FCTUNL Colocado em Engenharia Informática na FCT NOVA - dúvidas

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Olá,

Fui colocado em Engenharia Informática na FCT NOVA pelo concurso especial para titulares de curso superior. Gostaria de saber como é o primeiro ano em termos de dificuldade, trabalho, avaliação, colegas, professores, instalações. Alguém que me possa fazer um resumo e, em particular, falar um pouco de cada cadeira?

Obrigado!

Como ninguém responde, posso tentar dar uma ajudinha. Tenho o meu filho na FCT NOVA noutro curso e conheço bem um aluno do curso de Engenharia Informática - vai agora para o 3º ano. Em relação às instalações e ambiente, creio que não há nada de errado. Tanto o meu filho como o outro miúdo adoram frequentar a FCT - bom ambiente entre os colegas, boas instalações (alguns edifícios estão a precisar de umas remodelações, mas isso sou eu quem diz - eles não parecem incomodados com isso). Há uma cultura de entreajuda nos vários cursos - tenho informação de que os veteranos ajudam muito os caloiros e mesmo as turmas entre si também são muito próximas. No curso de Engenharia Informática há muitos alunos (mais de 160 em cada ano) e não há tanta proximidade entre todos os alunos, mas creio que ninguém fica para trás por falta de apoio de outros colegas.

Em relação aos docentes, como sempre, há uns que são muito prestáveis e outros que nem por isso. O quadro docente é muito bom, mas há prof. um pouco mais difíceis. Sei que na cadeira de matemática discreta há muitas dificuldades por causa do docente regente da cadeira. Mas não é nada que não se faça.

Pelo que percebi, o curso de engenharia informática é muito trabalhoso e por vezes é difícil conciliar o estudo de algumas cadeiras com os trabalhos exigidos noutras. O tal aluno que conheço teve dificuldades no 1º semestre porque entrou apenas na 2ª fase e perdeu alguma matéria, tendo sido muito difícil recuperar. Optou por fazer umas duas cadeiras no ano seguinte, para ficar mais aliviado.

A avaliação costuma ser contínua, com testes e trabalhos práticos. Se não transitam na avaliação contínua, vão obrigatoriamente a exame.

Claro que, como todos os cursos superiores, tem um grau de dificuldade mais elevado, mas o truque, pelo que já vi, é manter o estudo em dia - ou seja, rever diariamente ou semanalmente as matérias lecionadas e treinar muito, fazer muitos exercícios, etc. Há partilha, tanto da parte do docente da cadeira como de outros colegas, de material para apoio ao estudo, pelo que é possível fazer exercícios e praticar diariamente. Se mantiverem este trabalho "em dia" dentro dos possíveis (digo já que não é viável fazerem todos os exercícios propostos para todas as cadeiras - simplesmente não há tempo - mas podem fazer alguns) conseguem acompanhar a matéria e ter notas razoáveis ou até boas nas cadeiras.

Espero ter facultado alguma informação útil. Entretanto pode ser que venha aqui alguém que efetivamente frequente o curso.

Boa sorte!

@Teresa P.

Obrigado pelas informações.

Se a avaliação é contínua presumo que as aulas práticas sejam obrigatórias?

O meu maior receio são as cadeiras de matemática porque a última vez que tive matemática foi no 1.º semestre do 1.º ano do MI em Ciências Farmacêuticas. Será que devo fazer uma revisão das matérias relevantes do secundário antes das aulas começarem em Outubro? Não quero aterrar de pára-quedas, digamos assim.

Em relação a conhecimentos prévios de informática, estou em desvantagem por não ter conhecimento algum de linguagens de programação e afins? Os profs. assumem que já se sabe alguma coisa?

A frequência é obrigatória em algumas cadeiras, tanto nas práticas como nas teóricas. É sempre específico de cada cadeira. Agora com as aulas online nem sempre são tão exigentes com as presenças, mas depende do docente.

As cadeiras de matemática são complicadas e a matéria é diferente da do secundário. Mas as bases são essas. Acho que não perdes nada em reveres algumas coisas.

Em relação a conhecimentos prévios de informática, os docentes não assumem que já se sabe alguma coisa - para eles todos os alunos partem do zero. A matéria é dada com esse pressuposto.

Olá,

Fui colocado em Engenharia Informática na FCT NOVA pelo concurso especial para titulares de curso superior. Gostaria de saber como é o primeiro ano em termos de dificuldade, trabalho, avaliação, colegas, professores, instalações. Alguém que me possa fazer um resumo e, em particular, falar um pouco de cada cadeira?

Obrigado!
Olá,
A Teresa já respondeu basicamente a tudo, vou só acrescentar algumas coisas
- Ao contrário dos outros cursos, informática tem (ao que ao meu ver é uma vantagem) 4 cadeiras por semestre em vez de 5 (nos primeiros 2 anos), o que facilita sempre na hora de estudar. Claro que devido a isso há cadeiras que valem mais créditos do que valeriam se houvessem 5.
- No 1º semestre do 1º ano vais ter 2 cadeiras de informática/eletrotécnica que servem de introdução às áreas e que não requerem qualquer conhecimento prévio. Vais ter também 2 cadeiras de matemática que requer sim conhecimentos do secundário (recomendo-te a rever, principalmente 12º ano).
- Existe tanto um servidor de DIscord como um grupo de whatsapp onde o pessoal se ajuda entre si, podes sempre perguntar as tuas dúvidas lá (tanto referentes ao funcionamento da FCT como sobre matéria).

