"Como funciona" a praxe

Pessoal, uma pergunta um pouco estranha talvez xD : Na praxe vai ser pedido muitas vezes para beber bebidas alcoólicas em grande quantidade? É que eu tenho um problema de pele que com o álcool em exagero tende a piorar muito e gostava por isso de saber se vou ter de passar o curso com o look à freddy krueger xD

Não sei como funciona nas outras universidades mas na minha a praxe que envolver drogas e bebidas alcoolicas é proibida e mesmo nos jantares de curso não obrigavam a ninguém beber. Eu tenho uma amiga minha que foi até ao fim da praxe sem beber uma única gota de alcool, nunca a forçaram nos jantares de curso.
Como tens uma doença que se agrava com o alcool só lhes tens de avisar se eles te disserem para beber, primeiro está a saúde e eles têm de respeitar as crenças dos outros.

Em principio vou entrar em Engenharia Mecânica na FEUP. Alguém de lá que me possa dizer como funciona a praxe lá? Quando começa, se temos que faltar às aulas,o que costumam fazer, etc

Mas eu não sou de lá e não vou ficar logo no dia da inscrição, devo ir só no fim-de-semana antes do começo das aulas.Na primeira semana também há, certo?

Claro que sim, não tem mal

Quem quer ser praxado tem de ir obrigatoriamente todas as vezes ou há limites de faltas?

Boas, alguém sabe se por hábito no 1º dia de aulas temos logo praxe? e em termos de roupa, o que se deve levar para o 1º dia?
Até na matricula já se costuma praxar.. Eu acho que deves sempre ir com roupa confortável, mas depende muito do tipo de praxe. Normalmente eles avisam e vendem-se camisolas para a praxe (dependendo da universidade ou do departamento).

Quem quer ser praxado tem de ir obrigatoriamente todas as vezes ou há limites de faltas?
Depende da instituição. No IST por exemplo não és obrigado a ires a todas e não há limites de faltas, vais às que quiseres. Mas convinha seres minimamente consistente, se quiseres fazer parte da praxe tenta ir mais do que duas ou três vezes... mas isso é algo que verás se gostas ou não :) aconselho-te a ires às primeiras, pelo menos, se não gostares não vás mais.

quem nao for praxado nao pode trajar?
Novamente só posso falar pelo IST, mas o traje pode ser usado por qualquer estudante universitário, sendo representativo do mesmo, e aliás não há nada que diga que não podes trajar como caloiro (é um assunto ainda um bocado sensível que está em discussão). Se não fores praxado não podes é praxar, nem farás parte da praxe. Mas nunca vi ninguém que tivesse trajado e não passasse pela praxe. Se te juntares à tuna terás de comprar traje seja em que altura do ano for, caso contrário é costume o caloiro trajar na altura da serenata monumental, mais para o fim do ano.

Boas, alguém sabe se por hábito no 1º dia de aulas temos logo praxe? e em termos de roupa, o que se deve levar para o 1º dia?
Normalmente sim, na primeira ou duas primeiras semanas. Leva roupa que não haja problema de se sujar. Não te preocupes que isso não quer dizer que andes a rebolar em lama (espero eu!), eles avisam só porque o chão pode estar molhado/sujo. Mas, lá está, depende muito da instituição... mas em princípio sai tudo na máquina :p

Olá! Gostava que alguém que esteja numa destas universidades (ISCTE, Faculdade de Ciências de Lisboa) ou que esteve ou que tenha conhecimento, que me diga como são vividas as praxes e o que fazem. Ouvi dizer que a 1ª semana nunca devemos ir. É verdade?

Olá,
Estou na FCUL e o que te posso dizer que é que há quem adore, deteste ou seja simplesmente indiferente! Não tens de experimentar, mas se quiseres ter uma opinião formada vais e ves como é! O melhor daquilo está na surpresa e não saber o que vem a seguir acredita.. Da minha parte se queres experimentar a praxe vai nos primeiros dias sem duvida e se gostares não perdeste nada. Se não gostares, passado uns dias ou semanas voltas e pensas outra vez porque as coisas vão evoluindo com o tempo. Chegas la sem saber o que aquilo é e ao fim do ano trajas por isso muito vai mudando, mas a primeira semana também é fundamental em certos aspetos!

