Como estudar para o exame de Português

André Ca.

Membro
Matrícula
27 Outubro 2018
Boas malta,
Sendo do profíssional, mesmo que não precise, terei de realizar o Exame Nacional de Português.

Podem-me dar dicas de como estudar esta coisa?
Já não me basta o de Matemática ainda tenho de ter este :|

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Boas malta,
Sendo do profíssional, mesmo que não precise, terei de realizar o Exame Nacional de Português.

Alô! Tens aqui a resposta num post sobre a mesma questão. Espero que ajude, boa sorte!

• Like
Reactions: André Ca.

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Obrigado!!
Já agora, "tenho" de ler as obras que podem sair? Ou basta saber o que se trata nelas e personagens, etc.. ?
Ter não tens, podes só ler resumos e estudar por apontamentos, mas ajuda muito, definitivamente. Ficas muito mais à vontade com a história e as personagens. Se não tiveres paciência para ler, tenta audiobooks. Encontras no youtube e é uma grande ajuda porque não tens de estar agarrado a um livro, podes ir ouvindo a história enquanto fazes outras coisas.

• Like

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Pensava que os cursos profissionais não realizavam exames...
Tenta arranjar uma matriz do exame deste ano( que tem a matéria e possíveis temas a ser abordados)
Se o esquema do exame de 2019 for igual ao de 2018 as diferenças para os exames anteriores é enorme( dois textos, gramática diferente, cotações diferentes e sinceramente o dobro da dificuldade)

• Like

André Ca.

Membro
Matrícula
27 Outubro 2018
Ter não tens, podes só ler resumos e estudar por apontamentos, mas ajuda muito, definitivamente. Ficas muito mais à vontade com a história e as personagens. Se não tiveres paciência para ler, tenta audiobooks. Encontras no youtube e é uma grande ajuda porque não tens de estar agarrado a um livro, podes ir ouvindo a história enquanto fazes outras coisas.

Pensava que os cursos profissionais não realizavam exames...
Tenta arranjar uma matriz do exame deste ano( que tem a matéria e possíveis temas a ser abordados)
Se o esquema do exame de 2019 for igual ao de 2018 as diferenças para os exames anteriores é enorme( dois textos, gramática diferente, cotações diferentes e sinceramente o dobro da dificuldade)
Obrigado!!

Eu tenho o manual de preparação 2019 da raiz, deve ajudar, não?

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Sim deve ajudar imenso
mas os de 2018 e anos anteriores não te iram ajudar

• Like

João Proença

Membro Caloiro
Matrícula
30 Dezembro 2017
Olá a todos!

Estou no 12.º ano de Ciências e Tecnologias e vou fazer o exame nacional de Português. No entanto, estou um pouco confuso em relação à forma como hei de estudar para este exame.

Como é que vocês estão a / vão estudar?

SóniaAraújo

Membro
Matrícula
2 Junho 2017
Curso
Turismo
Instituição
Universidade Católica Braga
Olá a todos!

Estou no 12.º ano de Ciências e Tecnologias e vou fazer o exame nacional de Português. No entanto, estou um pouco confuso em relação à forma como hei de estudar para este exame.

Como é que vocês estão a / vão estudar?

Olá!
Eu estou a estudar através do livro de preparação da Porto Editora, faço resumos, leio tudo, pesquiso informação sobre as obras.

No geral tento obter o máximo de informação e depois resumi-la.

