Com uma licenciatura diferente de Engenharia e um mestrado em Engenharia - posso exercer Engenharia?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Dora Mendes

Membro
Matrícula
9 Junho 2016
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Évora
Boa noite!

Com um licenciatura em Biologia (ciências da vida) e um Mestrado em Engenharia (por exemplo, Eng. Química), posso exercer como Engenheira? Como é que funciona?

Obrigada!

Dannyus

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Eng. de Telecomunicações e Informática
Instituição
IST - Taguspark
Boa noite!

Com um licenciatura em Biologia (ciências da vida) e um Mestrado em Engenharia (por exemplo, Eng. Química), posso exercer como Engenheira? Como é que funciona?

Obrigada!
Olá Dora!

Não tenho a certeza disto mas agradecia que alguém confirmasse.

Pelo que já falei com os meus professores, alunos com apenas licenciatura em Engenharia é extremamente improvável que consigas entrar na Ordem dos Engenheiros (OE) mas se tiveres mestrado em qualquer área de engenharia podes ser aceite mesmo que a licenciatura não corresponda a tal.

Se vires o site da OE (Ordem dos Engenheiros):
Podem candidatar-se à admissão como membro da Ordem dos Engenheiros todos os titulares de licenciatura, mestrado ou equivalente legal, em cursos de Engenharia [...]
No site da OE tens lá listas dos cursos aceites e seria melhor contactares a OE para esclareceres a tua dúvida visto ser tão especifica.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
C Mestrado em gestão de empresas (com uma licenciatura em turismo) sim ou não? Ciências Económicas e Empresariais 1
Ângela0104 Uma pessoa licenciada em educação basica pode trabalhar numa creche? (apenas com licenciatura) Educação 1
S Entrada na Universidade já com uma licenciatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
E passar para o 12.º ano, com uma disciplina por fazer. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
voidlessmind Se eu for à 2ª Fase posso acabar com uma nota mais baixa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Juam Concorrer com apenas uma prova ingresso? Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Mais uma com o sonho de Medicina... Saúde 19
Gonçalo Inácio Procuro quarto em Lisboa com uma renda mensal a rondar os 250 euros com despesas incluídas Alojamento Universitário 3
B Com que nota fico a uma disciplina de 11º visto que repeti o exame no 12º? Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Entrar na universidade com negativa a uma disciplina Concurso Nacional e Locais - Público 5
M Mesmo com muito esforço... passar de uma graduacão em ciênciais sociais , para uma pós em exactas Ensino Superior 0
P Espanhol endirecto.com 1 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
K Estou muito desmotivada com o meu curso de mestrado Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
Maria Clara Pereira Livros do professor com soluções completas Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
S Fichas com exercícios sobre Fernando Pessoa Ortónimo Ensino Secundário 0
H Mestrado com 1 cadeira em atraso Ensino Superior 1
M Mudar de curso com 18 anos Ensino Secundário 4
A mudar de curso? indecisão com direito Ensino Superior 3
marina c Boas Festas aos colegas do Uniarea e um novo ano com sucesso e Fé na Vacina Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
M Pedido de testes com solucões HCA Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Redação/Texto português 12ºano com 18-20 valores Ensino Secundário 3
Daniel Freire Soluções endirecto.com 2. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
howlingmad2001 Situação estúpida com professor Ensino Superior 1
S Procuro professor particular com urgência Ensino Superior 1
B Terminar o 12 ano com disciplina em atraso Ensino Secundário 1
R Como fazer mudança de curso, com equivalências? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Turma com 0 pessoas com as quais me identifico Ensino Superior 2
M Alguém me pode ajudar com Python? Ensino Superior 3
Ângela0104 Educação básica é necessário mestrado para trabalhar numa creche? fiquei com duvidas Educação 2
Vanessa1 Fico com a disciplina feita? Ensino Secundário 1
Piwesss Acesso ao Ensino Superior apenas com Provas de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
horta48 Planeta com vida 11 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Quelra ISCTE Dúvida com horários no ISCTE ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 5
6 AlGUÉM ME PODE ENVIAR AS RESOLUÇÕES DO CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA- NOVO ESPAÇO- 12ºANO!!! EMAIL: inesmartins006@gmail.com Arquivo 1
J Preciso do manual do professor (soluções)do livro Raio-X 10 se tiverem mandem para este email:cdebodareja@gmail.com Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
K Alguém arranja soluções do manual santillana de Biologia - Planeta com Vida 12? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
V Cursos com melhores saídas na área das ciências e saúde Ciências 2
I UBI Confusão com os horários - UBI Universidade da Beira Interior 1
MariaaPinto Não-colocado na 2ª fase com média superior a último colocado Concurso Nacional e Locais - Público 7
Alexandra|M Ajuda com ebooks Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
G Cursos que compartilhem cadeiras com engenharia informática Tecnologias 3
G Melhoria de Nota Interna com Exame 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 33
Carlos_Costa Licenciatura com menor. Ensino Superior 2
I FLUP Dúvida com matrícula na FLUP Universidade do Porto 1
Alexadre Problema com os ramos do curso Ensino Superior 12
J Problema com a bolsa de estudo Bolsas e Residências 1
A Ajuda com Os Maias Ensino Secundário 0
Ricardo Silva11 Cursos com cadeiras semelhantes a Ciências Farmacêuticas Ciências 7
ruben ressurreição Como entrar pro ensino superior com curso profissional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Problemas com a bolsa de estudo Bolsas e Residências 1