Como estudar Português?

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Mensagens
135
Olá, sou aluno de ciências, mas nunca gostei de português, mas visto que é a minha pior nota e preciso de a subir mesmo para média queria ajuda de dicas do que propriamente fazer.
 

brod56

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Mensagens
97
Curso
CT (12º ano)
Olá, eu também sou aluno de ciências, e percebo a tua dúvida, até porque português surge algo deslocada das outras disciplinas do curso.
A melhor maneira de estudar português, na minha opinião, é fazer bons resumos com base não no manual, mas sim em apontamentos que vais tirando em aula. Desta forma terás tópicos relevantes na cabeça que poderás desenvolver em teste. Isto para a parte de interpretação, claro, porque para a gramática a história é outra. Gramática é um pouco mais direta e objetiva, treina-se praticando e mecanizando os processos.
E porque isto é português, claro, é importante saber pontuar bem os textos, usar vocabulário adequado, seguir uma linha de raciocínio coesa e que faça sentido.
Boa sorte!

PS. Na resposta às perguntas de interpretação, um bom conselho que te posso dar é que comeces sempre, de algum modo, por transcrever mais ou menos a pergunta e só a partir daí lhe dês resposta.
 

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Mensagens
135
Olá, eu também sou aluno de ciências, e percebo a tua dúvida, até porque português surge algo deslocada das outras disciplinas do curso.
A melhor maneira de estudar português, na minha opinião, é fazer bons resumos com base não no manual, mas sim em apontamentos que vais tirando em aula. Desta forma terás tópicos relevantes na cabeça que poderás desenvolver em teste. Isto para a parte de interpretação, claro, porque para a gramática a história é outra. Gramática é um pouco mais direta e objetiva, treina-se praticando e mecanizando os processos.
E porque isto é português, claro, é importante saber pontuar bem os textos, usar vocabulário adequado, seguir uma linha de raciocínio coesa e que faça sentido.
Boa sorte!

PS. Na resposta às perguntas de interpretação, um bom conselho que te posso dar é que comeces sempre, de algum modo, por transcrever mais ou menos a pergunta e só a partir daí lhe dês resposta.
Muito obrigado, a nível de apontamentos durante a aula eu vou conseguido tirar alguns, porém eu não estou a culpar o meu professor que também é um pouco por falta de interesse na disciplina meu mas ele ao explicar o texto, ele faz a explicação do que la está e ao mesmo tempo quer que copiemos as respotas ás perguntas do livro que não chegam a ser muito relevantes perante o conteudo presente no teste pois este é feito de forma generalizada. Para a prática na gramática, eu não tenho livro de fichas portanto talvez procure aqui ou em algum lugar que possua soluções.
Boa sorte para ti também!
 
  • Like
Reactions: brod56

Alterado

Membro Dux
Matrícula
17 Dezembro 2015
Mensagens
505
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Olá, sou aluno de ciências, mas nunca gostei de português, mas visto que é a minha pior nota e preciso de a subir mesmo para média queria ajuda de dicas do que propriamente fazer.
Muito obrigado, a nível de apontamentos durante a aula eu vou conseguido tirar alguns, porém eu não estou a culpar o meu professor que também é um pouco por falta de interesse na disciplina meu mas ele ao explicar o texto, ele faz a explicação do que la está e ao mesmo tempo quer que copiemos as respotas ás perguntas do livro que não chegam a ser muito relevantes perante o conteudo presente no teste pois este é feito de forma generalizada. Para a prática na gramática, eu não tenho livro de fichas portanto talvez procure aqui ou em algum lugar que possua soluções.
Boa sorte para ti também!
Olá! Não leves isto a mal, mas um bom conselho é teres mais atenção ao que escreves. Só na primeira frase, fizeste vários erros gramaticais, principalmente de sintaxe, que tornaram a tua pergunta pouco clara. Eu sei que isto não é um teste, e obviamente não tens de nem deves escrever num fórum ou no telemóvel da forma mais correta possível - o que interessa é transmitir a mensagem; mas pela minha experiência, quem comete erros nestes contextos também os repete quando é avaliado.

