Bom dia. Gostava de saber, isto para quem já fez o exame de Português e teve boa nota, qual consideram o melhor método de estudo. No meu caso, não acho a disciplina difícil, mas parece ser muito trabalhosa. Como estudo? O que estudo? O que não estudo? Quais são as matérias mais prioritárias, e qual é o melhor método para aprendê-las? Por onde começar? Qualquer dica ajudaria, obrigada!
Olá, Margarida!
Acho que isto é uma questão muito subjectiva e deves ser tu a procurar o método que resulta melhor contigo e isso é uma coisa que às vezes é intuitiva, outras vezes andamos num método mais de tentativa e erro até percebermos o que achamos que está a resultar melhor com o nosso estudo. De uma maneira geral, eu não considerei que Português fosse uma disciplina muito "trabalhosa" no estudo (mas isto também é provável que seja a minha perspectiva face a outras disciplinas que tive, que exigiam um estudo diferente do que fazia para Português). Diria que o melhor método é conheceres as obras do programa e muitas vezes para as conhecermos bem é preciso ler, mais que não seja as partes mais importantes e ter a capacidade de a partir daí saber interpretar o texto, reparar nos recursos expressivos, reparar no estilo de um determinado autor ou de uma determinada corrente literária (às vezes ajuda muito saber características gerais do Romantismo, do Simbolismo, do Modernismo e tentar encaixar os autores nessas correntes). Portanto, a nível da interpretação de textos, a sensibilidade é treinada com alguma leitura e capacidade de relacionar assuntos com o contexto em que foram escritas (e saber estas coisinhas costuma dar jeito para caso exista uma parte C).
De resto, é estudar gramática (que não é muito difícil, mas exige que faças algum treino, até absorveres as "regras"; uma vez aprendidas, torna-se muito intuitivo perceber as questões, que costumam todas focar-se bastante na classificação de orações, funções sintáticas, deíticos...). Quanto ao Grupo III, que normalmente é um texto mais desenvolvido, convém teres uma boa noção do que é que cada tipo de texto pede (perceber as diferenças entre um texto argumentativo, um texto expositivo, um texto de opinião, etc e isto também serve para as perguntas do grupo de interpretação do texto: repara sempre no verbo que a pergunta pede "Enuncie" "Explicite" "Explique", ... tens um exemplo aqui:
http://centrorecursos.movimentoesco..._essenicalizacao_informacao_II_arodrigues.pdf). Eu diria que o treino de uma boa estrutura de resposta, quer na composição, quer nas perguntas do primeiro grupo é um bom método para conseguir uma classificação boa na disciplina.
Quanto ao que deves estudar e não estudar, recomendo que sigas o documento das informações-prova, consultes as aprendizagens essenciais da disciplina que lá estão assinaladas e uses isso como se fosse um guia para o que deves estudar. Não é um estudo que vá exigir que andes a decorar intensivamente a matéria, normalmente, não corre muito bem, mas teres esse guia e ires atentando no que eles dão mais prioridade e no que dizem que pode sair em exame é uma forma de ficares familiarizada com o tipo de temas que podem sair. Destaco que normalmente, os textos de Português não exigem que saibas muita coisa sobre eles de cor, são textos que consegues interpretar no momento do exame e por isso é que deves treinar a capacidade de interpretação e deves estar familiarizada com as características mais gerais e com o que trata cada obra, porque provavelmente lembras-te disso na hora do exame e mais facilmente integras as coisas na resposta do que pensares que tens de saber "isto, isto e aquilo" de cor para a resposta, não sei se me faço entender. Tens esse documento de que te falei aqui:
https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/IP-EX-Port639_2021.pdf