"Como funciona" a praxe

E quem praxa e "organiza" esse tipo de coisas?

Quem organiza são as comissões de praxe, o praxar normalmente são todos os trajados/doutores (depois há hierarquias e privilégios em relação à praxe que podem depender das faculdades)

• Like
Reactions: CURIOUSMED
Sim, basicamente. Sendo que no início, mesmo início há várias faculdades em que a "galhofa" é todos os dias. (mas olha, a minha começou na 2.ª-feira e 4.ª eu já estava a começar a fugir porque não tinha pachorra - na minha faculdade era suposto ser às 8 da manhã... :p)
Em geral, como é a praxe na UC?

Em geral, como é a praxe na UC?
na UC há um código de praxe, que mesmo não sendo cumprido a 100%, previne muitas eventuais situações de abuso. :) (desculpa não dizer mais mas apanhaste-me numa altura de frágil ligação ao mundo das Internetes :p )

na UC há um código de praxe, que mesmo não sendo cumprido a 100%, previne muitas eventuais situações de abuso. :) (desculpa não dizer mais mas apanhaste-me numa altura de frágil ligação ao mundo das Internetes :p )
E começa logo na semana das inscrições?

E começa logo na semana das inscrições?
sim, no fim da tua matrícula presencial, se aceitares levam-te para junto dos colegas do teu curso/faculdade, onde te dirão informações sobre o núcleo de estudantes, festas, etc (o que precisares) e, no fim praxam-te.

E nesse mesmo dia é possível eu arranjar alojamento?
Se as aulas começam na semana a seguir, devo ficar na semana das matriculas para apanhar a praxe?

E nesse mesmo dia é possível eu arranjar alojamento?
Se as aulas começam na semana a seguir, devo ficar na semana das matriculas para apanhar a praxe?
tenta tratar do alojamento o majs rápido possível, porque as melhores casa (relação qualidade/preço) vão primeiro. As matrículas nos últimos anos foram por ordem alfabética - Anas (e acho que Catarinas na terça, mas sem certezas) vão no primeiro dia, Zélias e companhia vão no último. Fora disso às vezes impunham limitações... mesmo que o teu nome seja só para te matriculares na terça, assim que tiveres a certeza de onde estás colocada começa a ver anúncios, telefonar, etc. E visitar casas, quando puderes... (dizem para não assinares contrato sem antes veres a casa!)
A praxe na semana das matrículas é só mesmo na altura da tua matrícula - nao tens de ficar uma semana em Coimbra por isso :P

tenta tratar do alojamento o majs rápido possível, porque as melhores casa (relação qualidade/preço) vão primeiro. As matrículas nos últimos anos foram por ordem alfabética - Anas (e acho que Catarinas na terça, mas sem certezas) vão no primeiro dia, Zélias e companhia vão no último. Fora disso às vezes impunham limitações... mesmo que o teu nome seja só para te matriculares na terça, assim que tiveres a certeza de onde estás colocada começa a ver anúncios, telefonar, etc. E visitar casas, quando puderes... (dizem para não assinares contrato sem antes veres a casa!)
A praxe na semana das matrículas é só mesmo na altura da tua matrícula - nao tens de ficar uma semana em Coimbra por isso :p
Muito obrigada fiquei muito esclarecida :)

Se tiveres curiosidade lê o código de praxe da FCUL, lá devem explicar como se passa lá a praxe...
Técnico refereste aos CETs e assim? Se for, acho que podes fazer parte da Praxe, mas não há muita gente que o faça (pelo menos no Porto e em Aveiro que são as únicas que tenho conhecimento)

Em relação aos CETs estou interessado.
Achas que me podias contar tudo o que sabes por favor? :)

Sendo nós, turmas pequenas (pelo menos foi o que entendi pela lista de colocados que já vi), ficamos integrados com os cursos em regime de Licenciatura que se relacione com o nosso?

E como nós entramos na Praxe? Vão ter conosco, ou somos nós que temos de ir à procura de quem organiza a praxe?

Desculpa, mas precisava mesmo de saber.

Em relação aos CETs estou interessado.
Achas que me podias contar tudo o que sabes por favor? :)

Sendo nós, turmas pequenas (pelo menos foi o que entendi pela lista de colocados que já vi), ficamos integrados com os cursos em regime de Licenciatura que se relacione com o nosso?

E como nós entramos na Praxe? Vão ter conosco, ou somos nós que temos de ir à procura de quem organiza a praxe?

Desculpa, mas precisava mesmo de saber.
Olá, infelizmente não sou a pessoa mais indicada pois estou numa licenciatura e tudo o que sei dos restantes modos de ingresso é porque me contaram, e o que sei é que podes participar na praxe, pelo menos no Porto aceitam, mas honestamente não sei se vão ter contigo, no entanto, no dia das matriculas, ou noutro dia que vejas alguém trajado, tenta-te informar sobre isso, explicando a tua situação. Pelo que me explicaram, acho que ficas integrado no curso/os que mais se relacionam com o teu, exceto se na faculdade em questão a praxe for geral (ou seja todos os cursos são praxados juntamente). Desculpa não te saber dizer nada em concreto, espero ter-te ajudado! (:

Esclareçam-me uma coisa, quem entrar na segunda fase ou até mesmo for para o ano zero não participa nas praxes? É que as datas de inscrição na facul da primeira fase são diferentes da segunda fase

Entrei numa universidade privada de Lisboa, na Egas Moniz. Alguém sabe como são as coisas por lá? thx

Esclareçam-me uma coisa, quem entrar na segunda fase ou até mesmo for para o ano zero não participa nas praxes? É que as datas de inscrição na facul da primeira fase são diferentes da segunda fase
Não interessa se és da 1ª, 2ª ou 3ª fase, podes sempre entrar na praxe xD
Relativamente ao ano zero não sei como funciona, depende de fac para fac. (:

Alguém sabe como é a praxe na FEUP? Com que frequência se vai à praxe?

Até à semana do Arraial de Engenharia (1ª semana de novembro, geralmente), todos os dias. Depois e até ao fim do ano em termos de praxe (a semana da Queima), 1 vez por semana, sendo que por vezes há eventos fora deste "calendário" (quase sempre em noites de quinta-feira)

• Like
Reactions: Gaspar and zhs
Como é que costumam ser as praxes em Aveiro e quanto tempo duram?
Olá (:, as praxes (fainas) em Aveiro são todas as quartas feiras, com exceção de um ou outro curso (vou-te falar no geral, e não especificamente de um curso), existem 2 tipos de praxe, a praxe geral (são 2 por ano, grande aluvião e roncada) com todos os cursos da academia (politécnicos e tudo), e há as praxes de curso. Grande parte das fainas são com jogos e atividades, algumas são sujas, algumas com algumas partes físicas, tudo depende da tua comissão de faina. Há cursos em que há guerra de balões de água, há o splash, entre outras atividades. Existem muito poucas praxes noturnas e grande parte delas acaba cedo. As praxes são de tarde, a hora depende do curso, e são até o sol se pôr (ou seja a hora a que terminam depende muito da altura do ano e da atividade planeada pela tu CF). Espero ter-te esclarecido, pelo menos um pouco .:D

• Like
Reactions: Jessica A.