Olá, boa tarde,
obrigado pela tua mensagem. De facto, Teorias Sociológicas I é uma cadeira onde os estudantes, sobretudo do 1.º ano, revelam algumas dificuldades, dada a carga teórica de estudo que implica. Todavia, a UC é, sem dúvida, extremamente relevante para toda a Licenciatura em Sociologia porque explora as condições de afirmação da disciplina enquanto ciência e ciência social, atentando quer aos contextos sociohistóricos e culturais proporcionados quer aos contributos intelectuais que autores anteriores a Comte e aos três clássicos - Marx, Durkheim e Weber - nos forneceram; e, por outro lado, pretende que se analise, de uma forma elaborada, as perspetivas desses três "pais" da Sociologia.
Neste sentido, penso que se torna difícil ler exaustivamente as obras de Marx, Durkheim e Weber: primeiro, porque eles têm muitas e o tempo não é infinito, e depois porque ler um autor diretamente acaba por implicar um conjunto de conhecimentos que às vezes não reunimos no momento da leitura. Por isso, o que te sugiro é acompanhares a cadeira a partir da obra
Capitalismo e Moderna Teoria Social, de
Anthony Giddens. Este livro é excelente para a UC de Teorias Sociológicas I na medida em que, para além de ser, na verdade, o livro que a professora da cadeira (e diretora do curso) Cristina Parente utiliza para estruturar as suas aulas, ele reúne, a partir de Marx, os conhecimentos principais para os objetivos da UC. O livro existe na Internet e podes encontrá-lo e transferi-lo facilmente, caso não o encontres em livrarias físicas ou virtuais. Não precisas de o ler todo, apenas ir acompanhando as aulas com a leitura de determinadas partes que fores percebendo que a professora vai citando.
Admito que foi, aliás, assim que passei à cadeira (e acabei por ter um resultado de 18). Ia às aulas, apontava o que a professora Parente dizia e depois lia as partes respetivas do
Capitalismo e Moderna Teoria Social que me ajudavam a organizar a matéria. Até porque, como verás, Giddens é um autor contemporâneo (ainda vivo) que surgirá em algumas das UC. Ele tem uma escrita simples, tendo em conta todos os autores que irás dar, e explica muito bem estas teorias dos clássicos.
De resto, não sei já conheces, mas o curso de Sociologia da FLUP tem um Núcleo de Estudantes chamado "NASP" - Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto. Entre outros instrumentos de amplificação de conhecimento sociológico, o NASP possui uma
drive com apontamentos, textos, exercícios, trabalhos, exemplos de exames de anos anteriores e respostas a esses exames. Eu pertenci ao NASP no ano passado e organizei essa
drive, de modo a que a mesma tivesse mais e melhores materiais e estivesse disposta em pastas arrumadas. Assim, através do
link que partilharei no final desta mensagem, ou da página de Facebook do NASP, poderás aceder à
drive e ver que materiais existem na pasta de Teorias Sociológicas I. Eu próprio adicionei contributos meus, que eventualmente lá verás, escritos à mão ou digitalmente. No 1.º ano, como não tinha computador, tive de fazer resumos em cadernos, mas a partir do 2.º ano os resumos já se encontram em formato eletrónico.
Espero que tenha sido esclarecedor nestas, digamos, indicações e que elas te ajudam a estudar para a UC. Se tiveres outros colegas na mesma posição que tu, ou que gostariam de colocar outras dúvidas, podes partilhar esta mensagem com eles ou encaminhá-los para mim, que lhes responderei com todo o prazer :).
Qualquer outro(a) pedido ou dúvida não hesites também :).
Tudo de bom!
Link (
drive - NASP):
Sociologia Help - Google Drive