"Como funciona" a praxe

Esta pergunta pode ser um bocado descabida, mas nunca percebi como funciona a praxe! :p
Alguém disposto a partilhar?

Bem, depende um bocado das várias faculdades mas uma boa parte das que conheço começam a praxe na semana em que os caloiros se vão inscrever às faculdades. Quando os caloiros chegam, são convidados a participar numa série de jogos e atividades de integração (por curso ou não). O que acontece e como a partir daí depende muito das faculdades...

Não tenho a certeza se é isto que queres saber...

Esta pergunta pode ser um bocado descabida, mas nunca percebi como funciona a praxe! :p
Alguém disposto a partilhar?
Depende da faculdade xD
Há umas que são mais há base de praxe suja, o que é nojento e divertido, outras que são mais físicas, outras mais psicológicas... há de tudo!
Há jogos, atividades, sermões, muitos e muitos sermões, há conversas... Há os trajados e depois há os caloiros (há várias designações, dependendo da matricula, e depende da universidade e da faculdade). Os trajados mandam, tu obedeces (mas sempre em mente que se não te sentires confortável com alguma coisa, podes dizer que não), e tens que ter atenção se não há ordens traiçoeiras xD
Numa forma muitoooooooo curta, é basicamente assim xD

Bem, depende um bocado das várias faculdades mas uma boa parte das que conheço começam a praxe na semana em que os caloiros se vão inscrever às faculdades. Quando os caloiros chegam, são convidados a participar numa série de jogos e atividades de integração (por curso ou não). O que acontece e como a partir daí depende muito das faculdades...

Não tenho a certeza se é isto que queres saber...

E depois dessas actividades? O que normalmente há? Aquelas pessoas que dizem "fui 2 dias à praxe", o que significa?

uhm, no dia da matrícula devo levar "roupa má" para vir todo cagado para casa ou posso ir normal?
(isto no minho, mas digam o que sabem da vossa faculdade/curso)

• Like
Reactions: AnaSS
uhm, no dia da matrícula devo levar "roupa má" para vir todo cagado para casa ou posso ir normal?
No Minho não sei, mas na minha não foi preciso, porque só me escreveram na cabeça, mas eu tb fui pouco praxada nesse dia porque sai as 2 e tal das matrículas e não tinha almoçado e eles deixaram me ir depois de falar um pouco comigo. Mas no teu caso, se calhar não tens que levar roupa má, leva algo em que te sintas bem, mas também não leves a tua melhor roupa xD

• Like
Reactions: ar_condicionado
E depois dessas actividades? O que normalmente há? Aquelas pessoas que dizem "fui 2 dias à praxe", o que significa?

Há dias marcados para outras praxes, mas mais pontuais uma vez que há aulas e trabalhos e a Praxe não tem de interferir com isso. Pode significar que apenas foram 2 dias à praxe e não gostaram, pode significar que foram 2 dias e não têm mais oportunidade para tal (acontece muito com quem trabalha, por exemplo), depende!

Eu não levei e não me sujaram. Aliás, sempre que havia a possibilidade de me sujar eles avisavam, para não estragarmos roupa

Eu não levei e não me sujaram. Aliás, sempre que havia a possibilidade de me sujar eles avisavam, para não estragarmos roupa

Então basicamente é:
No dia da matricula talvez por lá te apanhem.
Depois da matricula, quando começam as aulas, o pessoal "marca dias" em que vão para a galhofa. É isso?

Então basicamente é:
Depois da matricula, quando começam as aulas, o pessoal "marca dias" em que vão para a galhofa. É isso?
Sim, basicamente. Sendo que no início, mesmo início há várias faculdades em que a "galhofa" é todos os dias. (mas olha, a minha começou na 2.ª-feira e 4.ª eu já estava a começar a fugir porque não tinha pachorra - na minha faculdade era suposto ser às 8 da manhã... :P)

• Like
Reactions: Cláudia Amorim
Sim, basicamente. Sendo que no início, mesmo início há várias faculdades em que a "galhofa" é todos os dias. (mas olha, a minha começou na 2.ª-feira e 4.ª eu já estava a começar a fugir porque não tinha pachorra - na minha faculdade era suposto ser às 8 da manhã... :p)
Este pessoal não tem vida..