Não me estou a lembrar de mais nada, se precisares de mais alguma coisa podes me mandar mensagem.

Última edição:
Boa tarde a todos. Tendo em conta que trabalho por turnos, gostaria de saber o que esperar em termos de horário para o 1º semestre de EI na FCT - há manhãs ou tardes livres? A que horas são as avaliações ao sábado e com que frequência? Que cadeiras têm frequência obrigatória? Tenho forma de pedir trocas de horário?

Já agora, a semana de inscrição/recepção do caloiro calha no meu período de férias laborais. Posso ser penalizado se faltar?

Boa tarde a todos. Tendo em conta que trabalho por turnos, gostaria de saber o que esperar em termos de horário para o 1º semestre de EI na FCT - há manhãs ou tardes livres? A que horas são as avaliações ao sábado e com que frequência? Que cadeiras têm frequência obrigatória? Tenho forma de pedir trocas de horário?

Já agora, a semana de inscrição/recepção do caloiro calha no meu período de férias laborais. Posso ser penalizado se faltar?
Olá @berlindes

No 1º semestre, o CLIP (a plataforma usada pela faculdade) seleciona por ti o horário, pelo que é um bocado complicado de te dar uma resposta acertada. Also, o meu primeiro semestre foi um bocado influenciado pela pandemia e a fct adotou um modo híbrido/misto de aulas (aulas teóricas online e aulas práticas presenciais). No primeiro semestre, eu só tinha uma aula teórica na quarta (tipicamente nas quartas ninguém tem aulas à tarde), tinha dois dias em que tinha 3/4 horas de aulas teóricas e estava feito. Nas quintas e sextas, tinha as aulas práticas e costumavam ser das 10 às 16.

Já o segundo semestre (em que já escolhes o teu horário e que já foi totalmente presencial, diria mesmo para te orientares por este horário i guess), eu tinha aulas teóricas na parte da manhã e aulas práticas da parte da tarde. Na quarta, não tinha aulas at all. De resto, tinha aulas das 9:30/10:00 até às 18:00 em dois dias ou até 16:00 nos outros dias.
Quanto às avaliações ao sábado geralmente costumam ser de manhã ou ao final da tarde, da minha experiência. Diria que 50% dos teus testes vão ser em sábados, sadly.

Na FCT tens uma coisa chamada de frequência em que tens de satisfazer uns certos requisitos para estares apt@ para passar. Em Engenharia Informática, as aulas teóricas não tem presença obrigatória e nas aulas práticas vai depender um bocado da cadeira (mas os professores dizem isso logo no início do semestre e mesmo assim podes consultar na plataforma). Em termos de primeiro ano, as únicas cadeiras com presença obrigatória são Análise Matemática I e II (caso não consigas assistir a 2/3 das aulas práticas, perdes a tal frequência). Nas cadeiras tipicamente de Informática, não se costuma ter aulas obrigatórias para efeitos de frequência, sendo esta substituída pela aprovação na parte prática (mais de 9.5 em projetos, que são programas extensos que tens de desenvolver).

Existem sim formas de trocar o horário, basta que encontres uma pessoa que queira mudar para os teus turnos. Depois terás de fazer essa troca na plataforma da faculdade.

Espero ter ajudado e boa sorte :)

• Like
Reactions: berlindes and Rui C
Olá,
O fsantos já disse a maior parte das coisas, vou só corrigir algumas.
- Se conseguires o estatuto Trabalhador Estudante consegues selecionar todos/grande parte dos turnos para conseguires consiliar com o horário de trabalho.
- Com este mesmo estatuto não tens que assistir a tantas aulas práticas (penso que em AM é 50% se tiveres o estatuto)
- Os testes ao sábado são sempre de manhã
Podes faltar à primeira semana sem problema

Última edição:
  • Like
Reactions: berlindes
Muito obrigado a ambos pela ajuda!
Post automatically merged:

Só fiquei com uma dúvida: há teste em todos os sábados? Ou depende? Dá para saber logo no início do semestre quando vão ser os testes?

Última edição:
  • Like
Reactions: Rui C
Muito obrigado a ambos pela ajuda!
Post automatically merged:

Só fiquei com uma dúvida: há teste em todos os sábados? Ou depende? Dá para saber logo no início do semestre quando vão ser os testes?
noo, claro que não vais ter testes todos os sábados ahah

simmmm, os professores marcam logo tudo no início do semestre

• Like
Reactions: berlindes
Eu sei que a pergunta é estúpida, mas no calendário escolar aparecem todos os sábados marcados como avaliação daí a dúvida 😅
está lá apenas como placeholder, não te preocupes, não vais fazer testes todos os sábados :P