Vamos ver cada um deles (assinalei-os na mensagem):
  1. Usaste duas vezes a conjunção "mas", e na primeira o uso não se justifica. Se fosses um aluno de Humanidades, talvez fizesse sentido usares uma conjunção adversativa, uma vez que a disciplina estaria mais relacionada com o teu curso. Neste caso, porque não escrever simplesmente: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota (...)". Assim, evitavas repetir a palavra na mesma frase, o que é normalmente desejável.
  2. A ordem das palavras na oração seguinte é diferente do habitual e bastante estranha - deveria ler-se "preciso mesmo de a subir", ou quando muito "preciso de a subir, mesmo", se quisesses enfatizá-lo muito (ou uma variante como "preciso mesmo de subi-la").
  3. Falta um determinante a seguir à proposição para; devia ser "para a média". E não é para a média, mas para a subir também, ou por causa dela [contar para o acesso ao ensino superior].
  4. A oração seguinte também não faz sentido: "queria ajuda de dicas"? Querias ajuda e dicas, para perceber aquilo que devias fazer, mais propriamente. O texto ficaria mais claro se se lesse, por exemplo: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota e preciso mesmo de subi-la, por causa da média, queria ajuda - precisava de dicas sobre como estudar em concreto!"
A tua segunda mensagem também está muito confusa; faltam-lhe vírgulas, letras, há erros de concordância gramatical, erros de ortografia, etc... Por isso, uma dica: relê sempre aquilo que escreves, principalmente nos testes, e vê se faz sentido.

Uma segunda dica: não te preocupes em usar palavras complicadas ou com muitas sílabas, mas em responder mesmo à pergunta e justificar a tua resposta. Para perceber as questões de intrepertação é preciso ler com muita atenção o texto - várias vezes!

Os conselhos do @brod56 são muito bons, mas eu discordo num ponto: é preferível entender Gramática do que "mecanizar" responder às questões, porque são muitas vezes diferentes, apesar de tudo. Por exemplo, ao estudar orações, tenta decorar apenas uma conjunção/um sentido que corresponde a cada uma delas - ficas a saber que qualquer uma que tenha um significado idêntico é classificada como a mesma oração. Consulta uma Gramática, caso tenhas, o apêndice do teu manual ou um dos muitos recursos que encontras on-line (como na secção de apontamentos do Uniarea), e se não perceberes, esclarece as dúvidas com o teu professor. E pratica!

Boa sorte! ;)
 
Última edição:
  • Like
Reactions: brod56

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Mensagens
135
Olá! Não leves isto a mal, mas um bom conselho é teres mais atenção ao que escreves. Só na primeira frase, fizeste vários erros gramaticais, principalmente de sintaxe, que tornaram a tua pergunta pouco clara. Eu sei que isto não é um teste, e obviamente não tens de nem deves escrever num fórum ou no telemóvel da forma mais correta possível - o que interessa é transmitir a mensagem; mas pela minha experiência, quem comete erros nestes contextos também os repete quando é avaliado.

Vamos ver cada um deles (assinalei-os na mensagem):
  1. Usaste duas vezes a conjunção "mas", e na primeira o uso não se justifica. Se fosses um aluno de Humanidades, talvez fizesse sentido usares uma conjunção adversativa, uma vez que a disciplina estaria mais relacionada com o teu curso. Neste caso, porque não escrever simplesmente: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota (...)". Assim, evitavas repetir a palavra na mesma frase, o que é normalmente desejável.
  2. A ordem das palavras na oração seguinte é diferente do habitual e bastante estranha - deveria ler-se "preciso mesmo de a subir", ou quando muito "preciso de a subir, mesmo", se quisesses enfatizá-lo muito (ou uma variante como "preciso mesmo de subi-la").
  3. Falta um determinante a seguir à proposição para; devia ser "para a média". E não é para a média, mas para a subir também, ou por causa dela [contar para o acesso ao ensino superior].
  4. A oração seguinte também não faz sentido: "queria ajuda de dicas"? Querias ajuda e dicas, para perceber aquilo que devias fazer, mais propriamente. O texto ficaria mais claro se se lesse, por exemplo: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota e preciso mesmo de subi-la, por causa da média, queria ajuda - precisava de dicas sobre como estudar em concreto!"
A tua segunda mensagem também está muito confusa; faltam-lhe vírgulas, letras, há erros de concordância gramatical, erros de ortografia, etc... Por isso, uma dica: relê sempre aquilo que escreves, principalmente nos testes, e vê se faz sentido.

