Como melhorar a minha média e entrar em Educação Básica

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Boa noite, estou a terminar o 12 ano, e não terei média para entrar em Educação Básica em Aveiro. A minha média é 11.5, e a média para EB na Universidade de Aveiro é ,na primeira fase, 13,30 e depois só sobe nas outras fases do concurso nacional de acesso. Como posso " sair" deste problema?
1º- Já pensei em ingressar em EB em Viseu, mas não quero estar longe da minha família. E o meu objetivo em seguida era pedir transferência para a Universidade de Aveiro.
2º- Já pensei em ficar a melhorar notas, mas como?! Estou prestes a terminar o 12 ano e passo de ano, como posso melhorar a minha média nesta situação? Será que eu pró ano(2021/2022) se ficasse a melhorar a nota dos exames eu conseguia ir para o ensino superior?Ou será que eu posso ficar a repetir o ano, mesmo que transite?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
transferência para a Universidade de Aveiro
Existe, sim, essa possibilidade no final do 1ºano. Tens de ver as condições e critérios de seriação com a instituição (no site, por exemplo). Abriram 4 vagas para este ano letivo neste "concurso".
como posso melhorar a minha média nesta situação?
Melhorando as classificações por exames nacionais/provas de equivalência à frequência. Poderias também tirar outro curso científico-humanístico no ensino recorrente (terias equivalência às comuns), passando a ser a média dos exames de Português, da trienal especifica e de duas bienais à escolha, a tua classificação do secundário.
Ou será que eu posso ficar a repetir o ano, mesmo que transite?
Não podes.
Podes é fazer outras disciplinas do plano de estudo do teu cursos do secundário e, posteriormente, substituíres.

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Olá.

Existe, sim, essa possibilidade no final do 1ºano. Tens de ver as condições e critérios de seriação com a instituição (no site, por exemplo). Abriram 4 vagas para este ano letivo neste "concurso".

Melhorando as classificações por exames nacionais/provas de equivalência à frequência. Poderias também tirar outro curso científico-humanístico no ensino recorrente (terias equivalência às comuns), passando a ser a média dos exames de Português, da trienal especifica e de duas bienais à escolha, a tua classificação do secundário.

Não podes.
Podes é fazer outras disciplinas do plano de estudo do teu cursos do secundário e, posteriormente, substituíres.

Não sei como funciona o ensino recorrente.
Eu penso que seja um curso profissional, não tenho a menor ideia do que é que trata...Podes-me explicar?
Depois, quando disseste que eu podia fazer exames nacionais,
ou seja eu terminava o 12 ano, e depois dava o litro / estudava muito para os exames nacionais( no ano 2021/2022).
Mas a minha dúvida é também para alem das outras, se esses exames nacionais que eu irei fazer em 2021/2022 se contam 100% para depois alterar a minha média/ classificação do secundário?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Não sei como funciona o ensino recorrente.
Eu penso que seja um curso profissional, não tenho a menor ideia do que é que trata...Podes-me explicar?
Não é um curso profissional. É à mesma um curso científico-humanístico, só que a avaliação é por módulos. Cada ano letivo corresponde a três módulos que têm de ser concluídos para se concluir cada ano de cada disciplina. No teu caso, terias de fazer um diferente daquele que vais concluir. Se és, por exemplo, de LH, terias de fazer CT ou Ciências Socioeconómicas ou Artes Visuais.

Mas a minha dúvida é também para alem das outras, se esses exames nacionais que eu irei fazer em 2021/2022 se contam 100% para depois alterar a minha média/ classificação do secundário?
Sim, contam os 100%. As provas de equivalência à frequência também contam 100%, mas só podem ser feitas no ano em que se concluí a disciplina e no seguinte.
isto tudo, acreditando que, nessa altura, as melhorias serão possíveis e não haverá nenhum entrave, como aconteceu o ano letivo passado.

