UPorto Como funciona o congelamento da matrícula na UPorto?

Maria_barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Gostava de saber se é possível congelar a minha matrícula após ter sido aceite na mesma e se sim, como depende das universidades qual o processo na do Porto? Terei de pagar propinas? Por quanto tempo o posso fazer? Tenho de frequentar o curso durante determinado tempo primeiro? Terei direito à bolsa de estudo com a matricula congelada (caso seja necessário pagar propinas na mesma)?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Maria_barbosa
Gostava de saber se é possível congelar a minha matrícula após ter sido aceite na mesma e se sim, como depende das universidades qual o processo na do Porto? Terei de pagar propinas? Por quanto tempo o posso fazer? Tenho de frequentar o curso durante determinado tempo primeiro? Terei direito à bolsa de estudo com a matricula congelada (caso seja necessário pagar propinas na mesma)?
Obrigada
As condições específicas deves ver junto da faculdade em causa. Mas se anulares a matrícula não tens de frequentar o curso, e a partir do momento em que anulares a matrícula deixas de ter direito à bolsa, que poderá pagar qualquer valor que exista de propina. Isso implicará, no entanto, que deixas de ter bolsa de estudos na matrícula seguinte.

Maria_barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Olá @Maria_barbosa

As condições específicas deves ver junto da faculdade em causa. Mas se anulares a matrícula não tens de frequentar o curso, e a partir do momento em que anulares a matrícula deixas de ter direito à bolsa, que poderá pagar qualquer valor que exista de propina. Isso implicará, no entanto, que deixas de ter bolsa de estudos na matrícula seguinte.

Obrigada! Ou seja se me candidatar à bolsa e posteriormente congelar ou anular a minha matricula, perco o direito à bolsa no mesmo ano e no próximo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigada! Ou seja se me candidatar à bolsa e posteriormente congelar ou anular a minha matricula, perco o direito à bolsa no mesmo ano e no próximo?
Se pedires bolsa, e quando anulares a matrícula houver alguma componente de propina para pagar, a bolsa de estudos irá cobrir esse pagamento. No entanto, como não terás aproveitamento associado a essa matrícula, num próximo pedido de bolsa de estudos não terias direito.

A alternativa seria não pedires bolsa e seres tu a assumir os valores de propina que esteja associados até ao momento de anulação da matrícula. Deves ver junto da faculdade em causa quais são esses valores.