Começar a 2ª licenciatura com 22anos

TheArtist

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2018
Curso
Pintura
Instituição
Belas Artes ULISBOA
Bons dias amigos, tenho aquela dúvida de quem ainda não ligou para a entidade que manda nisto do ensino superior. a questão é a seguinte: sou aluna do 2º ano de pintura pela FBAUL (e este curso são 4 anos) (Shout out para os meus amigos das artes) e honestamente estou a ponderar terminar esta licenciatura e fazer outra. quando acabar pintura terei 22 anos, o que faz de mim inapta para o regime de maiores de 23. se eu quiser fazer um curso, lets say Ciências Políticas e Relações internacionais na Nova de Lisboa terei que concorrer pelo concurso nacional de acesso e fazer os exames nacionais ou existe uma maneira qualquer de me candidatar ao curso, visto que já não irei com o 12º ano feito mas sim uma licenciatura... há sempre a possibilidade de trabalhar um ano e esperar pelos 23 mas não é o meu plano ideal.

Obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @TheArtist, bem-vinda ao fórum,
Bons dias amigos, tenho aquela dúvida de quem ainda não ligou para a entidade que manda nisto do ensino superior. a questão é a seguinte: sou aluna do 2º ano de pintura pela FBAUL (e este curso são 4 anos) (Shout out para os meus amigos das artes) e honestamente estou a ponderar terminar esta licenciatura e fazer outra. quando acabar pintura terei 22 anos, o que faz de mim inapta para o regime de maiores de 23. se eu quiser fazer um curso, lets say Ciências Políticas e Relações internacionais na Nova de Lisboa terei que concorrer pelo concurso nacional de acesso e fazer os exames nacionais ou existe uma maneira qualquer de me candidatar ao curso, visto que já não irei com o 12º ano feito mas sim uma licenciatura... há sempre a possibilidade de trabalhar um ano e esperar pelos 23 mas não é o meu plano ideal.
Poderás concorrer pelo concurso especial para titulares de outros cursos superiores (ou seja, licenciados, mestrados, pós-graduados, etc.)

srb6

Membro Veterano
Matrícula
29 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS

Obrigada :)
Olá! E tanto quanto sei também ficarás inapta para o regime de maiores de 23 assim que tiveres uma licenciatura. Para os licenciados existe o concurso especial para titulares de outros cursos superiores como disse o Davis e, claro, tens sempre o concurso nacional onde precisas dos exames nacionais :blush:

• Like
Reactions: davis

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Boa Tarde,

escrevo aqui porque tenho uma dúvida estou a tirar uma licenciatura em Comunicação Empresarial numa privada, já vou passar parra o 3º ano. No entanto por causa do ambiente da faculdade incluindo colegas e professores e até a estrutura do curso estou insatisfeita com o curso de algum modo.
Por isso quando acabar este curso estou a pensar tirar ou outra licenciatura ou um mestrado. Mas caso queira fazer nova licenciatura o que posso fazer relativamente ás provas de ingresso que já não estão válidas e visto que os programas mudaram. e se for um curso não dentro da mesma área e por vir de uma privada será mais difícil pela forma de Titular de outros cursos superiores.

E se quiser mestrado noutra área como se processa, é possível tirar de uma área diferente?
Mais uma coisa tenho 21 anos, para o ano faço 22 anos por isso acabo com 22 anos, é muito tarde começar um novo curso?

Alguém que tenha acontecido o mesmo que relate a sua experiência relativamente a este assunto.

Porque eu sempre me esforcei muito no secundário e nunca tive boas notas, por isso entrei como aluna externa na faculdade como forma a continuar com a vida para a frente e para não perder mais do que um ano. Eu gosto da minha área de algumas coisas, mas não vejo futuro.

• Like
Reactions: MiguelPM94

MiguelPM94

Burj Khalifa 🗼
Matrícula
5 Setembro 2016
Boa Tarde,

escrevo aqui porque tenho uma dúvida estou a tirar uma licenciatura em Comunicação Empresarial numa privada, já vou passar parra o 3º ano. No entanto por causa do ambiente da faculdade incluindo colegas e professores e até a estrutura do curso estou insatisfeita com o curso de algum modo.
Por isso quando acabar este curso estou a pensar tirar ou outra licenciatura ou um mestrado. Mas caso queira fazer nova licenciatura o que posso fazer relativamente ás provas de ingresso que já não estão válidas e visto que os programas mudaram. e se for um curso não dentro da mesma área e por vir de uma privada será mais difícil pela forma de Titular de outros cursos superiores.

E se quiser mestrado noutra área como se processa, é possível tirar de uma área diferente?
Mais uma coisa tenho 21 anos, para o ano faço 22 anos por isso acabo com 22 anos, é muito tarde começar um novo curso?

Alguém que tenha acontecido o mesmo que relate a sua experiência relativamente a este assunto.

Porque eu sempre me esforcei muito no secundário e nunca tive boas notas, por isso entrei como aluna externa na faculdade como forma a continuar com a vida para a frente e para não perder mais do que um ano. Eu gosto da minha área de algumas coisas, mas não vejo futuro.
Sim é. Eu próprio quando acabar o curso onde estou, estou a pensar em dois mestrados, e nenhum deles é na faculdade onde estou atualmente mas sim na FEP ou na FEUP.

