Como fazer exame de Mat A e mat B no mesmo dia

Wise Wizard

Membro
Matrícula
5 Outubro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Sou aluno do curso de ciências e tecnologias. Quero-me candidatar a Medicina no próximo ano e reparei que a universidade do Porto aceita exame de MAt B em vez de Mat A.
O problema é que ao ver as datas descobri que ambos os exames eram no mesmo dia. Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer neste caso? E se eu fizer exame de Mat B na segunda fase só irei poder entrar na 2 fase?

Thank you

Vais à segunda fase de um deles e isso vai contar como um exame que fizesses na primeira fase. Imaginemos que vais a Matemática A na primeira fase, e Matemática B na segunda fase. O exame de Matemática B poderá ser usado para a primeira fase de candidaturas, apesar de ter sido feito na segunda fase ^^

• Like
Reactions: Wise Wizard
Vais à segunda fase de um deles e isso vai contar como um exame que fizesses na primeira fase. Imaginemos que vais a Matemática A na primeira fase, e Matemática B na segunda fase. O exame de Matemática B poderá ser usado para a primeira fase de candidaturas, apesar de ter sido feito na segunda fase ^^
Muito obrigado!!

Só para acrescentar: o exame a que vais a 2ª fase não é à tua escolha. Por seres aluno de CT, o exame de 1ª fase é o exame do teu plano de estudos, logo, Matemática A.

EDIT (relevante): Além disso, como os exames são equivalentes, o de Matemática B de 2ª fase não vai contar como 1ª fase.

Só para acrescentar: o exame a que vais a 2ª fase não é à tua escolha. Por seres aluno de CT, o exame de 1ª fase é o exame do teu plano de estudos, logo, Matemática A.

EDIT (relevante): Além disso, como os exames são equivalentes, o de Matemática B de 2ª fase não vai contar como 1ª fase.
Ok, percebo. Muito Obrigado!

Olá gostaria de expor a minha situação. O ano passado, frequentei o 12° ano. Fiz todas as disciplinas excepto Matemática . Assim este ano matriculei-me como aluno interno num liceu e estou a frequentar as aulas de Matemática 12 . Matriculei-me também como aluno externo ao 1 ano do Ensino superior de ensino básico numa faculdade privada. Este semestre consegui fazer as disciplinas todas da faculdade e nos teste do liceu tirei positiva.
Verifiquei agora e por isso estou preocupada (embora ainda não saiba datas específicas) q os exames do final do ano da faculdade vão ser muito próximos do de Matemática. A pergunta é: Posso ficar só com a nota da frequência e não fazer o exame de 12° . Ou como Matemática é prova de ingresso tenho mm q fazê-lo? Eu sou de CT mas sei q p o curso S de Educação Básica também serve como ingresso todas as outras Matemáticas? O q me aconselham. Estou a ficar mm nervosa pois tudo junto e sendo a Matemática de 12 para mim algo aterrador....o exame ainda mais. Entro em pânico. É Este semestre já fiz um esforço tão grande. Não queria deitar tudo a perder. Obrigada pela vossa ajuda e conselhos.

Olá.
Posso ficar só com a nota da frequência e não fazer o exame de 12° .
Se os exames não forem obrigatórios, sim.
Ou como Matemática é prova de ingresso tenho mm q fazê-lo? Eu sou de CT mas sei q p o curso S de Educação Básica também serve como ingresso todas as outras Matemáticas?
Se Matemática A for prova de ingresso obrigatória, terás mesmo de o fazer. As provas de ingresso terás mesmo de ver com a instituição (ou no site da DGES), já que eu não sei qual é que frequentas.
Se for o ISPA:
(17) Mat. Apl. Ciências Soc.
(18) Português
ou
(16) Matemática
(18) Português
ou
(19) Matemática A
(18) Português
Tens conjuntos para todas as Matemáticas. O meu conselho é analisares a que te sentes mais confortável, e se os exames não forem obrigatórios, fazeres isso. Se forem, podes sempre Matemática B Ou MACS fazer na 2ª fase, mas só poderias de candidatar na instituição privada a partir da 2ª fase com esse exame.

