"Como funciona" a praxe

uhm, no dia da matrícula devo levar "roupa má" para vir todo cagado para casa ou posso ir normal?
(isto no minho, mas digam o que sabem da vossa faculdade/curso)

O ano passado foi o meu primeiro ano na UM e fui praxada. Lá a praxe dura todo o ano letivo. No primeiro dia fizemos atividades mas varia de curso para curso
Não te aconselho a ires bem vestido porque lá convem ires sempre com a roupa que menos gostes pois nem sempre avisam que te vais sujar sendo caloiro eles não te avisam se te sujas ou não. O que eu e o meu bloco fazíamos (é assim que se chama o grupo de caloiros) era levar uma muda de roupa velha e depois mudar no final das aulas para irmos para a praxe, assim caso a praxe fosse suja já tinhamos uma muda de roupa.
Vai depender muito de curso para curso, apesar de ser um só código existem maneiras de praxar diferentes.

• Like
Reactions: ar_condicionado
Esclareçam-me uma coisa, quem entrar na segunda fase ou até mesmo for para o ano zero não participa nas praxes? É que as datas de inscrição na facul da primeira fase são diferentes da segunda fase
Eu não sei como funciona na facul mas no meu caso eu entrei na 2ª fase e não foi por isso que fiquei de fora da praxe. Depende muito mas penso que não.

Vi em alguns sites que os alunos de segunda fase não eram praxados.. Mas no momento de inscrição como é?
Não sei se é assim para todas as instituições, mas na UA, na UP e acredito que na UC e etc também sejas praxada, independentemente de seres da 2ª fase. No momento da inscrição não sei, há 2 opçôes: ou a tua comissão de praxe vai ter com vocês e explica o que se irá passar, ou então, não xD No caso de não irem, provavelmente terão que se informar com os vossos colegas ou com eles noutra altura s:
Desculpa não ser mais específica...

Vi em alguns sites que os alunos de segunda fase não eram praxados.. Mas no momento de inscrição como é?

Tanto na UP como na UC, se quiserem, podem ir à praxe. Basta informarem-se com os colegas que entraram na 1ªfase. No momento da inscrição costuma haver umas brincadeiras,mas costuma ser tranquilo (onde estive foi).

Boa noite, eu vou entrar este ano no Ensino Superior, e tenho várias opções de candidatura em diferentes cidades, mas todas elas são longe de casa. Eu gostaria de experimentar a praxe, mas no dia das matrículas, vou ter de me ir matricular e passar o resto do dia à procura de alojamento, ou seja, não irei poder participar nas praxes nesse dia... Será que isso me vai causar algum problema ou impedimento?

Boa noite, eu vou entrar este ano no Ensino Superior, e tenho várias opções de candidatura em diferentes cidades, mas todas elas são longe de casa. Eu gostaria de experimentar a praxe, mas no dia das matrículas, vou ter de me ir matricular e passar o resto do dia à procura de alojamento, ou seja, não irei poder participar nas praxes nesse dia... Será que isso me vai causar algum problema ou impedimento?

Claro que não, ninguém é obrigado a estar presente a toda a hora

• Like
Reactions: Med10
Análise geral: a praxe não funciona. A praxe vai funcionando. Não há regras: por ser baseada na tradição, os costumes são semelhantes de ano para ano, mas não é um modelo a seguir.

Não, esse dia não é bem praxe, é mais uma apresentação à praxe, se forem ter contigo, explicas a situação e pronto (:

• Like
Reactions: amcda
Olá! Já sei algumas coisas, mas alguém me pode dar pormenores da praxe na faculdade de direito da Universidade nova? Devo ir com roupa má no dia da matrícula?

Análise geral: a praxe não funciona. A praxe vai funcionando. Não há regras: por ser baseada na tradição, os costumes são semelhantes de ano para ano, mas não é um modelo a seguir.
Não há regras????

Tenho uma duvuda: alunos de segunda fase são sujeitos a praxe?
Eu entrei na 2ª fase e fui sujeita a praxe porque quis e porque colegas meus que também eram caloiros me levaram. Não tive ninguém à minha espera para me levar mas os meus colegas de praxe levaram-me e acabei por ficar.
Penso que nas outras universidades é o mesmo apesar de os códigos de praxe serem diferentes nada diz que os da 2ª fase não podem ser praxados.