UBI Como chegar à U.Beira Interior?

LaraDaniela

Membro
Matrícula
25 Junho 2018
Olá.
Alguém me sabe dizer como chegar à UBI desde o Norte ( zona de Braga) utilizando transportes públicos?
Obrigada

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Olá.
Alguém me sabe dizer como chegar à UBI desde o Norte ( zona de Braga) utilizando transportes públicos?
Obrigada
Não muitos transportes públicos para a UBI, pois fica na Covilhã, no interior. A única forma é apanhares a CP mas vais dar uma grande volta, apanhas a linha de Braga mas também vais apanhar a linha de Aveiro em Espinho, passas por Coimbra e vens para cima, isto vendo no google maps. Não compensa muito pois vais demorar cerca 9 horas e gastas muito só para uma viagem de ida. Aconselhava-te a arranjares casa. Pois vai ser um balúrdio.ffjv.PNG
Nesta situação compensa ir de carro mas ainda assim...Também existem carreiras de autocarros no interior, tipo informa-te sobre a rede de transportes da tua zona de autocarros a ver aonde vai. E depois apanha outra rede de transportes, porque acredito que em cada cidade existe uma rede de autocarros que abrange cada conselho. Em Gaia e na Feira, tem duas redes de autocarros, a UTC e a Feirense, e parece que não, mas cobrem vários concelhos, a UTC vai até de Estarreja ao Porto(com 3 linhas) e a Feirense também abrange Arouca e Castelo de Paiva. E depois ai se quiseres apanhas outra carreira e por aí vai...
Mas mais uma vez, é melhor arranjares casa pois não compensa, tanto pelo tempo como pelo dinheiro.Eu conheço uma pessoa que está em Famalicão e é da Feira, é mais perto,comparado com o que te mostrei, mas ao mesmo tempo longe. Ela podia apanhar um autocarro até ao Porto, e depois um comboio,mas compensa?Não.

Última edição:

TheJoker0

Membro
Matrícula
14 Junho 2016
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
UBI
Eu sou de Famalicão, e quando não vou de boleia, vou de autocarro. Comboio não vale a pena. Há uns grupos de boleias da Covilhã no facebook que te podem interessar, é uma cena bastante comum por cá.

LaraDaniela

Membro
Matrícula
25 Junho 2018
Obrigada por todas as respostas. Por acaso sabem se demora muito tempo para tratar do alojamento (residências /casa)?

TheJoker0

Membro
Matrícula
14 Junho 2016
Curso
Engenharia Aeronáutica
Instituição
UBI
As residências penso que são tratadas na matrícula. Quanto a casa podes procurar no Facebook ou então procurar anúncios perto da uni. Na minha altura acho que arranjei rápido, mas fui procurar logo na semana das matrículas, depende da sorte que tiveres.

MedFCS-UBI

Membro Veterano
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Medicina - 5º ano
Instituição
FCS-UBI
Olá.
Obrigada
Penso que a maioria da malta do norte vai de autocarro (Rede de Expressos) ou de boleia. Há um grupo no Facebook para as boleias para a Covilhã em geral, mas algumas cidades têm grupos próprios, e é mais fácil ver nesses grupos. É uma questão de pesquisares.
O comboio está mesmo fora de questão. Infelizmente o troço entre a Guarda e a Covilhã não está em funcionamento, por isso a única hipótese é ir até ao Entroncamento e trocar de linha.
Quanto aos autocarros, aconselho não comprar em cima da hora, porque às vezes os lugares já estão todos ocupados. A única questão é que o último autocarro para o norte é às 17h50, e quando há aulas, por exemplo, até às 18h, é mais chato.
As residências também penso que são tratadas na matrícula, mas deve dar para ainda tratar disso nos serviços de ação social. Quanto a casas é procurar no Facebook/Internet/agências imobiliárias e costumam haver pessoas/anúncios junto ao polo I na semana das matrículas. Normalmente é rápido, é uma questão de dares a resposta ao senhorio e está tratado.