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Então, imagina que as minhas notas são (final 3º período):português -12, historia- 11 psicologia- 13 geografia- 13 ed fisica-12( este período). Eu faria este ano, exames a historia e a português e como resultado obtia 10(nos dois). Para o próximo ano, eu poderia fazer exames novamente a português e a historia, e imagine-mos obtia um 15 nos dois. Eu pegava nessa nota a português e historia e à de psicologia e geografia e subia-me a média, sendo que o resultado final seria :15- pt e hist; geo e psicologia 13. A minha outra duvida é quanto a psicologia e geografia é possível então fazer provas de equivalência a frequência? E quanto ao ensino recorrente, há em todas as escolas? a duraçao é de 3 anos?
Não é um curso profissional. É à mesma um curso científico-humanístico, só que a avaliação é por módulos. Cada ano letivo corresponde a três módulos que têm de ser concluídos para se concluir cada ano de cada disciplina. No teu caso, terias de fazer um diferente daquele que vais concluir. Se és, por exemplo, de LH, terias de fazer CT ou Ciências Socioeconómicas ou Artes Visuais.

Sim, contam os 100%. As provas de equivalência à frequência também contam 100%, mas só podem ser feitas no ano em que se concluí a disciplina e no seguinte.
isto tudo, acreditando que, nessa altura, as melhorias serão possíveis e não haverá nenhum entrave, como aconteceu o ano letivo passado.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Eu pegava nessa nota a português e historia e à de psicologia e geografia e subia-me a média, sendo que o resultado final seria :15- pt e hist; geo e psicologia 13.
Sim, é isso.
A minha outra duvida é quanto a psicologia e geografia é possível então fazer provas de equivalência a frequência?
Sim, ou na segunda fase deste ano letivo, ou nas duas do próximo ano.
A minha outra duvida é quanto a psicologia e geografia é possível então fazer provas de equivalência a frequência? E quanto ao ensino recorrente, há em todas as escolas?
Não, só em algumas escolas. É uma das modalidades geralmente conhecida como "ensino noturno" (pós-laboral), apesar de achar que há, em alguns sítios, durante o dia.
a duraçao é de 3 anos?
Depende também de ti, mas, com as equivalências às comuns, consegues em menos tempo. É uma questão de te informares junto de uma escola com essa oferta.

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Sim, é isso.

Sim, ou na segunda fase deste ano letivo, ou nas duas do próximo ano.

Não, só em algumas escolas. É uma das modalidades geralmente conhecida como "ensino noturno" (pós-laboral), apesar de achar que há, em alguns sítios, durante o dia.

Depende também de ti, mas, com as equivalências às comuns, consegues em menos tempo. É uma questão de te informares junto de uma escola com essa oferta.
Sabes me dizer existe alguma escola em Aveiro com essa finalidade de ensino recorrente? Como posso ver se existe em Aveiro, esse ensino recorrente? Então e só posso fazer os exames nacionais neste ano e no próximo é isso( quanto tiver terminado o 12 ano) ? Depois por exemplo, não poderia concorrer para exames nacionais daqui a 2/3 anos?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sabes me dizer existe alguma escola em Aveiro com essa finalidade de ensino recorrente? Como posso ver se existe em Aveiro, esse ensino recorrente?
É uma questão de pesquisares no Google. Estive a ver e parece que há um portal, mas deu-me erro🤷‍♂️.
Então e só posso fazer os exames nacionais neste ano e no próximo é isso( quanto tiver terminado o 12 ano) ? Depois por exemplo, não poderia concorrer para exames nacionais daqui a 2/3 anos?
Eu referia-me apenas às provas de equivalência à frequência. Para os exames nacionais, continua ser possível fazer melhorias da classificação do secundário exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, só para diploma do secundário (é independente da ficha ENES usada na tua candidatura) é que não.
@Ângela0104 Encontrei, entretanto, uma lista de 2018: https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2018/08/ESR_18-19-_24ago.pdf

Última edição:

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
É uma questão de pesquisares no Google. Estive a ver e parece que há um portal, mas deu-me erro🤷‍♂️.

Eu referia-me apenas às provas de equivalência à frequência. Para os exames nacionais, continua ser possível fazer melhorias da classificação do secundário exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, só para diploma do secundário (é independente da ficha ENES usada na tua candidatura) é que não.
Ok, vou tratar disso. Obrigada!

• Like
Reactions: Edgar H