Como estudar para o exame nacional de Português 2025

Francisco G.

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2023
Olá,
Queria começar já a estudar para os exames nacionais mas eu nao sei como devo começar. Para matematica já tenho um formulário com a materia dos 3 anos e ia começar a fazer exercicios de exames. A português eu tenho resumos dos 3 anos feito por uns amigos que já fizeram o exame e tenho o manual de exames. A minha duvida é se eu devo fazer novos resumos e depois fazer exercicios ou fazer exercicios com os resumos que eu tenho.

Olá.
É uma questão um bocado subjectiva. Os métodos que funcionam para uns podem não funcionar para outros. Fazer os teus próprios resumos pode ser em si uma boa ferramenta de estudo, mas só tu sabes se funciona para ti ou não, e se não funcionar usar resumos de uma fonte em que confies pode poupar tempo.
Se achas que te ajudam a memorizar, diria que é positivo fazeres os teus próprios resumos. Se não ajudar, ou se não precisares dessa ajuda, passa logo aos exercícios.
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis
Concordo em absoluto com a resposta acima, mas adiciono que em relação à gramática, talvez seja boa ideia consultares o programa deste ano letivo visto que os conteúdos (e até as denominações) se alteram por vezes. Boa sorte!

• Like
Reactions: sigis