Como calcular a média do secundário?

leonorgui05

Membro Caloiro
Matrícula
19 Fevereiro 2023
Curso
Línguas e Humanidades
Boa noite.

Tenho uma dúvida.

Terminei o 12.º ano e vou candidatar-me ao ensino superior. Pedi a ficha ENES e verifiquei que a escola calculou a média somando as notas de todas as disciplinas do 10.º ao 12.º ano, que são 19, e dividiu o resultado por 19. Convertidas numa escala de 0-200 obtiveram 148.

Toda a informação encontrada na Web indica o cálculo da média de forma diferente. Ou seja, é calculada tendo por base a média das médias de cada disciplina anual, bienal e trienal. Por este método dá o resultado de 150.

Pela média da escola a NCES à faculdade que pretendo frequentar (FLUL) é 164,9. Se for pelo segundo método é 166,0.

Se alguém me puder esclarecer sobre qual o método que está correto agradeço.

Grata antecipadamente.

Terminei o 12.º ano e vou candidatar-me ao ensino superior. Pedi a ficha ENES e verifiquei que a escola calculou a média somando as notas de todas as disciplinas do 10.º ao 12.º ano, que são 19, e dividiu o resultado por 19. Convertidas numa escala de 0-200 obtiveram 148.
Entendi que não referes cada disciplina, mas cada ano de cada disciplina (7+7+5). De facto, se calcularam assim, então calcularam mal.
é calculada tendo por base a média das médias de cada disciplina anual, bienal e trienal. Por este método dá o resultado de 150.
Correcto. De acordo com a página 20 do Guia Geral de Exames: https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2023.pdf
A classificação final destes cursos é a média aritmética simples, arredondada às unidades, da classificação final obtida em todas as disciplinas do percurso formativo do aluno, com exceção da disciplina de Educação Moral e Religiosa

Última edição:
  • Like
Reactions: leonorgui05
Boa tarde.

Antes de mais, muito obrigada pelo esclarecimento.

Sim, quando disse “19 disciplinas” referia-me às 19 notas do secundário (7 do 10º ano, 7 do 11.º e 5 do 12.º.

Isto é muito estranho porque nos vários simuladores/calculadoras online onde introduzi as minhas notas do secundário deu-me média de 150. Um deles foi o dos Ginásios Da Vinci. O meu pai telefonou-lhes e disseram que os resultados da sua calculadora costumam coincidir com os das fichas ENES das escolas e que pode ter havido um erro no cálculo por parte da escola.

Boa tarde.

Antes de mais, muito obrigada pelo esclarecimento.

Sim, quando disse “19 disciplinas” referia-me às 19 notas do secundário (7 do 10º ano, 7 do 11.º e 5 do 12.º.

Isto é muito estranho porque nos vários simuladores/calculadoras online onde introduzi as minhas notas do secundário (como o da Inspiring Future) deu-me média de 150. Um deles foi o dos Ginásios Da Vinci. O meu pai telefonou-lhes e disseram que os resultados da sua calculadora costumam coincidir com os das fichas ENES das escolas e que pode ter havido um erro no cálculo por parte da escola.
Olá,
150 é a média certa que devia estar presente na ficha ENES, portanto houve um erro por parte da escola e não dos sites.
Tenta falar com a escola para tentar perceber o problema.

Fiz a reclamação à escola pela discrepância verificada entre a classificação da ficha ENES e os resultados obtidos por mim, efetuados com base no Guia Geral de Exames de 2023 da DGES, e nas calculadoras disponibilizadas online.

O prazo para a candidatura ao ensino superior termina na próxima segunda-feira. Se a escola não responder dentro do prazo o que faço: candidato-me com a nota da ficha ENES que tenho e a escola emite um novo código para proceder à correção (se for esse o caso) na plataforma da candidatura, antes do dia 27, data em que saem os resultados ou aguardo, não faço a candidatura agora, espero pela resposta da escola e faço posteriormente a candidatura já fora do prazo legal?

Fiz a reclamação à escola pela discrepância verificada entre a classificação da ficha ENES e os resultados obtidos por mim, efetuados com base no Guia Geral de Exames de 2023 da DGES, e nas calculadoras disponibilizadas online.

O prazo para a candidatura ao ensino superior termina na próxima segunda-feira. Se a escola não responder dentro do prazo o que faço: candidato-me com a nota da ficha ENES que tenho e a escola emite um novo código para proceder à correção (se for esse o caso) na plataforma da candidatura, antes do dia 27, data em que saem os resultados ou aguardo, não faço a candidatura agora, espero pela resposta da escola e faço posteriormente a candidatura já fora do prazo legal?
Faz a candidatura agora com a nota que tens. Se a escola só corrigir depois de acabar o prazo fazes uma reclamação à DGES para eles te deixarem submeter novamente.