Como estudar para um exame e dicas, por favor

RyanAuro

Membro
Matrícula
17 Outubro 2020
Olá!
Decidi fazer o exame de biologia (11ºano) mas não sei como estudar para ele... Nunca fiz nenhum exame então estou meio perdida e não faço ideia de por onde pegar. Alguém me pode dar algumas dicas de como estudar corretamente para os exames?
Se alguém tiver também fichas formativas/de trabalho e a sua respetiva correção, poderia me enviar? Eu perdi as minhas...

Olá! Estou exatamente na mesma situação que tu. Eu vou começar a estudar esta semana, e o que fiz foi comprar um livro de exame (se não tiveres um, há vários disponíveis aqui nos apontamentos do fórum), olhar para os capítulos e dividi-los por semanas até ao exame. Por exemplo, esta semana estou de férias, portanto vou estudar três capítulos e fazer os respetivos exercícios. Numa semana em que tenha muitos testes, estudo só um. E por aí em diante, de forma a que já tenha acabado de estudar tudo duas semanas antes do exame, e nessa altura dedico-me a rever e a fazer exames de anos anteriores. Foi a forma que eu achei que se iria adaptar melhor à minha rotina. No entanto, a última vez que fiz exame foi no 4º ano, portanto também gostaria de ouvir os conselhos de alguém mais experiente na coisa xD

Olá! Estou exatamente na mesma situação que tu. Eu vou começar a estudar esta semana, e o que fiz foi comprar um livro de exame (se não tiveres um, há vários disponíveis aqui nos apontamentos do fórum), olhar para os capítulos e dividi-los por semanas até ao exame. Por exemplo, esta semana estou de férias, portanto vou estudar três capítulos e fazer os respetivos exercícios. Numa semana em que tenha muitos testes, estudo só um. E por aí em diante, de forma a que já tenha acabado de estudar tudo duas semanas antes do exame, e nessa altura dedico-me a rever e a fazer exames de anos anteriores. Foi a forma que eu achei que se iria adaptar melhor à minha rotina. No entanto, a última vez que fiz exame foi no 4º ano, portanto também gostaria de ouvir os conselhos de alguém mais experiente na coisa xD
Acho que a minha maior dificuldade é saber que exercícios fazer e onde os ir buscar, sem ser os de exame. Tipo fichas formativas como os professores costumam dar e afins...
Vou tentar adaptar o teu método a mim, pode ser que ajude, obrigada!

Acho que a minha maior dificuldade é saber que exercícios fazer e onde os ir buscar, sem ser os de exame. Tipo fichas formativas como os professores costumam dar e afins...
Vou tentar adaptar o teu método a mim, pode ser que ajude, obrigada!
No caso dos livros de exame, tens exercícios relativos à matéria no final de cada capítulo. Também tens os livros do IAVE, em que os exercícios de exame estão divididos por temas - e que eu não descartava já, porque uma grande parte das fichas formativas que os professores dão e mesmo muitas perguntas dos testes são ou baseadas em ou retiradas dos exames. De resto, procura na net ou nos apontamentos por tema e deves encontrar fichas de tudo e mais alguma coisa!
Post automatically merged:

Eu tenho algumas fichas que a minha professora deu, posso-tas mandar por e-mail se quiseres.

@francisca.a a @RyanAuro

Concordo com a Francisca!
(1) Usa um livro de Preparação para Exame para rever a Matéria (sempre que surgir alguma dúvida ou errares algum exercício, revê então a matéria mais profundamente, por exemplo, no teu manual)
(2) Nas últimas semanas antes do exame (uma, pelo menos), faz só exames anteriores cronometrados (a parte do cronometrado é muito importante, porque assim habituas-te a gerir o teu tempo e quando o exame a sério chegar, já estás preparadíssimo!)

Se queres fichas de trabalho, só tenho uma dica para ti: vai tu à caça! (neste momento, não há ninguém que fará esse trabalho por ti, por isso pesquisa aqui nos "Apontamentos" do Uniarea e também no Google - sem dúvida vais encontrar alguma coisa).

De resto, só me resta desejar-te tudo de bom para o exame! Esmigalha! 😁🔥

PS: Podes ver mais dicas de como preparar para um exame no artigo que acabei de escrever: "Matemática B: Como Estudar para o Exame 2022 (e não só!)" (embora seja de Matemática B, o capítulo das "Dicas de Exame" aplica-se a qualquer disciplina, incluindo Biologia)