Colocações 2017/2018 - Discussão

Boa madrugada pessoal. Pequena dúvida: as matrículas na universidade do minho são efetuadas presencialmente ou posso fazê-la online em casa?

--- Post atualizado ---

Boa noite, tenho uma dúvida em relação a colocação na 1 fase. Eu candidatei me ao instituto politécnico de Setúbal a enfermagem e usei a preferência regional. Como tal meti essa opção em primeiro e tinha nota de candidatura de 132,2. Acontece que agora fui ver a lista dos candidatos e a nota do último candidato com preferência regional foi 132,2. Por curiosidade fui ver todos os candidatos e vi que antes de mim estava um rapaz com a mesma média do que eu mas que tinha colocado esta opção em segundo. Qual foi o critério que usaram?
Desde que a primeira opção usufrua de preferência regional, a segunda, terceira, etc. também usufruem.

Ou seja, 2 cenários:
1: 1a opção com pref regional, 2a opção TEM pref regional
2: 2a opção sem pref regional, 2a opção NÃO tem pref regional
@fraser, já agora uma questão à parte e não relacionada com os critérios de desempate: Se um aluno colocar a primeira opção sem preferência regional e a segunda opção com preferência regional, a preferência regional tem efeito sobre a segunda opção ou não?

Pessoal, tenho uma dúvida, entrei na minha segunda opção mas acho que neste momento preferia ter entrado na minha terceira opção e tenho nota para a minha terceira opção. Neste caso sou obrigado a inscrever-me no curso onde fui colocado ou posso inscrever-me no outro curso ?

Pessoal, tenho uma dúvida, entrei na minha segunda opção mas acho que neste momento preferia ter entrado na minha terceira opção e tenho nota para a minha terceira opção. Neste caso sou obrigado a inscrever-me no curso onde fui colocado ou posso inscrever-me no outro curso ?
Não és obrigado, mas perdes a vaga no curso que entraste. O que podes fazer é ir à 2° fase de candidatura e colocar a tua 3° opção desta vez logo na 1° opção de forma a entrar. No entanto, é ideal que faças a matrícula no curso que entraste de forma a garantir essa vaga e tentar na mesma ir à 2° fase nesse tal curso. A 2° fase de candidatura decorre de 11 a 22 de setembro e os resultados são conhecidos a 27 de setembro.

• Like
Reactions: davis
olá, estou há horas à procura disto e ainda não consegui perceber ...
As vagas de 2ªfase são só as que não foram preenchidas na 1ªfase? Ou as universidades também abrem vagas mesmo para segunda fase?

Boas pessoal, alguém me explica como funciona a preferência regional ? Será que vale mesmo a pena colocar ? Eu sou de Lisboa e estou a pensar entrar na nova da caparica... devo meter na minha 2 fase de candidatura ?

Parabéns a todos que entraram no que queriam!
Infelizmente para mim não correu bem o que se torna mais frustrante por partilhar a média do último colocado. De qualquer modo, não estou minimamente satisfeita com o sítio onde entrei e irei realizar a candidatura à segunda fase, mas tenho uma dúvida: Vale a pena fazer a inscrição no curso em que entrei? Ou é possível voltar para o secundário e fazer melhorias?

Infelizmente para mim não correu bem o que se torna mais frustrante por partilhar a média do último colocado. De qualquer modo, não estou minimamente satisfeita com o sítio onde entrei e irei realizar a candidatura à segunda fase, mas tenho uma dúvida: Vale a pena fazer a inscrição no curso em que entrei? Ou é possível voltar para o secundário e fazer melhorias?

Tu é que sabes... eu não sei especificamente qual o curso que estás, mas tens de pensar nas seguintes alternativas:
1- Ou tentas a 2ª e a 3ª fase para tentar entrar no curso que queres (se for um curso com procura, tenderá a subir a média de acesso, mas não perdes nada)
2 - Voltas para o ensino secundário e tentas melhorar a nota dos exames nacionais (penso que não poderás melhorar notas internas, apenas podes fazer os exames e depois a nota interna fica igual à nota do exame ou algo assim... - informa-te melhor sobre isto que não sei explicar muito bem)
3 - Podes ir para o curso, tentar tirar boas notas e no final do 1º ano pedir transferência através de um concurso que existe chamado regime de mudança de curso/par/instituição, devendo tomar em atenção os requisitos que a faculdade de destino exige para a transferência e quais os critérios de seriação dos candidatos

É asneira a sério, porque ao fazeres isso vais estar a tirar uma vaga a uma pessoa e pode ser algo chato para alguém, simplesmente pões a opção que tu queres ou as opções. No meu caso eu apenas meti uma e entrei, não há necessidade de metermos coisas à toa, ao fazermos isso podemos estar a lixar outros que por uma décima não entraram.
Não é obrigatório colocar as 6 opções?
--- Post atualizado ---
Basta que coloques as opções que queres entrar. Não percebi o objectivo de colocares as outras. :sweatsmile:
Para ter mais hipóteses de entrar no curso que quero. Não são obrigatórias as 6 opções?

upload_2017-9-10_10-43-40.gif

Acho que toda a gente adorou ver este indivíduo, ontem! :P De novo, muitos parabéns a todos! A quem possa ainda não ter conquistado o seu objetivo, não desistam nunca! Para o ano conseguem! ;)

Não é obrigatório colocar as 6 opções?
--- Post atualizado ---

Para ter mais hipóteses de entrar no curso que quero. Não são obrigatórias as 6 opções?

Não, eu fui só com uma opção e consegui, as opções sinceramente servem mais para das duas uma, ou por cursos aproximados, ou o mesmo curso em diferentes faculdades.

Eu acho que se não estás satisfeita não devias fazer inscrição, segue o que tu queres e não penses que por perderes um ano é o fim do mundo, acredita. Eu demorei dois anos para entrar na faculdade e consegui, como muitos dizem, nunca desistas dos teus objetivos!

Pessoal, preciso de ajuda. Entrei em eletrotécnica no ist, mas o que eu gostava mesmo era mecânica. É fácil mudar para mecânica ao fim de um ano? Ou aconselham a candidatar-me à 2 fase na fct?