Colocação 2ª escolha

MaryJay

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2018
Fui colocada em Viseu e esta era a minha segunda opção. Sendo que tive notas para entras na minha terceira opção, posso de alguma maneira mudar a minha colocação para depois me matrícular?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Fui colocada em Viseu e esta era a minha segunda opção. Sendo que tive notas para entras na minha terceira opção, posso de alguma maneira mudar a minha colocação para depois me matrícular?
Não, só se te candidatares à 2ª fase.

pedro3

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Boa tarde,
Entrei no curso que tinha escolhido como 1ª opção mas também tenho média de acesso para entrar na 2ª opção.
Posso escolher agora o curso da 2ª opção?
Obrigado.

Ba135

Membro
Matrícula
6 Junho 2018
Curso
Fisiologia Clínica
Instituição
Esald
Boa tarde,
Entrei no curso que tinha escolhido como 1ª opção mas também tenho média de acesso para entrar na 2ª opção.
Obrigado.
Acho que já só podes mudar na 2ªfase

pedro3

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Acho que já só podes mudar na 2ªfase
ok, obrigado.
Mas como tinha média para entrar na 2ª opção, pensei que podia tomar essa decisão agora.
Isto porque estou com dúvidas e acho que agora preferia entrar no curso da 2ª opção.

D

Deleted member 24639

Guest
Boa tarde,
Obrigado.
Não, não podes. Como já foi dito, a única coisa que poderás fazer é tentar a colocação nessa opção na 2ª fase.
Aconselho-te, no entanto, a matriculares-te na opção em que ficaste colocado agora na 1ª, de forma a salvaguardares essa vaga e de, na 2ª fase, te candidatares apenas aos cursos que preferes em relação a esse, dado que, caso fiques colocado na 2ª fase, perdes automaticamente a vaga (a matrícula é anulada).

• Like
Reactions: Raquelindona11

TrunkWill0

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2018
ok, obrigado.
Mas como tinha média para entrar na 2ª opção, pensei que podia tomar essa decisão agora.
Isto porque estou com dúvidas e acho que agora preferia entrar no curso da 2ª opção.
tou na mesma situaçao xD

Kelly Costa

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Olá. Estou com dúvidas em relação á fase de candidaturas.
A situação é o seguinte: fui aceite na universidade que escolhi como primeira opção mas queria ficar na segunda opção. A minha dúvida é posso ficar na segunda opção sem recorrer á segunda fase de candidaturas?

Kelly Costa

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
A situação é o seguinte: fui aceite na universidade que escolhi como primeira opção mas queria ficar na segunda opção. A minha dúvida é posso ficar na segunda opção sem recorrer á segunda fase de candidaturas?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Não, tens de concorrer à 2ª ou à 3ª fase (ou então para o ano).

Dannyus

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Engenharia de Telecomunicações e Informática
Instituição
IST - Taguspark
Não isso não é possivel, tens de mesmo candidatar-te a 2a fase de candidaturas para ficares na segunda opção.

Rui F.

Membro Veterano
Matrícula
3 Julho 2018
Não. Tens de ficar na opção em que ficaste colocada. Se quiseres mudar, tens de concorrer à segunda fase.

Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Engenharia biomedica e biofisica
Instituição
FCUL
Aconselho-te, no entanto, a matriculares-te na opção em que ficaste colocado agora na 1ª, de forma a salvaguardares essa vaga
Uma amiga minha (com problemas financeiros) entrou num curso que não quer na 1.ªfase e quer concorrer para outra na 2.ªfase mas corre o risco de não entrar. Ela tem as seguintes duvidas:
- se ela se inscrever na faculdade que entrou na 1.ªfase e dps concorrer e entrar na 2.ªfase, a faculdade devolve-lhe o dinheiro da matricula?? (inscrição + propinas)
- se ela quiser desistir do curso (se não gostar) terá de continuar a pagar até ao final do ano ou deixa de pagar a partir do momento que desiste? Thanksss

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Raquelindona11
- se ela se inscrever na faculdade que entrou na 1.ªfase e dps concorrer e entrar na 2.ªfase, a faculdade devolve-lhe o dinheiro da matricula?? (inscrição + propinas)
Não. O valor da propina é transferido para a nova colocação. O restante é perdido.
- se ela quiser desistir do curso (se não gostar) terá de continuar a pagar até ao final do ano ou deixa de pagar a partir do momento que desiste?
Isso depende das condições de anulação da matrícula da instituição em causa, à qual deverá colocar essa questão.

D

Deleted member 24639

Guest
Uma amiga minha (com problemas financeiros) entrou num curso que não quer na 1.ªfase e quer concorrer para outra na 2.ªfase mas corre o risco de não entrar. Ela tem as seguintes duvidas:
- se ela quiser desistir do curso (se não gostar) terá de continuar a pagar até ao final do ano ou deixa de pagar a partir do momento que desiste? Thanksss
Em primeiro lugar, se ela estiver à espera de resposta relativa a candidatura a bolsa de estudo, ela pode esperar até receber a bolsa para fazer o pagamento das propinas (caso se confirme que tem direito a bolsa), sendo que, nesta situação, ela nem sequer teria que pagar nada na opção de 1ª fase, dado que o processo de avaliação da candidatura à bolsa ainda é demorado.
Em segundo lugar, mesmo que ela tivesse pago algum valor, após fazer a matrícula na 2ª fase, a própria instituição do curso em que ela tinha ficado colocada transfere os valores pagos para a nova instituição.
Depois, se ela desistir do curso e não pagar a totalidade da propina, pelo que sei, perde direito a quaisquer créditos que tenha feito (é como se não tivesse frequentado o curso)... No entanto, não sei se a dívida permanece ou não à instituição.

• Like
Reactions: Raquelindona11
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Engenharia biomedica e biofisica
Instituição
FCUL
Em primeiro lugar, se ela estiver à espera de resposta relativa a candidatura a bolsa de estudo, ela pode esperar até receber a bolsa para fazer o pagamento das propinas (caso se confirme que tem direito a bolsa), sendo que, nesta situação, ela nem sequer teria que pagar nada na opção de 1ª fase, dado que o processo de avaliação da candidatura à bolsa ainda é demorado.
Em segundo lugar, mesmo que ela tivesse pago algum valor, após fazer a matrícula na 2ª fase, a própria instituição do curso em que ela tinha ficado colocada transfere os valores pagos para a nova instituição.
Depois, se ela desistir do curso e não pagar a totalidade da propina, pelo que sei, perde direito a quaisquer créditos que tenha feito (é como se não tivesse frequentado o curso)... No entanto, não sei se a dívida permanece ou não à instituição.
obrigada!

Olá @Raquelindona11

Não. O valor da propina é transferido para a nova colocação. O restante é perdido.

Isso depende das condições de anulação da matrícula da instituição em causa, à qual deverá colocar essa questão.
okk obrigada!!

Editado por um moderador: