Como calcular médio para Ensino Superior depois de Curso profissional

gonsafont

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2023
Não queria saber da escola e agora estou (aos 18 anos) a refazer módulos que deixei para trás. Arrependi-me. Agora quero entrar para a Universidade. Os módulos ficarão com uma nota máxima de 10. Tive boas notas no Estágio e na PAP. Será que uma boa nota no Exames me salvará? Quero entrar para Direito e venho de um curso Profisional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Sendo publicado um novo Guia Geral de Exames todos os anos, na prática, a maior parte costuma ser igual. De acordo com o Guia Geral de Exames de 2023:
A classificação final de curso é o resultado da aplicação da seguinte fórmula:
CFC =0,22*FSC + 0,22*FC + 0,22*FT + 0,11* FCT + 0,23*PAP
Em que: CFC= classificação final de curso, arredondada às unidades; FSC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação sociocultural, arredondada às décimas; FC= média aritmética simples das classificações finais de todas as disciplinas que integram o plano de estudos na componente de formação científica, arredondada às décimas; FT= média aritmética simples das classificações finais de todas as UFCD que integram o plano de estudos na componente de formação tecnológica, arredondada às unidades; FCT= classificação da formação em contexto de trabalho, arredondada às unidades; PAP= classificação da prova de aptidão profissional, arredondada às unidades
Partindo desta CFC, é feita a média (ponderada) com as provas de ingresso (os exames) pedidas pelo curso para obter a tua nota de candidatura. A Faculdade de Direito pública com média de acesso mais baixa ainda assim rondou o 16 no ano passado. Se boas notas nos exames te permitiriam entrar neste curso ou não depende da classificação final que obtiveres.