos que referiste, não só por permitir desempenhar funções que cursos como Biologia e Ciências Biomédicas também permitem (investigação, ensaios clínicos, áreas mais laboratoriais), mas também por teres acesso a funções reguladas que apenas os mestres em CF conseguem desempenhar (como farmacêutico).
De notar que ciencias biomédicas não permitem acesso a estas especialidades que Biologia e Ciências Farmacêuticas dão acesso. Portanto, o foco de ciências biomédicas é realmente investigação com pontuais saídas na indústria da investigação clínica.
Já ciências biomédicas Laboratoriais permite acesso a funções como TSDT (técnico superior diagnóstico e terapêutica, funções regulamentadas) que os restantes cursos que referi não dão acesso.
Cada curso tem os seus prós e contras. Todos permitem acesso a investigação académica se for algo que pretendes principalmente em genética. No entanto, nem todos abrem as mesmas portas a nível profissional. O curso que possivelmente te vai abrir mais portas diria até que seria Ciências Farmacêuticas( (inclusive para genética), mas dos cursos que referiste, CBL e Biologia podem ser boas opções. Ciências Biomédicas é uma ótima escolha se pretendes seguir investigação académica.
Ve este tópico para a diferença entre CBL e CB -
Qual é a diferença dos cursos de ciências biomédicas e ciências biomédicas laboratoriais?