• Like
Reactions: Mariiaaa and a fish
Então basicamente é:

Para que faculdade estas a pensar entrar?
Como já disseram há faculdades em que a praxe é todos os dias, há faculdades em que é todos os dias, mas chega a uma altura e passa a ser só um dia, e há outras em que é só um dia o ano todo. Na minha era só um dia, o que para estudar era altamente xD. Muita gente não se importa de ter praxe todos os dias e até gostam muito :), depende de quem te praxa, como te praxam etc

Para que faculdade estas a pensar entrar?
Como já disseram há faculdades em que a praxe é todos os dias, há faculdades em que é todos os dias, mas chega a uma altura e passa a ser só um dia, e há outras em que é só um dia o ano todo. Na minha era só um dia, o que para estudar era altamente xD. Muita gente não se importa de ter praxe todos os dias e até gostam muito :), depende de quem te praxa, como te praxam etc
Eu entro para o técnico ou FCUL. Duvido que no técnico sejam muito fãs disso

• Like
Reactions: TiagoMartins
Eu entro para o técnico ou FCUL. Duvido que no técnico sejam muito fãs disso
Se tiveres curiosidade lê o código de praxe da FCUL, lá devem explicar como se passa lá a praxe...
Técnico refereste aos CETs e assim? Se for, acho que podes fazer parte da Praxe, mas não há muita gente que o faça (pelo menos no Porto e em Aveiro que são as únicas que tenho conhecimento)

Se tiveres curiosidade lê o código de praxe da FCUL, lá devem explicar como se passa lá a praxe...
Técnico refereste aos CETs e assim? Se for, acho que podes fazer parte da Praxe, mas não há muita gente que o faça (pelo menos no Porto e em Aveiro que são as únicas que tenho conhecimento)
Técnico - Instituto Superior Técnico

Técnico - Instituto Superior Técnico
São licenciaturas, mestrados, etc, ou seja, deverá haver praxe parecida a da FCUL, a diferença pode ser em tradições mas normalmente o código é muito parecido, ou seja se o normal em Lisboa for praxe todos os dias, também deverá ser assim no IST (penso eu)

Então basicamente é:

No dia da matrícula apanharam-me e por lá fiquei. Depois convidam-te a aparecer nos outros dias dessa semana ainda e quem sabe da seguinte uma vez que será a única altura em que tens praxe fora de aulas. E sim, as restantes praxes são marcadas ao longo do ano, normalmente pós-aulas ou, em caso de jantares e etc, à noite. Não sei o que significa para ti "galhofa", mas definitivamente para mim está longe de ser isso que vamos para lá fazer

Este pessoal não tem vida..

Em relação ao "não ter vida", é muito relativo. Se gostares realmente da praxe, não te vai doer levantar da cama para isso, posso garantir! Não é uma questão de não ter vida, é mais de querer aproveitar ao máximo antes das aulas começarem!

No dia da matrícula apanharam-me e por lá fiquei. Depois convidam-te a aparecer nos outros dias dessa semana ainda e quem sabe da seguinte uma vez que será a única altura em que tens praxe fora de aulas. E sim, as restantes praxes são marcadas ao longo do ano, normalmente pós-aulas ou, em caso de jantares e etc, à noite. Não sei o que significa para ti "galhofa", mas definitivamente para mim está longe de ser isso que vamos para lá fazer

Em relação ao "não ter vida", é muito relativo. Se gostares realmente da praxe, não te vai doer levantar da cama para isso, posso garantir! Não é uma questão de não ter vida, é mais de querer aproveitar ao máximo antes das aulas começarem!

E quem praxa e "organiza" esse tipo de coisas?