Boa tarde,
Eu frequentei o primeiro ano de LLC na FLUP, mas acabou por não ser o que pretendia. Ao fazer a cadeira de Introdução à Linguística fiquei interessado no tema, daí ter começado a ponderar trocar para Ciências da Linguagem.
A professora de IL sempre nos deu exemplos de estudantes que acabaram por entrar em projetos incriveís envolvendo dicionários online e corretores autográficos, etc., e embora esse seja um percurso aliciante, eu gostava de saber mais propriamente como seria a minha vida no worst case scenario; se mais nada resultasse eu adorava ser professor e nesse âmbito não me importava de ser professor de português a alunos cujo português não é a língua materna, mas eu não sei como funciona esse mundo.
Onde eu quero chegar é: como funciona o concurso a professor em Portugal? E se eu quiser ser professor de PLNM? Tenho opções cá? E se o quisesse exercer no estrangeiro? O que preciso, como funciona, etc.?
Obrigado!
Eu frequentei o primeiro ano de LLC na FLUP, mas acabou por não ser o que pretendia. Ao fazer a cadeira de Introdução à Linguística fiquei interessado no tema, daí ter começado a ponderar trocar para Ciências da Linguagem.
A professora de IL sempre nos deu exemplos de estudantes que acabaram por entrar em projetos incriveís envolvendo dicionários online e corretores autográficos, etc., e embora esse seja um percurso aliciante, eu gostava de saber mais propriamente como seria a minha vida no worst case scenario; se mais nada resultasse eu adorava ser professor e nesse âmbito não me importava de ser professor de português a alunos cujo português não é a língua materna, mas eu não sei como funciona esse mundo.
Onde eu quero chegar é: como funciona o concurso a professor em Portugal? E se eu quiser ser professor de PLNM? Tenho opções cá? E se o quisesse exercer no estrangeiro? O que preciso, como funciona, etc.?
Obrigado!