Como correu o exame de Português?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Uma pergunta talvez idiota.
Nas escolhas multiplas eu não separei as perguntas por pagrafo
Pus, por exemplo assim:
1) A 2) A 3) A
Ou seja sem parágrafo, mas dá para perceber. Não tem problema pois não? Nunca diz o exame então não sei
Não tem problema, desde que as perguntas estejam identificáveis.

• Like
Reactions: Miguel C. Sá
Matrícula
17 Junho 2022
Boa noite 🌙🌙🌙!!!!!
A mim, o exame de Português foi péssimo 🤦🤦🤦!!!!
E para piorar a situação temos que esse exame não só não tinha nada sobre Saramago nem tão pouco gramática, isto para não falar nem da "Mensagem" de Fernando Pessoa nem d' "Os Luísadas" de Luís de Camões 🤦🤦🤦!!!!

• Like

Meruem

Membro Veterano
Matrícula
15 Março 2022
Na escolha múltipla do grupo II só errei uma. No grupo I vi agora os critérios e correu mais ou menos... A parte C já foi mais fácil na minha opinião pois sabia bem o que escrever. Espero que dê pelo menos para um 14. 😓
Post automatically merged:

Se "vale-me" é complemento indireto, porque "sustenta-me" não é?
Juro não entendi. Eu fui no "sustenta-me" por causa do vale-me

• Like

Rafael Salgueiro

Membro Veterano
Matrícula
10 Fevereiro 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUL
A primeira do exame ou do grupo II?
a primeira do grupo ii :// as da interpretação eram super easy

Exato, eu também. Queria uma explicação porque ainda não compreendi. 😓
porque o sustenta-me é do género: sustenta... quem? a minha pessoa (-me) - complemento direto. já o "me salta" é: salta. ok, mas a quem? (complemento indireto)

Joana.04

Membro
Matrícula
13 Junho 2022
a primeira do grupo ii :// as da interpretação eram super easy

porque o sustenta-me é do género: sustenta... quem? a minha pessoa (-me) - complemento direto. já o "me salta" é: salta. ok, mas a quem? (complemento indireto)
Sim, realmente tens razão, faz sentido. Mas como sempre aprendi que o complemento direto respondia à pergunta "o quê" tive mais dificuldade

Daniel-

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Agora é que entendi.
nunca te guies por perguntas, essa "técnica" infelizmente é falível. Faz o seguinte: colocas o verbo na terceira pessoa do singular, se o pronome que ficar a complementar o verbo for "-o" ou "-no", então será um complemento direto, se for "lhe" ou "lho" será indireto, ou seja, se tomarmos como exemplo o "me salta", colocando na terceira pessoa do singular ficará "salta-lhe", o que significa que o "me" que substituíste é um comp. indireto, enquanto que se usarmos o exemplo de "sustenta-me", colocando na 3ª pessoa do singular, ficaria "sustenta-o", o que significa que, como o pronome "me" foi substituído por "o", o "me" desempenha função de complemento direto.

Espero ter ajudado alguém com esta explicação.

Joana.04

Membro
Matrícula
13 Junho 2022
nunca te guies por perguntas, essa "técnica" infelizmente é falível. Faz o seguinte: colocas o verbo na terceira pessoa do singular, se o pronome que ficar a complementar o verbo for "-o" ou "-no", então será um complemento direto, se for "lhe" ou "lho" será indireto, ou seja, se tomarmos como exemplo o "me salta", colocando na terceira pessoa do singular ficará "salta-lhe", o que significa que o "me" que substituíste é um comp. indireto, enquanto que se usarmos o exemplo de "sustenta-me", colocando na 3ª pessoa do singular, ficaria "sustenta-o", o que significa que, como o pronome "me" foi substituído por "o", o "me" desempenha função de complemento direto.

Espero ter ajudado alguém com esta explicação.
Ajudaste e bastante, agora finalmente entendi como deveria ter feito!