Olá a todos, então há cerca de um mês e meio publiquei aqui que neste ano letivo tinha entrado em Engenharia Informática. No entanto, como já tinha referido depressa me apercebi que não me estou de todo a identificar com o curso e por essa razão quero mudar de área tentando ingressar na área de Gestão ou Economia. Contudo, tenho muito receio de contar aos meus pais esta decisão, por isso, queria perguntar a alguém que esteja desse lado e que já tenha passado por algo semelhante como foi para vocês essa "experiência" e se têm alguma dica que me possa ajudar.
Obrigado

Olá, João!
Não passei por essa "experiência", mas tu conheces os teus pais melhor do que qualquer outra pessoa, pelo que deves ter uma ideia da possível reacção deles. Eu sou sempre apologista de uma conversa sincera. Se achares que a tua mãe vai reagir melhor do que o teu pai, tenta falar primeiro com ela, a sós e tenta que ela te ajude a encontrar a melhor forma de contares ao teu pai. O inverso também se aplica, caso aches que o teu pai irá reagir melhor que a tua mãe.
Na conversa, assume sempre uma postura madura, isto é, não lhes mostres que queres mudar de curso só porque sim. Faz o trabalho de casa e mostra-lhes o que gostas na área da Economia e Gestão e o porquê de não te identificares com Engenharia Informática. Todos sabemos que estudar principalmente no Ensino Superior, é uma grande despesa. Por esse motivo, pondera arranjares um trabalho de Verão ou semelhante, como forma de lhes mostrares que estás empenhado em assumir a tua parte da responsabilidade nesse processo - não sei se são os teus pais quem te paga as propinas, mas se forem, aqui tens uma possibilidade de os "compensares" e mostrares que estás a ser adulto para assumir as tuas escolhas com toda a consciência.
Espero ter ajudado. Boa sorte e sê feliz!