Como calcular a média no final do 10 ano?

Ok. obrigado:) Agora, supomos que eu termine 11 ano com positiva a tudo mas depois nos exames de f.q. (por exemplo) eu tiro negativa abaixo dos 9,5 . Como faço se precisar da nota do exame de f.q. para entrar em algum curso na faculdade?

Ok. obrigado:) Agora, supomos que eu termine 11 ano com positiva a tudo mas depois nos exames de f.q. (por exemplo) eu tiro negativa abaixo dos 9,5 . Como faço se precisar da nota do exame de f.q. para entrar em algum curso na faculdade?
Penso que o mínimo exigido é 9,5, por isso ou fazes o exame na 2ª fase e ficas limitado a essa fase de acesso, quando te candidatares à faculdade, ou refazes o exame no próximo ano.

• Like
Reactions: a fish
Estou no 11 ano em ciencias e tecnologias. O meu problema é que eu nao faço ideia de que curso tirar. À pessoas que dizem para eu fazer o que gosto, mas sinceramente nem eu sei o que gosto(nao gosto de nada em especial e se gostar eu ainda nao descobri o que é rsrs). Alguem pode orientar-me em relaçao a este assunto da escolha do curso superior?

Estou no 11 ano em ciencias e tecnologias. O meu problema é que eu nao faço ideia de que curso tirar. À pessoas que dizem para eu fazer o que gosto, mas sinceramente nem eu sei o que gosto(nao gosto de nada em especial e se gostar eu ainda nao descobri o que é rsrs). Alguem pode orientar-me em relaçao a este assunto da escolha do curso superior?
Tens mesmo de tirar algo que gostes, nenhum de nós pode (e deve) opinar sobre isso... O melhor conselho que te posso dar é não deixares que seja a tua média a escolher o curso! ;)

Pois claro tens razão ;) mas por exemplo se eu gostar de um curso que a media seja muito alta e eu nao alcançar essa media fica quase impossivel entrar no curso, logo nesse caso a media é que tera que escolher um outro curso.

Pois claro tens razão ;) mas por exemplo se eu gostar de um curso que a media seja muito alta e eu nao alcançar essa media fica quase impossivel entrar no curso, logo nesse caso a media é que tera que escolher um outro curso.
Isso deveria ser uma grande motivação para subires a média o máximo que puderes! Imagina o prazer de poderes escolher qualquer curso ;)

Olá!
Acabei o 1º período no curso de Línguas e Humanidades com as seguintes notas nas disciplinas:

Português: 15
Filosofia: 16
Inglês: 18
História A: 13
Literatura Portuguesa: 12
Alemão: 15

Sem contar com educação física fiz a média para ver quanto me dava e deu-me 14.83. Queria saber se arredondam a média do 1º período para 15. Também queria saber como é que tudo isto funciona, se as notas do 1º e 2º período vão influenciar as do 3º e saber se ainda posso recuperar (?) E se a média final do 10º ano é a média aritmética simples (?)
Dizem-me que ainda estou no 1º período e não me devo preocupar tanto mas fico um pouco receoso porque em princípio com um 14,83 não consigo entrar em nenhuma universidade.

@José Gouveia Olá :) Em primeiro lugar, não te preocupes mesmo com a "média" que vais ter. O que conta são sempre as notas do 3º período (só). Quanto ao cálculo da mesma, sim é a média aritmética simples, mas só é feita no final do 12º ano, porque aí sim, tens uma média do ensino secundário. Até lá são apenas "estimativas mais ou menos próximas". Em relação ao arredondamento, não é feito para as unidades. A média final é representada na escala 0-200. Por último, com 14,83 entrarias em várias universidades :P Nem tudo "exige" médias >= 17

• Like
Reactions: davis
@José Gouveia Olá :) Em primeiro lugar, não te preocupes mesmo com a "média" que vais ter. O que conta são sempre as notas do 3º período (só). Quanto ao cálculo da mesma, sim é a média aritmética simples, mas só é feita no final do 12º ano, porque aí sim, tens uma média do ensino secundário. Até lá são apenas "estimativas mais ou menos próximas". Em relação ao arredondamento, não é feito para as unidades. A média final é representada na escala 0-200. Por último, com 14,83 entrarias em várias universidades :p Nem tudo "exige" médias >= 17

Então a média do meu 10º ano corresponde só ao 3º período? Mas não convém ter boas notas em todos os períodos para ajudar no final do 12º?

• Like
Reactions: LordKelvin
Então a média do meu 10º ano corresponde só ao 3º período? Mas não convém ter boas notas em todos os períodos para ajudar no final do 12º?
As notas que contam para o efeito de cálculo para acesso ao ensino superior são as de 3º período. (e depois é a média destas classificações, etc.). No entanto claro que é ótimo ter boas notas em todas os períodos, até porque as notas têm de ser justificadas.

Claro, a nota do 3º Período é quase uma média da disciplina durante esse ano :)