"Como funciona" a praxe

Beatrizdesousa

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2019
Como ao as praxes na faculdade de arquitetura de lisboa???
Também é no dia de inscrição?
E se fizermos a inscrição online?

_anaritam_

Membro
Matrícula
4 Novembro 2017
Olá!
Como são as praxes na FLUP?

Já ouvi dizer que são muito intensas (sendo todas as semanas) é demasiado rigorosas; mas também já me disseram o oposto 😂

Matrícula
20 Maio 2019
Curso
LH
Ser praxada não está propriamente nos meus planos xdd mas, mesmo que não participe na praxe, posso ser encapada na mesma, certo?

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Ser praxada não está propriamente nos meus planos xdd mas, mesmo que não participe na praxe, posso ser encapada na mesma, certo?
Claro, mesmo não participando nas praxes podes usar o traje académico! O traje é do estudante e não apenas do “praxante” 😉

• Like
Reactions: Bárbara Rangel

M-p

Membro
Matrícula
11 Novembro 2017
Boas, alguém sabe se é permitido o caloiro andar com o cabelo amarrado/preso, com puxinho?

Lazuli

Aspie Lunática
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Andem como quiserem, não sei se algum código proíbe isso mas se sim é só uma regra descabida XD

• Like
Reactions: M-p

DTRBL0

Membro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Boas,

Não sei se estarei no tópico correto, mas queria fazer esta questão:

Acham que é possível conciliar Universidade + Praxe (habitualmente 3 dias/semana, ao final do dia ou noite) com um trabalho a part-time?

Eu já tenho um budget mensal definido, que a meu ver é suficiente, e felizmente não tenho grandes despesas de alojamento/transporte visto que ando maioritariamente a pé e vivo em casa de um familiar.

Estou também à espera dos resultados respectivos à bolsa de estudo, em que poderei ponderar conforme o resultado o aumento deste budget e a minha organização financeira.

Dizem-me que este budget não chegará para ficar descansada durante o mês e que seria melhor arranjar um part-time para ficar mais folgada em relação a dinheiro, no entanto, não queria abdicar da praxe. Tem sido uma experiência incrível, tenho conhecido pessoas bestiais e tenho-me divertido imenso.

Ao que parece temos um nº mínimo de praxes a comparecer e não queria faltar a muitas.

Queria saber a vossa opinião se seria possível e capaz de conciliar estas coisas todas (Universidade + Praxe + Part-time).

O que me poderão dizer sobre esta situação?

Não sei se fui clara o suficiente para me puderem ajudar mas agradecia qualquer uma das vossas opiniões.
Obrigada.

• Like
Reactions: Moonpie

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Boas,

Não sei se estarei no tópico correto, mas queria fazer esta questão:

Acham que é possível conciliar Universidade + Praxe (habitualmente 3 dias/semana, ao final do dia ou noite) com um trabalho a part-time?

Eu já tenho um budget mensal definido, que a meu ver é suficiente, e felizmente não tenho grandes despesas de alojamento/transporte visto que ando maioritariamente a pé e vivo em casa de um familiar.

Estou também à espera dos resultados respectivos à bolsa de estudo, em que poderei ponderar conforme o resultado o aumento deste budget e a minha organização financeira.

Dizem-me que este budget não chegará para ficar descansada durante o mês e que seria melhor arranjar um part-time para ficar mais folgada em relação a dinheiro, no entanto, não queria abdicar da praxe. Tem sido uma experiência incrível, tenho conhecido pessoas bestiais e tenho-me divertido imenso.

Ao que parece temos um nº mínimo de praxes a comparecer e não queria faltar a muitas.

Queria saber a vossa opinião se seria possível e capaz de conciliar estas coisas todas (Universidade + Praxe + Part-time).

O que me poderão dizer sobre esta situação?

Não sei se fui clara o suficiente para me puderem ajudar mas agradecia qualquer uma das vossas opiniões.
Obrigada.
Olá, não sei se serei a pessoa mais indicada para te responder mas vou tentar :D
Pelo que sei o número de praxes depende muito de Faculdade para Faculdade e depende inclusive do curso. Apesar disto, penso que, por norma há mais praxes nos períodos iniciais do 1ª semestre. Digamos que as semanas iniciais onde as aulas ainda não requerem um estudo tão ativo digamos assim. Depois penso que se tratam mais de praxes esporádicas ao longo do semestre que demoram 2, 3 horas no máximo, penso.
Por experiência de ver os meus colegas posso dizer que não é algo que ocupe assim muito tempo. Se estás a gostar e te divertes aconselho vivamente que continues pois até é uma forma de desanuviar da pressão das aulas e de ter de estudar.
Tudo se faz com uma boa gestão de tempo!
Espero ter ajudado :) Qualquer outra dúvida, dispõe !
Desejo-te boa sorte para o curso e para o trabalho.

Joana1998

Membro
Matrícula
17 Junho 2017
Boas o que é preciso saber sobre a latada? Como por exemplo quem faz os fatos, se nós temos de inscrever entre outros.

micaelmls

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2019
Boas,
Tenho 22 anos, estou com intenção de ir à praxe, as aulas começaram apenas nesta semana.
Mas é o seguinte: eu já andava naquela universidade mas num curso pos-laboral, andei 3 anos, e agora decidi mudar para outro curso mas diurno. Na altura não queria saber disso da praxe, trabalhava durante o dia e tinha aulas à noite, não tinha mesmo pachorra para ir, nesses 3 anos o que fazia era aulas e casa.
As coisas para mim funcionam da mesma forma na praxe? posso ir? não é suposto ser apenas para caloiros? Como faço para entrar, dirijo-me a quem para entrar na praxe?
Obrigado!

sam_mukka

Membro Veterano
Matrícula
19 Novembro 2015
Curso
Ciência Política (PP)
Instituição
ISCTE-IUL
Boas o que é preciso saber sobre a latada? Como por exemplo quem faz os fatos, se nós temos de inscrever entre outros.
not really sure, mas tenho quase a certeza que são os padrinhos que se encarregam de tratar das vestes para a latada! Quanto à participação deves ter alguém no teu curso que tenha contacto com os responsáveis!

