Cinema - ESTC e UBI

Tyler Durden

Membro
Matrícula
31 Dezembro 2015
Boa tarde :)
Alguém me pode explicar quais as diferenças entre estes dois cursos? Vantagens/desvantagens em cada um deles, por aí.

Bom dia, escrevo aqui pois encontro-me com dúvidas sobre o curso que devo escolher. A minha maior paixão é o cinema, é o curso que pretendo ir, mas tenho sido fortemente "encorajado" a ir para outro curso, dizem-me que toda a gente que tira o curso de cinema acaba no desemprego, que não vale a pena gastar dinheiro na faculdade a tirar esse curso. Gostaria de saber o que têm a dizer alunos que frequentem ou frequentaram (o que seria ainda melhor) e quais as suas experiências durante e após a licenciatura em cinema, quer na ESTC, quer na UBI, ou mesmo em outra.
Sei que não é um dos cursos mais populares em Portugal, mas gostava de saber as opiniões que quem o frequenta(ou) ou mesmo de quem não o fez mas tem algo a dizer :)

Rapaz, volto a dizer-te mais ou menos o que te disse há um ano, desta vez citando um post meu noutro tópico:

O que eu aconselho a toda a gente em situações parecidas é que sigam as vossas paixões intelectuais pois, se isso não acontecer, serão, muito provavelmente, medianos na alternativa que vos impõem, vão passar o resto da vida a fazer o que não gostam e, como tal, não vão ganhar assim tanto dinheiro, se isso for importante.

As pessoas têm que seguir o que está mais proeminente no seu pensamento: é nisso que vão ser realmente boas e se vão destacar. No resto podem ser medianas, podem sobreviver mas nunca atingirão o patamar onde estarão se escolherem o que realmente querem.

Neste momento não tenho um Mestrado em Engenharia Aeroespacial, não sou Advogado, não tenho dinheiro para comprar mansões, bólides ou iates, mas sou feliz porque faço o que gosto. Escolhe o que gostares mais. O sucesso e o dinheiro depois surgem naturalmente.

Agora cabe-te a ti escolher se queres ter uma vida relativamente estável mas chata ou se queres seguir o que te vai na alma. Para mim, como o meu "mano" Dillaz diz, "Eu prefiro ter uma vida de cão, do que ter uma alma do tamanho dum rato".

Independentemente da tua escolha, força.

Se é realmente o curso de cinema que queres, força nisso !!!
Deves seguir os teus sonhos e aquilo que mais gostas apesar da taxa de empregabilidade ser baixa.
Em relação à faculdade, penso que sem sobra de dúvidas, tens de optar pela ESTC pois é uma escola especializada essencialmente para cinema , tendo uma grande vertente prática, fundamental para este curso.
Além disso, também tem o curso de Teatro o que ajuda imenso, pois mais para o 3º ano , quando é para se fazer filmes /peças já tem os atores.
Como opção e dependendo da tua área de residência e da tua situação financeira, também deves ter em linha de conta o curso de Som e Imagem da Universidade Católica.
Apesar de não ter o nome de "Cinema" vai dar exactamente à mesma coisa sendo uma Universidade muito prestigiada e caracterizada pelos elevados índices de empregabilidade.
Penso que deves retirar a UBI das tuas escolhas
Espero ter ajudado e boa sorte !!!

Alguém que tenha andado no instituto Politécnico da ESMAD no curso de Tecnologia de Comunicação Audiovisual , sabe se este curso na sua saída profissional tem possibilidade no futuro trabalhar em estúdios de cinema e realizar filmes ?

Boas, alguém me podia dar uma luz no panorama em que se encontra este curso e cursos associados? Como por exemplo, quais as melhores instituições para a realização do curso e opiniões gerais?

Desde já, obrigada.

Boa tarde, será que alguém que estuda, ou estudou, na ESTC podia partilhar a sua opinião relativa ao curso de cinema e já agora algumas informações sobre o mesmo (a forma como são dadas as aulas, tipo de projetos realizados,...)