Como calcular a média Ensino Superior

claudettee

Membro
Matrícula
25 Março 2019
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FLUP
Boa tarde. Eu quero ingressar no ensino superior e desse modo gostaria de saber como é que fazemos a média final do secundário e como é feito o cálculo da prova de ingresso.
Obrigada.

Olá.
média final do secundário
É a soma das classificações das disciplinas a dividir pelo número das mesmas (9, se acabaste o secundário, este ano. 8 nos restantes casos), truncada às centésimas.
cálculo da prova de ingresso
Se for só uma, é a nota da mesma. Se for mais, é a média.
---
A nota de candidatura é parte a média do secundário, parte as provas de ingresso, nas percentagens definidas para o par instituição/curso.

A soma das classificações das disciplinas é dos três anos?
Além disso, há cursos em que a nota de candidatura é 65% da média do secundário e 35% da prova de ingresso, nesse sentido, como é que faço?

Olá! Eu o ano passado fiz exames mas não contam para a média interna. Este ano repeti. Eis a minha questão: digamos que eu tive 16 de nota final a uma disciplina, o ano passado consegui 19 no exame e este ano tiro, lets say, 18 e minha nota à disciplina fica 18. Mas posso usar o 19 para prova de ingresso ou tem de ser o 18?

Olá! Eu o ano passado fiz exames mas não contam para a média interna. Este ano repeti. Eis a minha questão: digamos que eu tive 16 de nota final a uma disciplina, o ano passado consegui 19 no exame e este ano tiro, lets say, 18 e minha nota à disciplina fica 18. Mas posso usar o 19 para prova de ingresso ou tem de ser o 18?
Olá.
Usas o 19 como prova de ingresso.

Eu já terminei o secundário ano passado, pelo que para mim continua a não contar, mas pelo que tenho visto quase toda a gente acabou com 18/19 a Educação Fisica ....

Eu tenho uma situaçao semelhante. O ano passado fiz só exame de matematica e no 11º (portanto à 2 anos) fiz o de biologia, este ano vou repetir ambos para me candidatar ao ensino superior. Para a candidatura posso usar so os exames ou a media do secundario ainda entra na equacao? E se este ano a minha nota a biologia de à 2 anos for maior que a deste ano posso candidatar-me com essa?

Sim é verdade… mas acho que não haverá assim uma graaaande subida. Pelo menos espero :)
Pelo que estive a ver, a diferença entre um 10 a EF e um 20 a EF pode ser um valor inteiro na média do secundário. Um pouco preocupante, mas duvido que com as fiscalizações às escolas os professores "estiquem" demais as notas.

Acho muito maior ofensor os exames facultativos e, no caso do ano passado, a quantidade de questões opcionais que subiram as médias a pique.

No entanto, estou esperançoso que as coisas se normalizem um pouco este ano.

• Like
Reactions: iamsuzym
Olá.
O ano passado fiz só exame de matematica e no 11º (portanto à 2 anos) fiz o de biologia, este ano vou repetir ambos para me candidatar ao ensino superior. Para a candidatura posso usar so os exames ou a media do secundario ainda entra na equacao?
Continua a entrar.
E se este ano a minha nota a biologia de à 2 anos for maior que a deste ano posso candidatar-me com essa?
Podes, se fizeste o exame em 2019.

Sim é verdade… mas acho que não haverá assim uma graaaande subida. Pelo menos espero :)
No meu caso há uma subida de 3 valores ( tive 18 no 12º ano em E.F... ou foi 19? ). Não é muito mas... já é algum. 😂

• Wow
Reactions: iamsuzym
a diferença entre um 10 a EF e um 20 a EF pode ser um valor inteiro na média do secundário. Um pouco preocupante, mas duvido que com as fiscalizações às escolas os professores "estiquem" demais as notas.
Estive em 3 escolas diferentes no secundário e nenhuma delas pedia trabalhos escritos, então acho dificil as fiscalizações fazerem algo em relação a educação física. Eu via muito boa gente a ter boas notas a Ed. Fisica sem fazer nada, não julgo porque eu fazia menos ainda, mas eu tenho média de 10.
Se pensarmos que a média de entrada para a faculdade conta 65% a 50% do ensino secundário vemos que no primeiro caso há uma variação de 0,72 de um 10 para um 20, enquanto que nos casos em que o secundário conta 50% há uma variação de 0,55. É o suficiente para deixar uma pessoa de fora. Usei a escala de 0-20 para o ensino regular