Como ninguém responde, posso tentar dar uma ajudinha. Tenho o meu filho na FCT NOVA noutro curso e conheço bem um aluno do curso de Engenharia Informática - vai agora para o 3º ano. Em relação às instalações e ambiente, creio que não há nada de errado. Tanto o meu filho como o outro miúdo adoram frequentar a FCT - bom ambiente entre os colegas, boas instalações (alguns edifícios estão a precisar de umas remodelações, mas isso sou eu quem diz - eles não parecem incomodados com isso). Há uma cultura de entreajuda nos vários cursos - tenho informação de que os veteranos ajudam muito os caloiros e mesmo as turmas entre si também são muito próximas. No curso de Engenharia Informática há muitos alunos (mais de 160 em cada ano) e não há tanta proximidade entre todos os alunos, mas creio que ninguém fica para trás por falta de apoio de outros colegas.
Em relação aos docentes, como sempre, há uns que são muito prestáveis e outros que nem por isso. O quadro docente é muito bom, mas há prof. um pouco mais difíceis. Sei que na cadeira de matemática discreta há muitas dificuldades por causa do docente regente da cadeira. Mas não é nada que não se faça.
Pelo que percebi, o curso de engenharia informática é muito trabalhoso e por vezes é difícil conciliar o estudo de algumas cadeiras com os trabalhos exigidos noutras. O tal aluno que conheço teve dificuldades no 1º semestre porque entrou apenas na 2ª fase e perdeu alguma matéria, tendo sido muito difícil recuperar. Optou por fazer umas duas cadeiras no ano seguinte, para ficar mais aliviado.
A avaliação costuma ser contínua, com testes e trabalhos práticos. Se não transitam na avaliação contínua, vão obrigatoriamente a exame.
Claro que, como todos os cursos superiores, tem um grau de dificuldade mais elevado, mas o truque, pelo que já vi, é manter o estudo em dia - ou seja, rever diariamente ou semanalmente as matérias lecionadas e treinar muito, fazer muitos exercícios, etc. Há partilha, tanto da parte do docente da cadeira como de outros colegas, de material para apoio ao estudo, pelo que é possível fazer exercícios e praticar diariamente. Se mantiverem este trabalho "em dia" dentro dos possíveis (digo já que não é viável fazerem todos os exercícios propostos para todas as cadeiras - simplesmente não há tempo - mas podem fazer alguns) conseguem acompanhar a matéria e ter notas razoáveis ou até boas nas cadeiras.
Espero ter facultado alguma informação útil. Entretanto pode ser que venha aqui alguém que efetivamente frequente o curso.
Boa sorte!