Uma segunda dica: não te preocupes em usar palavras complicadas ou com muitas sílabas, mas em responder mesmo à pergunta e justificar a tua resposta. Para perceber as questões de intrepertação é preciso ler com muita atenção o texto - várias vezes!

Os conselhos do @brod56 são muito bons, mas eu discordo num ponto: é preferível entender Gramática do que "mecanizar" responder às questões, porque são muitas vezes diferentes, apesar de tudo. Por exemplo, ao estudar orações, tenta decorar apenas uma conjunção/um sentido que corresponde a cada uma delas - ficas a saber que qualquer uma que tenha um significado idêntico é classificada como a mesma oração. Consulta uma Gramática, caso tenhas, o apêndice do teu manual ou um dos muitos recursos que encontras on-line (como na secção de apontamentos do Uniarea), e se não perceberes, esclarece as dúvidas com o teu professor. E pratica!

Boa sorte! ;)
Olá, desde já muito obrigado! É claro que não estava com intenção de escrever da melhor forma possível. Como é obvio, a maneira como escrevo com o teclado ou com a caneta são diferentes, sendo que, no computador escrevo de forma mais livre, porém o facto de reler as minhas respostas pode ser exatamente uma boa estratégia para conferir se o raciocínio pretendido está completamente correto e coeso.
 
  • Like
Reactions: Alterado

brod56

Membro
Matrícula
4 Abril 2017
Mensagens
97
Curso
CT (12º ano)
Olá! Não leves isto a mal, mas um bom conselho é teres mais atenção ao que escreves. Só na primeira frase, fizeste vários erros gramaticais, principalmente de sintaxe, que tornaram a tua pergunta pouco clara. Eu sei que isto não é um teste, e obviamente não tens de nem deves escrever num fórum ou no telemóvel da forma mais correta possível - o que interessa é transmitir a mensagem; mas pela minha experiência, quem comete erros nestes contextos também os repete quando é avaliado.

Vamos ver cada um deles (assinalei-os na mensagem):
  1. Usaste duas vezes a conjunção "mas", e na primeira o uso não se justifica. Se fosses um aluno de Humanidades, talvez fizesse sentido usares uma conjunção adversativa, uma vez que a disciplina estaria mais relacionada com o teu curso. Neste caso, porque não escrever simplesmente: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota (...)". Assim, evitavas repetir a palavra na mesma frase, o que é normalmente desejável.
  2. A ordem das palavras na oração seguinte é diferente do habitual e bastante estranha - deveria ler-se "preciso mesmo de a subir", ou quando muito "preciso de a subir, mesmo", se quisesses enfatizá-lo muito (ou uma variante como "preciso mesmo de subi-la").
  3. Falta um determinante a seguir à proposição para; devia ser "para a média". E não é para a média, mas para a subir também, ou por causa dela [contar para o acesso ao ensino superior].
  4. A oração seguinte também não faz sentido: "queria ajuda de dicas"? Querias ajuda e dicas, para perceber aquilo que devias fazer, mais propriamente. O texto ficaria mais claro se se lesse, por exemplo: "Olá! Sou aluno de Ciências e nunca gostei de Português, mas visto que é a minha pior nota e preciso mesmo de subi-la, por causa da média, queria ajuda - precisava de dicas sobre como estudar em concreto!"
A tua segunda mensagem também está muito confusa; faltam-lhe vírgulas, letras, há erros de concordância gramatical, erros de ortografia, etc... Por isso, uma dica: relê sempre aquilo que escreves, principalmente nos testes, e vê se faz sentido.

