Como é que funciona trocar de curso na FLUP?

Doktoramentz

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2024
Neste momento estou no primeiro ano de arqueologia e sinceramente não estou a gostar do curso, apenas coloquei caso não conseguisse entrar em história, eu gostaria de seguir uma carreira de professor, mas com o curso de arqueologia é algo que não consigo fazer e praticamente não sinto nenhuma vontade de continuar neste curso.

Gostaria de saber se tenho que fazer cadeiras isoladas de história para depois seguir um mestrado de ensino ou vale mais a pena tentar ingressar tanto em história ou se existe outra pessoa para seguir esse caminho de tentar ser professor.

Obrigado a quem tentar ajudar.

Olá.
eu gostaria de seguir uma carreira de professor
Do ensino básico ou secundário, ou do ensino superior?
Gostaria de saber se tenho que fazer cadeiras isoladas de história para depois seguir um mestrado de ensino ou vale mais a pena tentar ingressar tanto em história ou se existe outra pessoa para seguir esse caminho de tentar ser professor.
O caminho mais adequado é ingressares na licenciatura em História.
Eventualmente poderias ser professor apenas com a licenciatura, caso não haja professores suficientes com mestrado, mas lá está: licenciatura.

Neste momento estou no primeiro ano de arqueologia e sinceramente não estou a gostar do curso, apenas coloquei caso não conseguisse entrar em história, eu gostaria de seguir uma carreira de professor, mas com o curso de arqueologia é algo que não consigo fazer e praticamente não sinto nenhuma vontade de continuar neste curso.

Obrigado a quem tentar ajudar.
Precisas de uma licenciatura no mínimo com 120 ECTS em UCs da área científica de História para ingressares num mestrado em Ensino de 3° ciclo e Ensino Secundário. Os professores de 1° e 2° ciclo precisam de licenciatura em Educação Básica. O mestrado é bastante relevante porque se apenas tiveres uma licenciatura só podes concorrer em concursos locais de escolas que tenham falta de professores e com a legislação actual não podes pertencer aos quadros de escola - ou seja, se só planeares uma licenciatura, provavelmente vais ter mais instabilidade que uma pessoa que tire um mestrado. Dito isto, é mesmo recomendável que escolhas uma licenciatura que te permita o acesso ao mestrado, portanto, ires para História da FLUP seria o ideal. Poderias fazer os créditos "avulso" como sugeres, mas seria muito mais caro do que simplesmente mudares de curso. Podes concorrer novamente pelo concurso nacional e podes também no final deste ano lectivo tentar pelo concurso mudança par instituição/curso. Concorreres aos dois dá-te duas hipóteses de conseguires entrar no curso, o que a meu ver é positivo. Se achares que a tua média está muito distante para conseguires por qualquer um destes cursos, é recomendável nessa situação que repitas provas de ingresso/faças melhoria de notas do secundário. Alguma dúvida, dispõe!

Caso te refiras ao Ensino Superior, a contratação é feita por concursos locais das universidades e tens de ter um Doutoramento na área de História. Se há gente que começa a dar aulas antes? Sim, mas tal como no Ensino obrigatório para realmente pertenceres à carreira tens de ter o grau solicitado, o que te dá mais estabilidade e é mais vantajoso. Para este percurso, até poderias vir de uma licenciatura em Arqueologia e depois um mestrado e doutoramento em História, mas se não estás a gostar do curso, mais vale investires em mudar do que insistir num curso "para não perderes 1 ano". Espero que ajude!

• Like
Reactions: sigis