Última edição:
Olá.

Se os exames não forem obrigatórios, sim.

Se Matemática A for prova de ingresso obrigatória, terás mesmo de o fazer. As provas de ingresso terás mesmo de ver com a instituição (ou no site da DGES), já que eu não sei qual é que frequentas.
Se for o ISPA:

Tens conjuntos para todas as Matemáticas. O meu conselho é analisares a que te sentes mais confortável, e se os exames não forem obrigatórios, fazeres isso. Se forem, podes sempre o fazer na 2ª fase, mas só poderias de candidatar na instituição privada a partir da 2ª fase com esse exame.
Bom dia, Muito obrigada Edgar pela tua resposta. Eu estou na ESEJoao de Deus e os conjuntos de ingresso são esse q citastes.
Para faxer o exame 12 ano mat A em 2fase o que aconteceria as aprovações e notas de 1 ano do curso ESJDEUS? Poderia matricular-me no 2 ano ? Eu lá na Esc JDeus não consigo obter muitas respostas. Umas vezes dizem uma coisa é depois outra e fico sem saber.
Vou por agora um cenário q espero n aconteça, mas se não fizer exame a Mar A ou não obtiver nota positiva, o q acontece relativamente às disciplinas feitas no ESEJD.
Obrigada. Tudo isto me deixa deveras nervosa. Obrigada pela ajuda e conselhos.

Para faxer o exame 12 ano mat A em 2fase o que aconteceria as aprovações e notas de 1 ano do curso ESJDEUS?
As Unidades Curriculares feitas não alteram, se pretenderes, podes pedir creditação após adquirires o estatuto de aluna interna.
Poderia matricular-me no 2 ano ?
Depende do Regulamento da própria instituição, mas diria que se fizeste os créditos mínimos para a transição, sim, podes.
Vou por agora um cenário q espero n aconteça, mas se não fizer exame a Mar A ou não obtiver nota positiva, o q acontece relativamente às disciplinas feitas no ESEJD.
Ficas com um certificado de conclusão dessas Unidades Curriculares.
----
Eu posso ter-te confundido em cima. Se os exames forem obrigatórios, terás de fazer Matemática A na 1ª fase, podes é fazer outra Matemática na 2ª fase. Matemática A na 2ª fase só para melhoria da classificação do exame e da componente deste na classificação da disciplina, ou para conclusão, se na 1ª fase não concluíres.

Olá sei q sairam hoje as regras p os exames nacionais.
Estou ainda sem ter decidido o q fazer relativamente ao exame q é p ingresso na escola superior educacao João de Deus .
Estou inscrito c aluna interna12 mat A e em principio faço a disciplina. Mas preciso p ingresso uma das mat s ou A ou B.
Posso inscrever-me a exame nacional nas 2 matemáticas A e B , e só optar na altura por uma fazer uma delas, (pois são à mm hora e dia claro ) não sofrendo penalização ?
Obrigada pelo esclarecimento.

Olá sei q sairam hoje as regras p os exames nacionais.
Estou ainda sem ter decidido o q fazer relativamente ao exame q é p ingresso na escola superior educacao João de Deus .
Estou inscrito c aluna interna12 mat A e em principio faço a disciplina. Mas preciso p ingresso uma das mat s ou A ou B.
Posso inscrever-me a exame nacional nas 2 matemáticas A e B , e só optar na altura por uma fazer uma delas, (pois são à mm hora e dia claro ) não sofrendo penalização ?
Obrigada pelo esclarecimento.
Olá.
Não, só te podes inscrever num dos exames.