Boas,
Tenho 22 anos, estou com intenção de ir à praxe, as aulas começaram apenas nesta semana.
Mas é o seguinte: eu já andava naquela universidade mas num curso pos-laboral, andei 3 anos, e agora decidi mudar para outro curso mas diurno. Na altura não queria saber disso da praxe, trabalhava durante o dia e tinha aulas à noite, não tinha mesmo pachorra para ir, nesses 3 anos o que fazia era aulas e casa.
As coisas para mim funcionam da mesma forma na praxe? posso ir? não é suposto ser apenas para caloiros? Como faço para entrar, dirijo-me a quem para entrar na praxe?
Obrigado!
Podes participar na praxe, independentemente se estiveste em outros cursos... és caloiro a partir do momento em que entras numa praxe de um determinado curso! Geralmente nestas alturas da 1ª e 2ª fase há sempre pessoas da comissão a recrutar novos caloiros... o que podes fazer também é perguntares aos teus colegas sobre a praxe, e de certeza que vais encontrar alguém que participe!

• Like
Reactions: micaelmls
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
SóniaAraújo "Como funciona" a praxe, o traje, etc Tradições Académicas 0
G Como funciona o concurso de professores? LLC vs CL Humanidades, Secretariado e Tradução 0
G UA Bolsa para alunos com média superior a 175 - Como funciona? Universidade de Aveiro 7
Leonor Silveira Como funciona a media do 10° ano? Ensino Secundário 4
T Como funciona as médias do 10 e 11 anos Ensino Secundário 1
S Diretor de escola, como funciona? Educação 10
Amanda Chiavazzoli Como funciona o concurso nacional? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Como funciona a equivalencia das disciplinas Ensino Secundário 0
JoaoGraca51 Como é que eu escolho a melhor universidade pública para o curso de Marketing? Ciências Sociais e Serviços 0
Debora_Catarina Como obter o 12 ano com o 9 ano? Ensino Secundário 1
C Como estudar Medicina depois dos 30 Saúde 2
D Como tornar-se Advogado Ciências Sociais e Serviços 3
A Como efetuar registo no site da Aula Digital Ensino Secundário 0
Lizzyzonster Ajuda - como inscrever aos exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Como calcular a média final do 11°? Ensino Secundário 6
D Anular disciplina e ir fazer o exame como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
R UAb Como funcionam as aulas? Universidade Aberta 1
cambalinho Geometria 3D: como rodar 1 ponto em torno de 1 ponto? Ensino Secundário 0
AdriFerreira123 FBAUL Como é que são os estabelecimentos de AM? FBAUL vs ESCS Universidade de Lisboa 0
F Como é que te vês daqui a 5 anos a nível pessoal e profissional? Geral 16
M Exames nacionais como externo - novas medidas Exames Nacionais e Provas de Ingresso 107
C Como é que se calcula Ucas Points, alguém sabe? Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
J Se fizer exame como externo, conta para a minha média interna, tendo em conta que nunca tive a disciplina? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Ângela0104 Como irão funcionar, caso o governo permita, a telescola/aulas online? Ensino Secundário 2
V Como estudar Filosofia? Ensino Secundário 9
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Fazer cadeiras como aluno externo enquanto aluno interno Ensino Superior 1
J Como tirar 19s (curso de ciências e tecnologias) Ensino Secundário 13
joanaoplo Tecnologias - como construir o currículo? Tecnologias 6
A Como candidatar-me estando no exterior Concurso Nacional e Locais - Público 8
O Erros estúpidos e como evitar Ensino Secundário 2
J Número de exames como externo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Como estudar Geografia A do 10°ano? Ensino Secundário 0
Margarida Pereira Fonseca exame de 10/11 de GD, como autoproposta ou como externa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
P Como estudar em Portugal vindo de França? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Margot Como é a realidade do 1º ano em Medicina? Saúde 15
F Como ver a nota dos meus exames no site da DGES? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Marinhaaas Cursos Profissionais - Exame de Português como Prova de Ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Como conseguir uma boa nota no exame de fqa Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
M Como entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 3
J Alguém pode me explicar como é a Formação Modular Certificada (FMC)? Ensino Secundário 0
B Como mudar candidatura à bolsa?? Bolsas e Residências 0
L Como fazer o secundário no menor tempo possível? Ensino Secundário 1
disruptedmind Como foi o vosso 12ºAno? Ensino Secundário 10
L UBI Como chegar à U.Beira Interior? Universidade da Beira Interior 5
S Como estudar para os exames? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
L Como é o email que a dges envia com as colocações. Concurso Nacional e Locais - Público 6
Sofia Mota Rodrigues Como estudar algo que não se gosta ? Ensino Secundário 2
J Como estudar para tirar 18s (área de ciências e tecnologias)? Ensino Secundário 4
disruptedmind Como melhoro a interpretação e escrita de respostas? Ensino Secundário 4