Olá! Antes de mais, tens um nickname e um icon super fofos e engraçados
Compreendo totalmente o desafio, quando fui estudar para fora fui para 300km de casa, Lisboa e todos os meus amigos foram para outros sítios, pelo que fui para Lisboa sem conhecer ninguém na faculdade. Tenho amigos que estiveram na FLUP e pelo que sei o ambiente em Letras é também descontraído como em Lisboa e não vai ser muito difícil fazeres alguns amigos, ou pelo menos dares-te bem com colegas. Sendo também ansiosa, decidi não tomar tanto a iniciativa na altura porque me deixava ainda mais desconfortável, mas em vez de me fechar completamente, simplesmente fui dando conversa com quem ia falando comigo e rapidamente encontrei colegas do mesmo curso e arranjei até quem fizesse parte do mesmo trajecto que eu - muitas das primeiras conversas vão ser muito circunstanciais, perguntas sobre cursos, opções, de onde és.
O melhor é seres sempre sincera (e pensares que tens sim tema de conversa também, podes até falar em teres mudado de curso - no ano passado, conheci uma das minhas amigas que tinha vindo de Física e mudou para Letras, é sempre interessante ouvir pessoal que vem de outros percursos, ou música, séries, jogos, o que seja) e se estiveres a sentir-te mal e já confiares um pouco nas pessoas, explica-lhes que por vezes tens reacções que podem parecer frias e distantes, mas que na verdade fazem parte da ansiedade social. Se as pessoas confiarem em ti, vão compreender e terão em conta que certas situações podem deixar-te desconfortável (por exemplo, seres introduzida a um grupo muito grande de pessoas, saídas grandes em grupo, jantares, etc.), assim preparando ambos os lados para que eles possam pensar em ti e tu possas considerar o que fazer e se estiveres mal, recusar sem que fiquem a pensar que és rude. Em alternativa a essas saídas e convívios maiores, podes tentar organizar actividades com menos pessoas, de forma a sentires-te confortável - o Porto é uma cidade lindíssima, tenta ir ao cat café
e ao Costa, gostei imenso desses dois sítios e estive sempre com grupos pequenos.