Uma segunda dica: não te preocupes em usar palavras complicadas ou com muitas sílabas, mas em responder mesmo à pergunta e justificar a tua resposta. Para perceber as questões de intrepertação é preciso ler com muita atenção o texto - várias vezes!

Os conselhos do @brod56 são muito bons, mas eu discordo num ponto: é preferível entender Gramática do que "mecanizar" responder às questões, porque são muitas vezes diferentes, apesar de tudo. Por exemplo, ao estudar orações, tenta decorar apenas uma conjunção/um sentido que corresponde a cada uma delas - ficas a saber que qualquer uma que tenha um significado idêntico é classificada como a mesma oração. Consulta uma Gramática, caso tenhas, o apêndice do teu manual ou um dos muitos recursos que encontras on-line (como na secção de apontamentos do Uniarea), e se não perceberes, esclarece as dúvidas com o teu professor. E pratica!

Boa sorte! ;)
Sem dúvida que é fulcral entender a forma como as coisas funcionam, também! A verdade é que depois de se entender a lógica, muitos exercícios de gramática acabam por se fazer de olhos fechados, daí ter falado em mecanização de processos.

Dois exemplos muito simples:

1. Identifica a função sintática desempenhada pelo excerto sublinhado: "Eu pertenço a uma grande organização".
Depois de perceber que este excerto é indispensável ao verbo, e que pode ser substituído por "-lhe" sem que a frase deixe de fazer sentido, facilmente chegamos à conclusão de que se trata de um complemento indireto.

2. Classifica a oração sublinhada: "Entendendo o que o professor diz, a disciplina torna-se mais fácil".
Analisando a frase, percebemos que uma substituição rapidamente dará resposta ao problema. "Se se entender o que o professor diz, a disciplina torna-se mais fácil" tem o mesmo sentido, logo estamos perante uma oração subordinada adverbial condicional não finita gerundiva. Podemos também argumentar que o modificador tem sentido temporal, e aí a oração já é temporal (neste contexto, o professor terá de aceitar as duas respostas).

Espero ter sido mais claro.
Um abraço aos dois!
 
  • Like
Reactions: Alterado

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Mensagens
333
Curso
Ciências e Tecnologias - 11° Ano
Boa tarde a todos,

Vou ter teste de Português esta Terça-feira e ainda não sei bem como começar a estudar. Uma vez que a gramática é aquela parte que "dá para estudar" em português, gostava de saber quais são os conteúdos que mais saem.

A minha professora de português não deu qualquer orientação e disse que saía "tudo", e por isso, tenho receio de me esquecer de estudar algum conteúdo gramatical em específico e depois ver-me "apertado" no teste...

Desta forma, gostaria de saber o que vocês costumam estudar da parte gramatical. Até agora, fiz a seguinte lista de estudo:
•Orações Coordenadas e Subordinadas
•Funções Sintáticas
•Processos de Formação de Palavras
•Tempos verbais
•Classes e subclasses de palavras
•Voz ativa e passiva
•Discurso direto e indireto

Acham que existe mais algum conteúdo gramatical pertinente?
 
  • Like
Reactions: Bremer Pereira

Guilherme Martins

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2017
Mensagens
116
Boa tarde a todos,

Vou ter teste de Português esta Terça-feira e ainda não sei bem como começar a estudar. Uma vez que a gramática é aquela parte que "dá para estudar" em português, gostava de saber quais são os conteúdos que mais saem.

A minha professora de português não deu qualquer orientação e disse que saía "tudo", e por isso, tenho receio de me esquecer de estudar algum conteúdo gramatical em específico e depois ver-me "apertado" no teste...

