Como calcular nota de entrada

ines__v

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2022
Tenho algumas dúvidas sobre como é calculada a nota de entrada na faculdade. A minha média interna é algo como 18.6666667, porém na minha ficha enes aparece que é 18.6. Quando faço a minha nota de entrada com o 18.6666667, fico com 18.408, porém quando faço com o 18.6, fico com 18.375, o que pode parecer uma pequena diferença, mas pode significar entrar na faculdade que quero ou não. Como é que é oficialmente calculada a nota de entrada?

Tens que ir ao DGES procurar a formula de calculo.
Se na formula de calculo disser por exemplo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Tens que fazer a média de secundário (o 18.6, não existe 18.666666667) e multiplicar por 0.5 e depois somas esse valor á nota do exame aplicável também esta multiplicada por 0.5, ou seja, (média secundário x 0.5) + (nota exame x 0.5).
Caso a faculdade peça mais que um exame fazes a média aritmética entre os dois e depois multiplicas na mesma por 0.5, ou seja, (média secundário x 0.5) + (((nota exame1 + nota exame 2)/ 2) x 0.5).

Lembrando, o 0.5 apenas existe porque na formula de calculo diz que cada um dos componentes vale 50%, se fosse por exemplo 65:35 ficaria assim:
(media secundário x 0.65) + (nota exame x 0.35).

Tens que ir ao DGES procurar a formula de calculo.
Se na formula de calculo disser por exemplo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

Tens que fazer a média de secundário (o 18.6, não existe 18.666666667) e multiplicar por 0.5 e depois somas esse valor á nota do exame aplicável também esta multiplicada por 0.5, ou seja, (média secundário x 0.5) + (nota exame x 0.5).
Caso a faculdade peça mais que um exame fazes a média aritmética entre os dois e depois multiplicas na mesma por 0.5, ou seja, (média secundário x 0.5) + (((nota exame1 + nota exame 2)/ 2) x 0.5).

Lembrando, o 0.5 apenas existe porque na formula de calculo diz que cada um dos componentes vale 50%, se fosse por exemplo 65:35 ficaria assim:
(media secundário x 0.65) + (nota exame x 0.35).
mas como a média interna é 18.66666667 a nota arredondada não deveria ser 18.7?

Ela disse que "era algo como" pelo que provavelmente foi dito "a olho"
Bom dia!! 💗 Eu disse algo como porque não sabia decor que quantidade de 6s tinha. Mas é 18.6666667. Eu sei como se calcula a média como explicaste, a minha dúvida é se a calculo utilizando o 18.66666667 como minha média interna ou o 18.6, porque acho um bocado injusto para mim usar o 18.6, sendo que a minha nota está mais próxima de 18.7 do que 18.6.
E como disse no meu post, “Quando faço a minha nota de entrada com o 18.6666667, fico com 18.408, porém quando faço com o 18.6, fico com 18.375, o que pode parecer uma pequena diferença, mas pode significar entrar na faculdade que quero ou não.”

Bom dia!! 💗 Eu disse algo como porque não sabia decor que quantidade de 6s tinha. Mas é 18.6666667. Eu sei como se calcula a média como explicaste, a minha dúvida é se a calculo utilizando o 18.66666667 como minha média interna ou o 18.6, porque acho um bocado injusto para mim usar o 18.6, sendo que a minha nota está mais próxima de 18.7 do que 18.6.
E como disse no meu post, “Quando faço a minha nota de entrada com o 18.6666667, fico com 18.408, porém quando faço com o 18.6, fico com 18.375, o que pode parecer uma pequena diferença, mas pode significar entrar na faculdade que quero ou não.”
Fazes com a nota que aparece no DGES e na ficha ENES, se é esse numero que te aparece na calculadora é porque a tua média é 18.666666666666666666 e o 6 aparece infinitamente, por isso é que a tua calculadora apresenta no fim um 7, arredondou porque não tinha espaço para apresentar infinitas vezes 6. A média é sempre arredondada ás décimas (depois na "média final" é que pode ou não passar a ter centésimas).

Última edição:
Bom dia
A média de secundário para acesso ao Ensino Superior é calculada às décimas sem arredondamentos e transformada para a escala de 200. Ou seja, no teu caso em concreto, se a média dá 18,666, a nota de secundário para acesso é 186.
Os arredondamentos são feitos "apenas" no cálculo das médias de cada disciplina nos 2 ou 3 anos de secundário, depois a média final para acesso é fixada nas décimas sem arredondamentos.
Já a média do Secundário para Certificado de Habilitações, por exemplo, é que já é arredondada às unidades e no teu caso será os 19 valores.
Julgo que no Inovar no separador Habilitações terás estas 2 notas: média final e média de acesso.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Bom dia
A média de secundário para acesso ao Ensino Superior é calculada às décimas sem arredondamentos e transformada para a escala de 200. Ou seja, no teu caso em concreto, se a média dá 18,666, a nota de secundário para acesso é 186.
Os arredondamentos são feitos "apenas" no cálculo das médias de cada disciplina nos 2 ou 3 anos de secundário, depois a média final para acesso é fixada nas décimas sem arredondamentos.
Já a média do Secundário para Certificado de Habilitações, por exemplo, é que já é arredondada às unidades e no teu caso será os 19 valores.
Julgo que no Inovar no separador Habilitações terás estas 2 notas: média final e média de acesso.
Vi noutro post
Como calcular a média Ensino Superior
que a média interna deve ser truncada às centésimas, ou seja, 18.66. Colocando doutra forma 186,6, o que faria a minha nota de entrada 184,05. Fazer assim não faz mais sentido? Já que quando vejo as médias dos concorrentes às faculdades é sempre x,0 ou x,5 (por exemplo, 181,0 ou 181,5). Neste caso a minha nota de entrada seria 184,0. Penso eu. Já recebi muitas informações diferentes 😭😭

Eu disse algo como porque não sabia decor que quantidade de 6s tinha
Quantidade de 6? Então não é uma dízima infinita? Deves ter aí 18 + 2/3, que, na forma decimal, 18,(6), a calculadora arredonda para 18,66...67.
mas como a média interna é 18.66666667 a nota arredondada não deveria ser 18.7?
A média é sempre arredondada ás décimas
Essa nota não é arredondada, mas sim truncada.
Já que quando vejo as médias dos concorrentes às faculdades é sempre x,0 ou x,5
A média final de candidatura é arredondada às decimas (no formato 200,0).
Penso eu. Já recebi muitas informações diferentes
Então vou esclarecer-te definitivamente.
Tens aqui o documento oficial, directamente da DGES. Penso que o que te interessa estará na página 24.

Última edição:
Quantidade de 6? Então não é uma dízima infinita? Deves ter aí 18 + 2/3, que, na forma decimal, 18,(6), que a calculadora arredonda para 18,66...67.

Essa nota não é arredondada, mas sim truncada.

Correcto.

A média final de candidatura é arredondada às decimas (no formato 200,0).
Fui fazer simulação de candidatura no site da dges e já entendi tudo.
Tenho de usar o 186 só. E fico com 183,8 de nota de candidatura.

• Like
Reactions: sigis