Espero ter ajudado 🤗

• Like
Reactions: Anafm8107

Student+

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Boas malta,

A minha situação é exatamente como a tua, eu nem sequer gosto de português,é aborrecido e extenuante, estuda obras, prefiro matemática que é estimulante. Eu apenas preciso de realizar a prova de matemática A,mas sabendo que tenho de realizar a de português, fiquei assim >:( , pois eu nem sequer estou preparado, visto que tenho uma professora que nem sequer dá aulas( quer dizer, vai às aulas, mas dá aula livre, mesmo depois de insistir para explicar uma ou outra matéria, temos os os outros que nem sequer querem ir para o superior. Só no 10º é que dei a matéria, e ainda assim... O programa de português agora está mais próximo ao do ensino regular. Eu aconselho a ires lendo as obras, e a procurar análises de poemas no slideshare, se bem que não te foques demasiado, treina também composições, principlamente, textos de opinião, e a gramática, e já estarás mais ou menos bem encaminhado.
Uma professora disse-me que a nota dos exames para os cursos profissionais, não interfere na média, apenas sobe. Não te preocupes se te correr mal, podes sempre repetir o mesmo exame indefinidamente, para subir a média, (foi uma professora de mat que me disse, não sei se está a exagerar..)

Na tua situação, eu apenas trabalhava para o 10 ou um 12, pois não preciso de português como prova de ingresso.

Última edição:
  • Like
Reactions: Jéssica BDuarte

Julius Esofagus

Membro Caloiro
Matrícula
3 Março 2019
Boas pessoal,

Venho pedir a vossa ajuda em tempos críticos. Terminei o profissional o ano passado, no entanto, apenas vou realizar o exame de Português este ano, para poder entrar na universidade neste Outono.

Comprei o livro de preparação da Porto Editora no início deste ano, mas ainda não ganhei a coragem — ou a sabedoria — de desenvolver uma rotina e método de estudo, visto que praticamente nunca estudei a fundo nenhuma disciplina até agora.

Para aqueles que já fizeram o exame — ou vão fazê-lo — quais seriam algumas dicas essenciais que poderiam dar? Isto porque a timeline começa a encurtar e quero que os dias valham a pena, ainda mais quando não toco nas obras portuguesas há um ano.

Pensei em:
  • Realizar o exame do ano passado, ver onde estou fraco, e estudar essas áreas;
  • Ir fazendo exercícios da Escola Virtual;
  • Ler o livro e resumir digitalmente as obras essenciais e resumir em papel gramática ou pontos fulcrais das obras.
Fico tremendamente grato pela vossa ajuda :~)

Juh_md

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2019
Vou realizar o exame final esse ano e queria saber qual livro preparatório de PORTUGUÊS acham melhor? O da Porto editora ou o da Raiz editora??

Student+

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Porto editora.Se bem que não necessitavas de livro de preparação, estudavas pelo livro e ias lendo e analisando as obras,respondendo às perguntas que são pedidas. Se tiveres dificuldades em alguma obra, sempre podes ir ao slideshare, que lá não faltam análises e resumos de poemas.
Além disso, aconselho-te a ires treinando composiçoes, pois pode ser ,principalmente, texto de opinião ou expositivo.A gramática, é sempre o mesmo, não te martirizes muito, mas aprofunda o estudo,sim?
E a interpretação de obras não literárias, tipo crónicas, noticías,vai fazendo testes. Eu sei que é muita coisa, mas não devias focar-te apenas num livro.É a minha opinião.
Há outras competências que são exigidas no exame, e que não constam nesses livros de preparação.

Juh_md

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2019
Porto editora.Se bem que não necessitavas de livro de preparação, estudavas pelo livro e ias lendo e analisando as obras,respondendo às perguntas que são pedidas. Se tiveres dificuldades em alguma obra, sempre podes ir ao slideshare, que lá não faltam análises e resumos de poemas.
Além disso, aconselho-te a ires treinando composiçoes, pois pode ser ,principalmente, texto de opinião ou expositivo.A gramática, é sempre o mesmo, não te martirizes muito, mas aprofunda o estudo,sim?
E a interpretação de obras não literárias, tipo crónicas, noticías,vai fazendo testes. Eu sei que é muita coisa, mas não devias focar-te apenas num livro.É a minha opinião.
Há outras competências que são exigidas no exame, e que não constam nesses livros de preparação.
Obrigadaa! Queria mais o livro pq vim do Brasil a pouco tempo e não tenho a matéria dos 10 nem do 11 por isso ia comprar o livro e fiquei na dúvida sobre qual comprar

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Boas,

Para quem está a ter aulas de Português e vai fazer o exame nacional, têm alguma ideia de quais as obras que poderão sair?