Bom dia, alguem consegue ajudar-me no sentido de dizer-me qual a materia que sai para o exame nacional de Matematica B? e onde posso arranjar documentação fededigna para estudar. preferencialmente com exercicios resolvidos.
Muito obrigada pela ajuda.

Bom dia, alguem consegue ajudar-me no sentido de dizer-me qual a materia que sai para o exame nacional de Matematica B? e onde posso arranjar documentação fededigna para estudar. preferencialmente com exercicios resolvidos.
Muito obrigada pela ajuda.
Bom dia Margarida.
Neste link https://iave.pt/wp-content/uploads/2021/01/InfoProvas-Geral-2021.pdf
Escolhe o exame que queres fazer. Vai fzr download de outro ficheiro e lá terás os conteudos de forma mt geral. Na parte onde tem os objetivos podes clicar em 10 ou 11o para ver os conteúdos com mais detalhe.
Não conheço nenhum site só dedicado a matemática B. Não conheço a totalidade do programa de matemática B mas devo ter alguns materiais. Envia me mensagem privada e quando tiver tempo vejo oq tenjo para te enviar.
De qualquer modo, se tiveres dúvidas em relação à matéria tb as podes colocar por pvd :)
Bons estudos!

Bom dia,
Em relação a esta possibilidade, como se procedia depois à inscrição na 1ªfase de candidaturas, sendo que os resultados dos exames de 2ªfase saem no dia 16 de setembro e as candidaturas da 1ªfase só se realizam até ao dia 20 de agosto?
Muito obrigada :)

Bom dia,
Em relação a esta possibilidade, como se procedia depois à inscrição na 1ªfase de candidaturas, sendo que os resultados dos exames de 2ªfase saem no dia 16 de setembro e as candidaturas da 1ªfase só se realizam até ao dia 20 de agosto?
Muito obrigada :)
Olá.
Como foi esclarecido mais abaixo, o exame de Matemática A dá "equivalência" à prova de ingresso de Matemática B, logo não podes usar a nota de Matemática B na 1ª fase de candidaturas.

• Like
Reactions: Anahdudkalsmskw

Como assim? Então se eu realizar o exame de Matemática B na segunda fase e obtiver melhor nota que o de Matemática A, ainda assim, não o posso utilizar na primeira fase de candidaturas?
É que disseram me que podia, mas depois li que não então fiquei confusa!

Desculpa incomodar!

Como assim? Então se eu realizar o exame de Matemática B na segunda fase e obtiver melhor nota que o de Matemática A, ainda assim, não o posso utilizar na primeira fase de candidaturas?
É que disseram me que podia, mas depois li que não então fiquei confusa!

Desculpa incomodar!
Correto, se fizeres matemática A na primeira fase, não podes usar o de matemática B da segunda fase na primeira de candidaturas.

• Like
Reactions: sigis
Correto, se fizeres matemática A na primeira fase, não podes usar o de matemática B da segunda fase na primeira de candidaturas.
Mas como são no mesmo dia e à mesma hora, não era suposto ser permitido? Uma vez que não há como fazer os dois na primeira fase

Mas como são no mesmo dia e à mesma hora, não era suposto ser permitido? Uma vez que não há como fazer os dois na primeira fase
Não é permitido pois o exame de Matemática A serve para todas as provas de ingresso que o exame de Matemática B satisfaz.
O exame de Matemática B realizado na segunda fase é considerado uma melhoria de nota da prova de ingresso "16 Matemática" (e "17 MACS"), pelo que só pode ser usado na 2ª e 3ª fases do CNAES.

É permitido quando se realiza o exame de Matemática B na primeira fase (que acontece com alunos que têm Matemática B no seu plano de estudos) e Matemática A na segunda fase, para cursos que exigem especificamente "19 Matemática A", e não "16 Matemática".

Está tudo explicado no Guia Geral de Exames, páginas 31 a 33. https://www.dges.gov.pt/guias/pdfs/GuiaGeralExames2023.pdf