Olá gente. Este ano vou fazer os tão famosos exames de Biologia e Física e Química. Eu queria muito tirar boa nota já na 1ªfase principalmente a Fisica e Química que é a minha melhor nota. A biologia ainda ando num processo de ver como aquilo funciona mas é claro que queria tirar uma boa nota também (17/18 neste caso). Para os que já obtiveram ótimos resultados, quais foram os métodos que tomaram ao longo do ano? Estudaram nas férias de Natal? Ao longo do ano todo num determinado dia da semana?
Faço das questões da Inês Guimarães as minhas :)
O método que adoptei foi simples mas resultou e obtive bons resultados especialmente a FQ.
Sim, nas férias de natal comecei por rever toda a matéria de bg já lecionada e consegui cumprir esse objetivo. Como tinha testes globais era "obrigada" a colocar em prática esses conhecimentos. Depois nas férias da Páscoa comecei por resolver exames.
Aconselho o livro do MEC para ambas as disciplinas, um é verde e o outro laranja para FQ e BG respetivamente (tem os exames nacionais bem como as soluções detalhadas de todas as opções e breves esquemas para as perg de desenvolvimento), foi uma grande mais valia para mim ainda que só tenha sido lançado já na reta final do estudo para os EN (mas este mês já saiu a nova edição!).
Também defini um dia por semana especifico para este estudo, mas confesso que tive que alterar muitas vezes esses calendários.
Como já foi referido aconselho-te, tal como eu também fiz, a comprares um caderno onde : numa metade resolvas todos os exames nacionais com as posteriores correcções/ anotações e na outra (últimas folhas) apontes todos os detalhes/relíquias que vás encontrando durante o estudo.
Antes de partires para os exames realiza pequenas fichas síntese de cada unidade, ou recorre aos livros do IAVE que também são excecionais.
O importante é percorreres uma grande variedade de exercícios, desta forma irás chegar ao exame e reconhecer facilmente esses mesmos exercícios. Neste exame, por acaso saíram duas perg muito semelhantes a exercícios que tinha feito na véspera do exame.
Quanto a BG, vai dominando a mat, sem decorar, e dps começa a resolver exames, exames, exames! Tem especial atenção aos textos de apoio pq a maior parte das vezes a resposta está lá.
Boa sorte e bom trabalho ;)