Eu estive em Gestão um par de anos, na UM, até decidir que aquilo não era o que eu queria para o meu futuro. Foi uma decisão complicada de tomar, mas eventualmente fiz a mesma. Tirei um ano fora da faculdade onde estive ligado a voluntariado, e depois preparei-me para as provas de ingresso do curso que quis seguir. Consegui entrar e quando o fiz tinha 22 anos, em Setembro passado.
Não acho que seja demasiado tarde, se é aquilo que tu realmente queres. Vejo muitas pessoas com essa idade a entrar no ensino superior, cada vez mais. Dois dos meus melhores amigos na faculdade este ano, até são mais velhos que essa idade e mudaram de curso. Conheço casos que já nem é a primeira mudança de área e que agora finalmente gostam do área em que estão.
Como disse, trata-se do teu futuro, do que pensas fazer para a tua vida, e ainda estás na idade em que podes mudar isso. A correr tudo bem, terás 25 anos quando acabares essa nova licenciatura, não é tarde demais. Convém como sempre enriquecer o currículo com outras coisas (como atividades ligadas à tua instituição, voluntariado, etc.) para te ajudar, mas não te preocupes com isso da idade, não és o único caso e cada vez tenho conhecido mais pessoal a entrar mais tarde a acabar licenciaturas, nas mais diversas áreas.

• Like
Reactions: mariana faria

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
mas quando acabar este curso Comunicação Empresarial porque já passei para o 3º ano, mas não me sinto feliz pelo curso nem com o futuro dele...

Porque a faculdade onde ando tem muito pouca reputação.

• Like

MiguelPM94

Burj Khalifa 🗼
Matrícula
5 Setembro 2016
mas quando acabar este curso Comunicação Empresarial porque já passei para o 3º ano, mas não me sinto feliz pelo curso nem com o futuro dele...

Porque a faculdade onde ando tem muito pouca reputação.
Eu acho que agora mais valia acabares o curso, se já estás no 3ºano. E depois pensarias no que fazer, em que áreas te vias a estar no futuro, e o que precisarias para ir para lá.

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
sim vou acabar.
Mensagem fundida automaticamente:

como é que chegaste á conclusão que não querias gestão?

• Like

MiguelPM94

Burj Khalifa 🗼
Matrícula
5 Setembro 2016
sim vou acabar.

como é que chegaste á conclusão que não querias gestão?
Quando tive cadeiras mais práticas como Contabilidade, e coisas como Micro e Macro. Isso juntamente quando passei um verão no escritório de consultoria e contabilidade do meu padrinho. No meu último semestre na UM, tive uma cadeira em que fizemos um estudo de mercado em que analisamos as coisas noutra perspetiva, sem ligar tanto aos números e identifiquei-me bastante com esse lado empresarial e acabei por me focar em algo que me pudesse proporcionar esse lado e cheguei ao meu curso atual.

• Like

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
pois eu gosto de marketing. por acaso tive contabilidade e micro e macroeconomia e identifico-me até... Agora a parte da comunicação, sociologia e jornalismo sinto-me insatisfeita

• Like

MiguelPM94

Burj Khalifa 🗼
Matrícula
5 Setembro 2016
pois eu gosto de marketing. por acaso tive contabilidade e micro e macroeconomia e identifico-me até... Agora a parte da comunicação, sociologia e jornalismo sinto-me insatisfeita
Acho que devias explorar Economia, Gestão e Marketing como possibilidades. Ver os planos de cursos e tudo isso, ires a possíveis faculdades onde possas entrar pedir informações, mesmo a nível de equivalências e assim.

pdrsousa

Membro
Matrícula
30 Outubro 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Olá Mariana. Se não estás satisfeita com a tua situação atual do curso e queres mudar, força nisso pois nunca é tarde. Já possuo Licenciatura e Mestrado, mas este ano irei começar um mestrado integrado em engenharia na esperança de conseguir uma melhor qualidade de vida. Pensa sempre no que será melhor para ti. Já agora, vou começar o curso com 28 anos feitos. 🙂

• Like

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
Sim já pensei isso.... mas Marketing tive sempre 17

Sim, mas eu vou passar para o 3º e como disse o meu curso é muito abrangente tem muitas áreas. e há algumas que gosto como marketing, economia, contabilidade...

• Like

MiguelPM94

Burj Khalifa 🗼
Matrícula
5 Setembro 2016
Sim mas o problema é entrar...
Tens de explorar as várias hipóteses e dares o teu melhor. Não desistas antes de tentar. Eu quando sai de Gestão, reparei que as médias tinham disparado completamente desde a altura em que tinha entrado a primeira vez no ensino superior e fiquei bastante assustado. Mesmo assim, dei o meu melhor na PI e foi o suficiente para entrar.

mariana faria

Membro Veterano
Matrícula
30 Agosto 2015
mas eu entrei numa privada porque eu andei mais um ano a tentar acabar o secundário e não acabei. por isso entrei na faculdade sem o 12º ano e fiz o 1º ano em simultâneo.