Desta forma, gostaria de saber o que vocês costumam estudar da parte gramatical. Até agora, fiz a seguinte lista de estudo:
•Orações Coordenadas e Subordinadas
•Funções Sintáticas
•Processos de Formação de Palavras
•Tempos verbais
•Classes e subclasses de palavras
•Voz ativa e passiva
•Discurso direto e indireto

Acham que existe mais algum conteúdo gramatical pertinente?
Faltam os processos fonológicos de evolução das palavras, as relações semânticas entre palavras e as relações gráficas e fónicas entre palavras.
 

Liamarquesfonseca

Membro Caloiro
Matrícula
4 Novembro 2018
Mensagens
1
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
Mortágua
Olá, eu estou com uma dificuldade em distinguir as orações coordenadas das subordinadas. Eu sei apresenta-las mas se me colocarem uma frase para identificar a oração, eu fico à deriva... alguns conselhos?
 
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Como estudar para o exame de Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 36
floater3 Como estudar processos fonológicos? (Português) Ensino Secundário 2
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
V Como estudar Filosofia? Ensino Secundário 9
S Como estudar Geografia A do 10°ano? Ensino Secundário 0
P Como estudar em Portugal vindo de França? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Como estudar para os exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Sofia Mota Rodrigues Como estudar algo que não se gosta ? Ensino Secundário 2
J Como estudar para tirar 18s (área de ciências e tecnologias)? Ensino Secundário 4
floater3 Estudar nas Férias - Como rever a matéria dada? Ensino Secundário 1
Arimleb Como estudar Biologia e Geologia? Ensino Secundário 3
O Adaptação ao secundário e Geologia 10° ano - como estudar? Ensino Secundário 2
M Fisica e Química- Como estudar Ensino Secundário 2
M Como estudar História A? Ensino Secundário 10
floater3 10° ano, Ciências e Tecnologias - Como estudar? Ensino Secundário 13
MarianaLA Exames Nacionais por conta própria (6 anos depois do secundário) — como estudar e conselhos! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
dbranco01 Como posso estudar/me preparar para os exames nacionais de Biologia e Geologia e Física e Química A agora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Ednizer Tomás Como Externo nos Exames de Historia A e Espanhol / Como estudar para o exame de Portugues Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
humano Como estudar para os exames de Matemática e Física e Química? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
H Dicas para estudar para fisica e quinica a como externo Ensino Secundário 0
F Cadeiras como Aluno Externo Valores - UBI Ensino Superior 1
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
D Como tornar-se Advogado Ciências Sociais e Serviços 3
A Como efetuar registo no site da Aula Digital Ensino Secundário 0
Lizzyzonster Ajuda - como inscrever aos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Como calcular a média final do 11°? Ensino Secundário 6
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
R UAb Como funcionam as aulas? Universidade Aberta 1
cambalinho Geometria 3D: como rodar 1 ponto em torno de 1 ponto? Ensino Secundário 0
AdriFerreira123 FBAUL Como é que são os estabelecimentos de AM? FBAUL vs ESCS Universidade de Lisboa 0
F Como é que te vês daqui a 5 anos a nível pessoal e profissional? Geral 16
M Exames nacionais como externo - novas medidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 112
C Como é que se calcula Ucas Points, alguém sabe? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Como irão funcionar, caso o governo permita, a telescola/aulas online? Ensino Secundário 2
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior 1
J Como tirar 19s (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 13
joanaoplo Tecnologias - como construir o currículo? Tecnologias 6
A Como candidatar-me estando no exterior Concurso Nacional e Locais - Público 8
O Erros estúpidos e como evitar Ensino Secundário 2
J Número de exames como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Margarida Pereira Fonseca exame de 10/11 de GD, como autoproposta ou como externa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Margot Como é a realidade do 1º ano em Medicina? Saúde 15
F Como ver a nota dos meus exames no site da DGES? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Marinhaaas Cursos Profissionais - Exame de Português como Prova de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Como conseguir uma boa nota no exame de fqa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Como entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Alguém pode me explicar como é a Formação Modular Certificada (FMC)? Ensino Secundário 0
Tópicos Semelhantes