UBI Cinema - UBI

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
Olá Catarina!
No curso de cinema dás muitas coisas que depois te permitem escolher uma área específica daquilo que queres fazer. O curso dá-te a possibilidade mais tarde de seres guionista (fazer os guiões de uma curta ou longa metragem), produtora, realizadora, trabalhar com a imagem, o som, a montagem etc (todas essas informações estão na página do curso no site da UBI).
Em relação ao que fazes no curso, no 1º ano tens cadeiras teóricas no primeiro semestre e cadeiras mais práticas no segundo semestre onde vais iniciar as bases da montagem, da fotografia e do som. No 2º ano, que é para onde eu vou agora, já é mais ligado ao curso porque trabalhas com a realização, produção, aprofundas uma área que tu escolhes dentro de montagem, som e fotografia e também fazes a tua primeira curta obrigatória (podes até já começar a fazer no primeiro ano em alguns trabalhos). O 3º ano não sei muito bem o que fazem mesmo mas tens um projeto final onde vais ter um semestre inteiro para fazê-lo.

Em termos de dificuldades, só tenho a apontar que tens que saber trabalhar em grupo, saber ouvir e deixar-te fazer ouvir. Isto e trabalhares claro, como é um curso artístico pode haver alguma concorrência por parte de alguns.

Se tiveres mais questões não hesites :)

Catarina'

Membro
Matrícula
27 Maio 2015
Olá Catarina!
No curso de cinema dás muitas coisas que depois te permitem escolher uma área específica daquilo que queres fazer. O curso dá-te a possibilidade mais tarde de seres guionista (fazer os guiões de uma curta ou longa metragem), produtora, realizadora, trabalhar com a imagem, o som, a montagem etc (todas essas informações estão na página do curso no site da UBI).
Em relação ao que fazes no curso, no 1º ano tens cadeiras teóricas no primeiro semestre e cadeiras mais práticas no segundo semestre onde vais iniciar as bases da montagem, da fotografia e do som. No 2º ano, que é para onde eu vou agora, já é mais ligado ao curso porque trabalhas com a realização, produção, aprofundas uma área que tu escolhes dentro de montagem, som e fotografia e também fazes a tua primeira curta obrigatória (podes até já começar a fazer no primeiro ano em alguns trabalhos). O 3º ano não sei muito bem o que fazem mesmo mas tens um projeto final onde vais ter um semestre inteiro para fazê-lo.

Em termos de dificuldades, só tenho a apontar que tens que saber trabalhar em grupo, saber ouvir e deixar-te fazer ouvir. Isto e trabalhares claro, como é um curso artístico pode haver alguma concorrência por parte de alguns.

Se tiveres mais questões não hesites :)

Olá!

Em relação ás expectativas que tinhas antes de entrar para o curso, sentiste que criaste muitas expectativas e o curso te desiludiu? Ou, pelo contrário, o curso surpreendeu-te?
A nível de material, a UBI tem bom material, e consegues facilmente requisitá-lo, ou neste aspecto, achas que falha um bocado?

Muito Obrigada!

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
Olá!

Em relação ás expectativas que tinhas antes de entrar para o curso, sentiste que criaste muitas expectativas e o curso te desiludiu? Ou, pelo contrário, o curso surpreendeu-te?
A nível de material, a UBI tem bom material, e consegues facilmente requisitá-lo, ou neste aspecto, achas que falha um bocado?

Muito Obrigada!

Eu tentei não criar muitas expetativas e acabei por ficar surpreendido. Os professores dão-te muita liberdade para fazeres os teus trabalhos e aprendes bastante sobre a área cinematográfica. Só não deves é criar expetativas de que vais aprender tudo o que deves aprender para ser um bom profissional e que vais sair de lá super competente. O curso dá-te todas as bases para aquilo que queres fazer mais tarde. Depois é tudo uma questão de ganhares experiência ao fazeres mais trabalhos. Mas em termos de aprendizagens é bom, há 2 ou 3 cadeiras em que provavelmente não vais aplicar nada mas há outras que te vão ser essenciais.

O material da UBI é de boa qualidade e está em bom estado. Para requisitar o material é super simples, só tens é que ter atenção a não requisitar no momento em que os alunos de 2º e 3ºano não estejam a utilizá-lo para a cadeira de Projeto. Fora disso, há que chegue para toda a gente, desde que se organizem não há problema nenhum.

neh.soares

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2015
ola, o curso de cinema em si é muito difícil e exige demasiado dos alunos? e tem muitas apresentações de trabalhos muito teóricos ou mais testes de avaliação?

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
ola, o curso de cinema em si é muito difícil e exige demasiado dos alunos? e tem muitas apresentações de trabalhos muito teóricos ou mais testes de avaliação?

Olá!
O curso não é difícil mas exige trabalho. Depois há cadeiras que podem ser mais fáceis para ti consoante aquilo que tu já sabes de cinema ou das tecnologias.
Em relação aos trabalhos, vais ter algumas apresentações para fazer, cada vez mais trabalhos para fazer e entregar e normalmente tens frequências em quase todas as cadeiras. Às vezes em vez de uma frequência fazes um trabalho :)

lalala

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2016
Olá :) , sou estudante do 12º ano e estava a pensar candidatar-me para o curso de Cinema na UBI, no entanto, tenho algumas dúvidas em relação aos conhecimentos que preciso de ter adquirido antes de "embarcar nesta viagem", ou seja, devo já dominar programas específicos de edição de filmes? É necessário possuir uma câmara de filmar ou a universidade disponibilizará, se necessário? E por último, no primeiro ano, serão muitos os trabalhos de grupo a realizar?
Obrigado.

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
Olá :) , sou estudante do 12º ano e estava a pensar candidatar-me para o curso de Cinema na UBI, no entanto, tenho algumas dúvidas em relação aos conhecimentos que preciso de ter adquirido antes de "embarcar nesta viagem", ou seja, devo já dominar programas específicos de edição de filmes? É necessário possuir uma câmara de filmar ou a universidade disponibilizará, se necessário? E por último, no primeiro ano, serão muitos os trabalhos de grupo a realizar?
Obrigado.

Olá :)
Teres conhecimentos ajuda mas vais sempre aprender o básico no curso e ensinam-te sempre a mexer em programas a partir do segundo semestre.
A faculdade disponibiliza-te sempre o material que precisares (quando disponível).
E sim há muitos trabalhos de grupo para fazer.

lalala

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2016
Olá :)
Teres conhecimentos ajuda mas vais sempre aprender o básico no curso e ensinam-te sempre a mexer em programas a partir do segundo semestre.
A faculdade disponibiliza-te sempre o material que precisares (quando disponível).
E sim há muitos trabalhos de grupo para fazer.

Obrigado pelas informações, espero que o curso seja tão espetacular como parece :)

Mónica Costa

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2016
Olá! Este ano vou ser caloira, venho de um curso profissional e estou com algum receio de entrar na universidade. O curso de cinema na UBI é o curso que eu queria mesmo entrar, provavelmente não vou pôr mais nenhuma opção. Gostava de saber como é o espírito entre as pessoas do curso, como é em geral dentro da universidade(fácil ou difícil integração) e como é que se vive o espírito académico (praxes e assim...) ?

Jorge Francisco

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Boas maltinha, alguém que se vá candidatar ao curso este ano? Ao pessoal que já se encontra no Curso, sabem como é que vai ser o ensino, se vai ser misto, online ou presencial?