Através de algum feedback de professores e alunos internos consegui perceber que o Ano da Morte de Ricardo Reis será uma forte aposta para o exame devido a ser uma obra recente e ainda não foi "testada" em exame. Têm alguma ideia de que tipo de obras poderão sair e algumas dicas de estudo para o exame?

Obrigado.

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Boas,

Para quem está a ter aulas de Português e vai fazer o exame nacional, têm alguma ideia de quais as obras que poderão sair?

Através de algum feedback de professores e alunos internos consegui perceber que o Ano da Morte de Ricardo Reis será uma forte aposta para o exame devido a ser uma obra recente e ainda não foi "testada" em exame. Têm alguma ideia de que tipo de obras poderão sair e algumas dicas de estudo para o exame?

Obrigado.

Olá!

Eu estou a estudar sozinha em casa e, portanto, não estou a ter aulas. Mas o que me disseram é que é possível sair Camões (Rimas e Os Lusíadas), Sermão de Santo António, Frei Luís de Sousa, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem), Poetas contemporâneos, Os Maias e, como já sabes, O ano da morte de Ricardo Reis - sendo para estes dois últimos importante estudar os respetivos autores, nomeadamente Eça e Saramago.

A respeito das dicas, eu estou a aprofundar todas as possíveis obras através dos livros de 10º, 11º, 12º ano e pelo livro de preparação de exame da Porto Editora que comprei recentemente e que, inclusive, considero de grande ajuda pois está tudo analisado ao detalhe. Também procuro a máxima informação na internet. Dessa forma junto tudo e consigo uma informação ainda mais completa. Se queres outra dica, estuda pelo word. Não tens de te preocupar em fazeres pausas por causa de dores nas mãos, além de que é muito mais rápido e, no meu caso, acaba por ser mais produtivo/"divertido". Bom estudo e boa sorte!

• Like
Reactions: Leandro Cardoso
Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Olá!

Eu estou a estudar sozinha em casa e, portanto, não estou a ter aulas. Mas o que me disseram é que é possível sair Camões (Rimas e Os Lusíadas), Sermão de Santo António, Frei Luís de Sousa, Cesário Verde, Fernando Pessoa (poesia do ortónimo e heterónimos e Mensagem), Poetas contemporâneos, Os Maias e, como já sabes, O ano da morte de Ricardo Reis - sendo para estes dois últimos importante estudar os respetivos autores, nomeadamente Eça e Saramago.

A respeito das dicas, eu estou a aprofundar todas as possíveis obras através dos livros de 10º, 11º, 12º ano e pelo livro de preparação de exame da Porto Editora que comprei recentemente e que, inclusive, considero de grande ajuda pois está tudo analisado ao detalhe. Também procuro a máxima informação na internet. Dessa forma junto tudo e consigo uma informação ainda mais completa. Se queres outra dica, estuda pelo word. Não tens de te preocupar em fazeres pausas por causa de dores nas mãos, além de que é muito mais rápido e, no meu caso, acaba por ser mais produtivo/"divertido". Bom estudo e boa sorte!

Olá!

Obrigado pelas informações!

O conselho da minha explicadora foi para estudar bem o Ano da morte de Ricardo Reis porque esse segundo ela vai sair de certeza, e por isso eu comprei o livro e já o estou a terminar. Falou me tambem para dar mais enfase as obras e as comparações que podem surgir entre obras ( exemplo Lusiadas/ A Mensagem / Ano da morte de Ricardo Reis.

No meu caso consegui saber uma dica de uma professora em que indicou para eu me focar nas obras que, por acaso foi as que referiste. Não sei se entretanto ja houve alguma fuga de informação mas já é uma base de estudo!

Em relação à gramática aconselharam-me a não perder muito tempo porque o que sair irá valer poucos valores, mas convém ter uma noção de algumas coisas ( Orações, preposições e as coesões) e por isso esse é o estudo que estou a fazer baseado no que me disseram.