• Like
Reactions: Neves
Boa noite
Tenho algumas dúvidas em relação ás praxes.
Temos de ir à todos os dias? Se não formos ás praxes não podemos escolher madrinha e padrinho?
É importante elegermos um padrinho ou madrinha?

quem nao for praxado nao pode trajar?

Pode e deve se o quiser fazer, eu trajei sem ir a praxe e tive muitos colegas meus que fizeram o mesmo. O traje é universitário e não praxista, no entanto, tem algumas "regras" do traje que deves aplicar e não podes usar traje logo no inicio do primeiro ano, só na noite da serenata e apartir daí já podes usar livremente (julgo eu já nem me recordo). (Pelo menos no Porto)

• Like
Reactions: BioA_UM
Boa noite
Tenho algumas dúvidas em relação ás praxes.
Temos de ir à todos os dias? Se não formos ás praxes não podemos escolher madrinha e padrinho?
É importante elegermos um padrinho ou madrinha?

Ola! Nao tens de ir todos os dias, a tolerancia de faltas varia muito de curso para curso, de universidade para univesridade. Mas e claro que se tiveres boas justificaçoes eles deixam-te faltar agora uma coisa e assim, se aderes aos costumes praxisticos e porque queres fazer parte e fazes gosto em ir e participar junto dos teus colegas. E se o medo for nao ter tempo para estudares, tens tempo, existem cursos que fazem praxes de estudo quando se aproximam os teste e os teu doutores ajudam-te com as tuas duvidas. Se nao ultrapassares o limite de faltas eles nao te "expulsam" da praxe e consequntemente poderas escolher padrinho/madrinha, isto e assim na minha Universidade, e nao se trata de importancia mas sim de que com quem te identificas mais na praxe e/ou personalidade, porque ajudarem-te vao ajudar todos os doutores naquilo que precisares. Mas ha univeersidade que poucos meses depois ja pode escolher o teu padrinho/madrinha e ai vais começar a afeiçoar-te a ele e vai ser ele que vai tentar arranjar resumos para os teus estudos etc etc

Pode e deve se o quiser fazer, eu trajei sem ir a praxe e tive muitos colegas meus que fizeram o mesmo. O traje é universitário e não praxista, no entanto, tem algumas "regras" do traje que deves aplicar e não podes usar traje logo no inicio do primeiro ano, só na noite da serenata e apartir daí já podes usar livremente (julgo eu já nem me recordo). (Pelo menos no Porto)
muito obrigada :))

Ola! Nao tens de ir todos os dias, a tolerancia de faltas varia muito de curso para curso, de universidade para univesridade. Mas e claro que se tiveres boas justificaçoes eles deixam-te faltar agora uma coisa e assim, se aderes aos costumes praxisticos e porque queres fazer parte e fazes gosto em ir e participar junto dos teus colegas. E se o medo for nao ter tempo para estudares, tens tempo, existem cursos que fazem praxes de estudo quando se aproximam os teste e os teu doutores ajudam-te com as tuas duvidas. Se nao ultrapassares o limite de faltas eles nao te "expulsam" da praxe e consequntemente poderas escolher padrinho/madrinha, isto e assim na minha Universidade, e nao se trata de importancia mas sim de que com quem te identificas mais na praxe e/ou personalidade, porque ajudarem-te vao ajudar todos os doutores naquilo que precisares. Mas ha univeersidade que poucos meses depois ja pode escolher o teu padrinho/madrinha e ai vais começar a afeiçoar-te a ele e vai ser ele que vai tentar arranjar resumos para os teus estudos etc etc
Obrigada pela resposta !!!

• Like
Reactions: BioA_UM
Normalmente sim, na primeira ou duas primeiras semanas. Leva roupa que não haja problema de se sujar. Não te preocupes que isso não quer dizer que andes a rebolar em lama (espero eu!), eles avisam só porque o chão pode estar molhado/sujo. Mas, lá está, depende muito da instituição... mas em princípio sai tudo na máquina :p

Espero que a parte da lama seja mesmo hipotética ahah! obrigado!:D

• Like
Reactions: Matilde Ramos